A Cuca Recomenda: Contos da Amazon #2

No último Contos da Amazon, falei de 5 contos do Concurso Brasil em Prosa e agora retorno com outros 5, também concorrentes ao concurso. Lembrando que são contos muito, muito pequenos (a regra é até 6.000 caracteres, o que não costuma passar de 10 páginas, talvez menos), textos que você lê em 5, 10 minutos. Falarei rapidamente deles aqui; dessa vez encontrei contos muito bons, e alguns que pecaram pela inexperiência.

noitedecaca“Cai a noite. Sombras se agitam na cidade. As armas estão carregadas. É hora da Caçadora começar mais uma ronda.”

Noite de Caça foi um dos contos mais diferentes que li no concurso até agora; enquanto a maioria dos escritores envereda pelo romance ou  pelo drama, Melissa de Sá trouxe uma fantasia urbana, cheia de ação, em um cenário muitíssimo brasileiro: Belo Horizonte, inclusive abordando uma lenda urbana local.

O conto flui rapidamente, num clima alucinante. Carol é uma caçadora de demônios, uma protagonista que demonstra força em poucas páginas; ela tem uma noite particularmente difícil ao se deparar com O Demônio da Vilarinho, que aterroriza a madrugada da cidade. Há várias referências pop e nacionais, o que completa a ótima ambientação da história; o texto é ágil e conduz muito bem o leitor. A edição é competente e completa. Já resenhei outras obras da Melissa aqui.

Título: Noite de Caça
Autor: Melissa de Sá
Editora: Independente
Páginas: 7
Onde baixar: Amazon
Avaliação: 

possoteamar“Ele estava à procura do amor da sua vida.
Ela tinha perdido a sua alma gêmea.
Uma noite, um pedido.
Poderia ela dar uma nova chance ao amor? Seria capaz de amar?

Esta é uma história de amor e de segundas chances.”

Um conto bonitinho e romântico, fofo, mas que peca por informação demais em um curtíssimo espaço. Muito tempo se passa na história em poucos minutos de leitura, muitas coisas acontecem rápido demais, e não há tempo e desenvolvimento suficientes para o leitor se apegar aos personagens e se comover com a situação. Faltou também impacto; sendo o conto um gênero tão curto, ele precisa gerar alguma emoção no leitor e, nesse caso, pareceu-me que era mera espectadora de um romance muito comum entre duas pessoas. Não houve sentimento, frio na barriga, lágrima. Talvez se fosse mais desenvolvido, com mais espaço, a autora pudesse realmente mostrar a que veio.

A capa está muito bem feita e a edição ficou boa, mas faltou um sobre da autora, para o leitor conhecê-la melhor e procurar outros trabalhos.

Título: Posso te Amar?
Autor: Thaís Turesso
Editora: Independente
Páginas: 8
Onde baixar: Amazon
Avaliação: 

panapanaIntenso. Profundo. Lírico. Trágico.

Um homem com um passatempo: colecionar “borboletas”.
A narrativa da reafirmação de um amor que nasceu da morte.

O quanto segredam de nós, os desejos mais submersos?”

A capa de Panapaná impressiona. A sinopse também. Mas o texto, que prometia tanto, não entrega tudo isso. A ideia era boa – e macabra, do tipo que mais gosto – mas muito mal aproveitada. Na sinopse, o conto se apresenta como lírico, e realmente é, mas a autora abusa do artifício e entrega uma história confusa, um texto truncado e cansativo. Há informações apenas jogadas no meio do conto, muita descrição, uma narração exaustiva. Faltou conexão e desenvolvimento.

Apesar da belíssima capa, faltam muitas informações na edição. Terminei o e-book sem sequer saber quem era a autora. Fez falta também.

Título: Panapaná
Autor: Anne Calanchoe
Editora: Independente
Páginas: 7
Onde baixar: Amazon
Avaliação: 

coraçãodomundo“Uma pequena história, baseada em fatos reais, que tem como objetivo inspirar o leitor a ver que a vida é muito mais do que aquilo que podemos ver. Desafios e riscos existem, mas a mudança é necessária. Somente assim nos sentimos completos de verdade.”

Gostei do tema, foi original. O personagem, sem nome, narra sua angústia interior por não se encaixar em apenas um lugar, mas sim ter seu coração inquieto espalhado pelo mundo. O conto é bem escrito, bem desenvolvido, e o leitor consegue adquirir empatia pelo personagem, até mesmo se colocar em seu lugar. No entanto, peca por muita informação em poucas palavras e fecha redondo demais, o que deixa o final e a experiência geral um pouco mornas.

A edição está muito simples, faltam informações, mas fiquei feliz por ter um pequeníssimo sobre com a indicação do site da autora. A capa é leve, mas poderia ser mais interessante; não achei bacana que o nome da capa é diferente do nome da autora cadastrado na Amazon. A sinopse poderia ser mais bem trabalhada.

Título: Coração do Mundo
Autor: Carina Pilar
Editora: Independente
Páginas: 5
Onde baixar: Amazon
Avaliação: 

tobias‘Para mim, Tobias era a personificação da injustiça.’
Um conto sobre a obcecada busca por identidade. “

Um conto visceral, que definitivamente me impressionou e surpreendeu. Há muito sentimento em cada palavra, a cada vírgula, e o final é um soco no estômago, exatamente do jeito que um conto precisa ser. A narração em primeira pessoa torna tudo ainda mais impactante, tira o fôlego. Definitivamente vou procurar mais sobre autora, o que nos leva à edição…

A capa é incrível, chama atenção, a edição está quase impecável, falta apenas um sobre da autora no final: desse jeito, sem nenhuma informação, como vou persegui-la para ler mais? Mesmo assim, merece as 5 estrelas.

Título: Tobias
Autor: Francine Porfirio
Editora: Independente
Páginas: 5
Onde baixar: Amazon
Avaliação: 

Dessa vez encontrei alguns contos fantásticos e outros que prometiam, mas não foram tão bons assim. Como acontece sempre, especialmente em um concurso, há textos com potencial, mas amadores, que denotam a pressa em publicar. A publicação sempre é louvável, mas precisa de certa paciência, afinal, o que queremos é entregar um texto mais lapidado possível ao leitor. Mesmo assim, fiquei feliz com minhas leituras; lembrando que os contos são baratíssimos e é possível ler em questão de minutos, em qualquer dispositivo, então não dá desculpa para quem “não curte e-book”, certo? ;)

Também estou participando, até o momento, com dois contos, se quiserem conhecer, basta clicar nas capas deles:

ESTRANHOVENTO

Leia também:

5 motivos para avaliar autores brasileiros na Amazon

O que você está perdendo ao não ler e-books (e porque deve lê-los!)

Fica a dica: Como publicar um e-book na Amazon

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Fábrica dos Convites disse:

    Me interessei por Noites de Caça e Posso te Amar? Obrigada pelas dicas.
    Bjs, Rose.

  • Laís Helena disse:

    Baixei vários contos no Brasil em Prosa (entre eles os seus) e também estou participando; li apenas alguns, porém. Também baixei “Tobias”, e se não me engano a Francine Porfirio é dona do blog “My Queen Side”. Espero conseguir ler os seus logo para deixar um feedback!
    Abraços!

  • Shadai disse:

    Excelentes dicas!
    Pena eu estar sem pc em casa para poder baixá-los.
    Você me deixou curioso para saber mais sobre esse “Tobias”.

  • Gustavo disse:

    Adorei as resenhas, pena que alguns contos pecaram, mas todo autor peca algum dia, paciência rs. O que mais me chamou a atençãofoi “noite de caça”, mas nem vou falar que le rei. Porque embora muitos me interessam eu raramente leio contos (um pecado na minha opinião, mas sei la não consigo mudar kkkk :/)

  • Samuel disse:

    Que lindo ver o conto da Francine aí, ela é uma querida e escreve muitíssimo bem.

  • Francine Porfirio disse:

    Ai-meu-Deus!
    Karen-flor, receber a SUA avaliação positiva é um grande presente. Obrigada pelo carinho em prestigiar o meu conto e, sobretudo, por lê-lo de um modo tão sensível. Saber que você, uma autora experiente, deu a Tobias uma chance me faz feliz. A sua perspectiva honesta sobre o conto me emocionou, obrigada.
    Pois é, a inexperiência me impediu de incluir informações minhas, mas fico feliz em saber que despertei o seu interesse. Os demais contos que já escrevi, no entanto, são mais suaves e românticos que esse, pois os submeti a antologias desse gênero. Imagino que não a agradariam como Tobias (rs).

    Obrigada pelo carinho e pela dica!
    Abraço!

  • lorena disse:

    adorei a resenha ela com certeza me fez querer ler o livro!! o que e bem dificil pois gosto de saber muito sobre o que vou ler :]

  • lorena disse:

    ops contos rsrsrs

  • Anne Calanchoe disse:

    Olá, boa noite. Autora do conto “Panapaná” se apresentando. õ/
    Primeiro, obrigada pelo interesse manifestado pelo conto, o que fez com que o lesse criticamente e até mesmo o divulgasse em seu blog. E, agradeço imensamente a leitura crítica e seu feedback acerca do mesmo. Penso que será de grande valia para os próximos e até mesmo a “lapidação” desse.

    Abçs.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem