A Cuca Recomenda: Aristocracia Perdida

A Cuca hoje vem recomendar um conto junto com sua fiel escudeira, a Cuquete Lany (que ultimamente anda lendo mais livros brasucas do que eu!). A autora Fabiana Madruga entrou em contato com a gente para lermos e resenharmos tanto o seu livro O Clube dos Herdeiros, quanto o prólogo do livro, o conto Aristocracia Perdida, que já está disponível para compra em e-book. Confesso que fiquei com um pouco de medo, já que está muito fora da minha zona de conforto (vocês sabem, eu não sou uma pessoa fofa…) Aí eu chamei a Lany para ler e… acabou que eu e a Lany lemos (ou melhor, devoramos) o conto e o livro em pouquíssimos dias! E a gente a-do-rou! Portanto: preparem-se para a primeira resenha surtada (na semana que vem tem a resenha do livro)!

“Antes da Zona Sul do Rio de Janeiro ter como reis os membros do Clube dos Herdeiros, já existia uma outra geração provando que toda monarquia é hereditária. No fim dos anos 80, as moças de família do Colégio Notre Dame e os Bad Boys das rivais GU e GA no Leblon viviam dramas e romances acompanhados de perto por toda a juventude carioca da época. Muito antes de Manuela, Helena e Guilherme nascerem, a chamada Aristocracia Perdida ditava a moda, as regras e o futuro dos que estavam por vir. A moda podia ser muito diferente nos anos 80, e você pode achar extremamente exótico que ninguém tivesse celular, computador ou internet. Mas naquele tempo, Lilian, Alice, Helô e Jacqueline já lidavam com coisas que não mudam nunca: amizades sinceras, traições, paixões arrebatadoras, corações partidos, escolhas erradas e pessoas certas. O que a Aristocracia Perdida tem a ver com O Clube dos Herdeiros? Tudo! Volte ao passado e descubra muito mais sobre o presente e o futuro dos personagens dessa história que, agora sim, vai começar.” Fonte

Bem, eu peguei esse conto para ler a caminho para a praia. Comecei com aquele sentimento de medo, já que, como eu disse, definitivamente não é minha zona de conforto ler um romance que fale sobre um monte de gente rica. Apesar de adorar romance, quando eu me lembro de romances com um monte de gente rica eu já penso em Gossip Girl. E eu gostei tanto dessa série que eu nem terminei de ler todos os livros. Eu geralmente detesto essas coisas, mas lá fui eu ler e… não consegui mais parar! Sério, a escrita da Fabiana é TÃO envolvente que eu devorei o conto. Não sei o que ela faz, mas o texto consegue capturar o leitor logo nas primeiras linhas. Eu também não consigo explicar, mas a Fabiana me prendeu nas primeiras linhas e por causa disso eu li o conto inteiro de uma vez só!

Aristocracia Perdida é um conto pequeno, dividido em capítulos, que fala sobre os pais da atual geração da alta sociedade carioca, como eles são, como se conheceram, quais intrigas os separaram, com quem se casaram, quais foram seus filhos. Acho que o que mais me conquistou no conto é que todos os personagens são muito reais, mesmo descritos em poucas páginas. Você realmente os conhece através das palavras de Fabiana, começa a entendê-los e até mesmo sentir empatia por eles, a despeito de eles serem ricos e fúteis, mas o que mais me conquistou foi que eles são verdadeiros. Ah, e todo mundo tem um podre. Eu adoro podres. Um ponto muito interessante desse conto é realmente esse: mesmo sendo curtinho ele já nos mostra como os personagens serão em O Clube dos Herdeiros. Aqui não existem extremos: não existem personagens completamente bonzinhos nem aqueles personagens “malvadões”. Todos os personagens têm várias nuances e, por mais que você não concorde com as atitudes deles, sempre tem uma explicação. E é por isso que o conto serve perfeitamente como uma introdução, porque o leitor acaba o conto e quer logo pegar o primeiro livro da série.

Apesar disso, não sei dizer se é melhor ler o conto antes ou depois. Eu achei muito bom pra mim lê-lo antes, primeiro porque me impulsionou a ler logo em seguida o livro e segundo porque me introduziu aos personagens e eu já estava meio que familiarizada com o clima quando comecei o livro. Eu ainda não consegui decidir. Ler primeiro é bom porque você começa a entrar na história, mas ler depois é interessante porque você já conhece alguns personagens. De qualquer maneira, é um conto para ser lido, antes ou depois do livro, não importa. Na verdade, leiam antes, o conto já está disponível e vocês precisam se apaixonar pela escrita incrível da Fabiana, assim vocês vão querer ler o livro logo e vão surtar que nem a gente. Resumindo: leiam agora mesmo. O que você ainda está fazendo aqui? Leia logo o conto!

Ficha técnica:

Nome: Aristocracia Perdida
Autora: Fabiana Madruga
Editora: Draco
Páginas: 15
Onde comprar: Amazon (e-book)
Avaliação da Cuca
Avaliação da Cuquete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • 46
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Melissa de Sá disse:

    Ai gente, assim eu fico com o desespero de ler. Confesso que está bem longe da minha zona de conforto também, mas gosto de personagens reais e gente com podres. hehehe Assim que minha vida tensa de dissertação passar, vou ler com certeza. :)

  • Karen disse:

    Ah, Mel, mas é tão pequenininho! Juro que li em uma horinha, uma horinha e meia. Acho que dá pra ler enquanto você faz a tua tese! ;)

  • Dâmaris Carvalho Lima disse:

    Mesmo os personagens sendo bem reais, ainda sim não me animei em ler esse conto… não gostei muito do estilo da história!

  • Jullyane Prado disse:

    Nooossa essa capa é muito DIVA!!!! a história parece ser bacana, apesar de ser sobre ricos e eu sempre fico com o pé atrás, mas esse não parece ser do tipo enfadonho!!! Fiquei mega curiosa, quero ler! beijos!

  • Rita Cruz disse:

    Não tenho preconceito com livros que falem sobre tanta gente rica, haha. Mas não é meu costume.
    Fiquei entusiasmada com o livro após ler essa resenha “surtada”.
    Achei a estória interessante e fiquei curiosa com o livro. (Sim, o livro, não o conto).
    Vou esperar ansiosa pela resenha do livro e por mais detalhes sobre a trama.
    Mas já adianto que fiquei curiosa quanto a obra.
    Adoro quando pego um livro nacional pra ver e me deparo comuma narrativa tão gostosa e envolvente. Faz eu desejar valarizar mais o que tenho aqui dentro.

  • Natasha disse:

    Amei a capa, tbm n terminei gossip girl e sou desconfiada com livros assim, mas a historia do conto parece ser interessante… já q foi uma resenha surtada kkkkk. to curiosa, quero ler!

  • Ycaro Santana disse:

    Achi capa bem mais ou menos, gostei da história ser passada no Rio de Janeiro, e achei o restante bem interessante, o livro daria uma ótima leitura, apesar de não ser meu favorito!

  • A Cuca Recomenda: O Clube dos Herdeiros « Por Essas Páginas disse:

    […] passada eu e a Cuquete resenhamos Aristocracia Perdida, o prólogo desse livro, que conta a história dos pais da geração retratada em O Clube dos […]

  • Resenha de Livro: Aristocracia Perdida | Mundo Mel disse:

    […] sabendo do conto através dessa resenha no blog Por Essas Páginas e pensei: por que não? Parece mesmo bom. Afinal, o conto custa apenas R$1,99 na Amazon. Mas eu […]

  • Quinze autoras nacionais que você precisa conhecer « Por Essas Páginas disse:

    […] estreou no cenário literário em grande estilo. Ela é a autora do conto Aristocracia Perdida (resenha aqui) e do romance O Clube dos Herdeiros (resenha aqui), ambos em processo de edição. Como um dos […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem