A Cuca Recomenda: Contos da Amazon #1


Já fiz três resenhas até agora dos Contos do Dragão desde que comecei essa coluna de contos, mas ainda não tinha feito uma dos Contos da Amazon. Li alguns, sim, mas eles não me animaram a resenhar… Por isso fui protelando, mas agora que a Amazon, junto com a Globo e a Sansung, abriu inscrições para o Concurso Brasil em Prosa, bem, é simplesmente uma ótima oportunidade para falar de contos publicados de maneira independente e que também estão concorrendo no concurso. Como são contos muito, muito pequenos (a regra é até 6.000 caracteres, o que não costuma passar de 10 páginas, talvez menos), acabei lendo 5 contos e vou falar rapidamente deles aqui.

monstro_carro“O monstro no carro conta a história de Pedro, um garoto que se viu preso dentro do seu próprio carro junto de um inseto apavorante por quase uma eternidade que durou menos de meia hora.”

Uma palavra para esse conto: aflição. Passei a leitura inteira com o estômago revirando, espremida no meu cantinho, fazendo caretas enquanto lia. O conto é muitíssimo bem escrito e consegue passar perfeitamente sensações que mexem fisicamente com o leitor – um feito nada fácil -, mas peca nos dois últimos parágrafos finais, quando simplesmente explica coisas demais. O texto flui sempre numa ascendente mas de repente breca e termina sem impacto, sendo que o tempo todo estava me atingindo com força. É calmaria demais após muita emoção.

O e-book foi bem editado, extremamente profissional: a capa é atraente, há uma ficha do dos dados do livro, um sobre da autora, índice, tudo o que se tem direito, o que sempre é um grande diferencial. Já resenhei um romance da Camila B. Monteiro aqui.

Título: O monstro no carro
Autor: Camila B. Monteiro
Editora: Independente
Páginas: 6
Onde baixar: Amazon
Avaliação: 

reminiscencias_queda“O relato desconcertante de uma árvore submetida à pior das degradações. Um conto curto e direto que reflete sobre a natureza humana e o futuro do nosso planeta.
Mamãe costumava dizer que os humanos eram como um câncer, e que nós éramos a cura que eles simplesmente relegavam. Junto com as centenárias, sempre contava histórias terríveis de como a ação do homem era perigosa e deixava marcas dolorosas. Naquela época, tudo parecia apenas fantasia, somente uma história repetida geração após geração. Hoje eu sei que era tudo verdade, e que vivenciar a iniquidade humana no próprio caule é muito mais assustador do que ouvir o relato de acontecimentos passados.

Esse conto foi uma das melhores coisas que li do Samuel Cardeal, o que me deixou muito feliz. A escrita do autor evoluiu – e muito! Um texto maduro, crítico, visceral. Foi além de simples entretenimento e entrou no território sagrado da literatura: o do questionamento. Um golpe no estômago, mas sofreu do mesmo problema que o conto anterior: o final. Explicação demais. Um último parágrafo desnecessário, que o fez perder uma estrela na avaliação; não tivesse esse pequeníssimo “a mais”, seria perfeito. O final, especialmente em um conto, é decisivo.

A edição do e-book é muito profissional: uma capa bem feita, folha de rosto, ficha, link para o trabalho. Isso faz diferença na hora da compra e da leitura.

Título: Reminiscências da Queda
Autor: Samuel Cardeal
Editora: Independente
Páginas: 5
Onde baixar: Amazon
Avaliação: 

esquecida“Um homem é tomado pela culpa após uma noitada fora de casa. Agora, ele terá de se explicar a Cami, sua companheira há dez anos. Mas Cami não é quem parece ser.”

Esse conto me deixou aturdida. Eu o li e quando terminei não sabia o que pensar dele; li-o novamente, e continuei tomada por esse sentimento atordoante. Mas acho que as melhores histórias são assim: causam impacto. É essa a finalidade de um conto e, certamente, esse me causou um choque enorme. O final genial e desconcertante surpreende, mas o texto como um todo me deu um sentimento doce-amargo do qual não consegui me desligar, talvez pelo tema abordado, talvez pela maneira como foi abordado.

A capa ficou incrível, mas senti falta de várias coisas dentro do e-book, como um índice, por exemplo e, especialmente, algo sobre a autora: fiquei sem saber quem ela é, o que já fez, o que deseja fazer, e gostaria de saber mais. Fez falta.

Título: Esquecida
Autor: Susana Yunis
Editora: Independente
Páginas: 5
Onde baixar: Amazon
Avaliação: 

himen“Após uma cirurgia de mudança de sexo, uma modelo transexual decide leiloar sua virgindade e voltar aos holofotes.
Ela só não imaginou que ficaria grávida.
Com o fenômeno divulgado na mídia, explode uma ditadura religiosa que fará de tudo para impedir o nascimento da criança.”

Já tinha lido um conto do autor e por isso tinha altas expectativas, já que o Gabriel Réquiem é brilhante. Juntando isso ao tema, tinha certeza que leria um conto excepcional e, realmente, ele é. O autor construiu um pequeno universo em pouquíssimas palavras, com um tema pertinente e crítico, acompanhado de um final arrasador e brilhante. O que me desagradou, surpreendentemente, foi o miolo do conto: há coisas que li e reli, e simplesmente parecem fazer todo o sentido para o autor, mas ele não conseguiu passar tudo isso para o papel. Ficou faltando alguma coisa. Sabe quando algo é grandioso demais para ser explicado?

Também senti falta de mais coisas no e-book quanto à edição: um sobre do autor (que acabou ficando para a sinopse), índice, ficha etc. A ideia da capa foi ótima, mas os elementos estão deslocados: fonte, ilustração, a combinação de tudo isso não ficou atraente, o que é uma pena, pois um ótimo texto como esse merecia uma ótima capa.

Título: Hímen
Autor: Gabriel Réquiem
Editora: Independente
Páginas: 5
Onde baixar: Amazon
Avaliação: 

condenado“Um garoto de rua caminha entre as faixas, no meio do trânsito caótico de São Paulo. A mulher dentro do carro está com medo e o garoto treme por inteiro. É que assaltos e violência já são rotineiros na metrópole. Preconceito também.”

Esse conto foi tão bom que me arrancou as palavras. Terminei de ler com um sentimento de vazio e impotência, medo e vergonha. O texto toca exatamente na ferida – de um lado, o medo justificado e compreensível de uma sociedade acuada; do outro, também o medo e o desespero daqueles que essa mesma sociedade deveria abraçar, mas a quem nega oportunidades. A troca narrativa entre os dois personagens, a “brincadeira” com seus sentimentos – semelhantes e tão diferentes ao mesmo tempo… é tudo genial. Um conto contemporâneo, extremamente atual e relevante, que precisa ser lido por todos. Um chute forte no estômago, do qual ainda não me recuperei.

Outro conto que merecia uma capa melhor e uma edição mais bem trabalhada: faltaram os mesmos elementos que mencionei em outros contos acima e, depois de ler um conto tão bom, os leitores precisam conhecer mais sobre a autora, procurar outros trabalhos. Ficou devendo, mas é impossível não dar 5 estrelas mesmo assim.

Título: Condenado
Autor: Paola Siviero
Editora: Independente
Páginas: 5
Onde baixar: Amazon
Avaliação: 

Todos os contos valem muitíssimo a pena. Tive muita sorte ao escolhê-los como minhas primeiras leituras. Já vi que a disputa no concurso não vai ser nada fácil; como competir com tamanha qualidade? Sim, também estou competindo com um conto, a gente precisa tentar, certo? ;) Ao mesmo tempo, ler contos tão incríveis me dão uma enorme felicidade: é a literatura nacional crescendo e amadurecendo, tomando seu espaço. Todos esses contos custam apenas R$ 1,99 e podem ser lidos num piscar de olhos, em qualquer dispositivo, até mesmo no celular. Você não passa nem 5 minutos lendo, então mesmo que a leitura em e-book o canse, vai ser impossível que isso aconteça nessas leituras, porque elas são tão rápidas que você vai terminar antes que perceba. Portanto: leiam, ok? ;)

Leia também:

5 motivos para avaliar autores brasileiros na Amazon

O que você está perdendo ao não ler e-books (e porque deve lê-los!)

Fica a dica: Como publicar um e-book na Amazon

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem