A Cuca Recomenda: Contos do Dragão #1

Geralmente faço resenhas de contos separadamente, mas no final do ano passado li vários um atrás do outro e, confesso, ia dar muito trabalho fazer uma resenha única para cada um, isso sem contar que às vezes você não tem tanta coisa a dizer sobre assim sobre uma história curta. Às vezes eles exigem apenas um comentário pequeno, que quase não dá para uma resenha, então resolvi abrir duas “colunas” da Cuca: Contos do Dragão, na qual falarei apenas de contos da coleção da Editora Draco, e Contos da Amazon, quando me dedicarei a falar de contos independentes publicados na Amazon. E, é claro, sempre serão obras brasileiríssimas. Então, vamos lá ao Contos do Dragão #1?

“A bióloga Lima C. é convidada para o MCXI congresso de Astrobiologia por seres anônimos e de outras dimensões da existência. O que poderá aprender essa curiosa humana quando se depara com a sua pequenez em relação ao universo?
O conto O Incrível Congresso de Astrobiologia foi lançado inicialmente na coletânea Imaginários volume 4, e agora faz parte de uma série de contos individuais lançados diretamente em e-book: os Contos do Dragão.” Fonte

Cristina Lasaitis foi uma autora que me conquistou imediatamente com um conto publicado na Trasgo #2, para depois se reafirmar no ótimo Sangria. É uma escritora que certamente ainda quero ler um romance; sua escrita ácida, direta ao ponto e extremamente crítica me arranca sorrisos de satisfação. Em O Incrível Congresso de Astrobiologia ela traz novamente essas características, mas dessa vez em uma ficção científica na qual uma humana é convidada para um congresso interplanetário (mas ela não sabe isso de cara, lógico). A narração fica por conta de alienígenas, os quais se dividem entre o desprezo por humanos e a confusão por não compreendê-los, o que dá ao conto um delicioso toque de humor. Vale a pena, mas leia sabendo que é uma daquelas obras que é uma imensa “viagem”.

Título: O Incrível Congresso de Astrobiologia
Autor: Cristina Lasaitis
Editora: Draco
Páginas: 10
Onde comprar: Livraria Cultura / Amazon
Avaliação: 

“André está preso no bizarro mundo chamado Somnum, onde anjos são policiais corruptos, sereias cantam em bares movimentados e a ameaça do derretimento é constante para aqueles que não aceitam um trabalho. A única chance do rapaz é encontrar uma saída, mas o perigoso Granm, do topo de seu vigiado Palacete, não está disposto a deixá-lo escapar com tanta facilidade.” Fonte

Somnum é um conto de fantasia da Roberta Spindler, autora do ótimo Contos de Meigan e do mais recente A Torre Acima do Véu. Como sempre, a autora conseguiu criar um universo fantástico próprio, extremamente rico e criativo, capaz de intrigar e envolver o leitor com facilidade logo no início da história. Essa é certamente uma das habilidades a se destacar da Roberta. Os personagens, porém, não conseguiram me cativar; pareciam moldados em uma única forma, com pouca profundidade. A história caminhou para um desfecho cheio de aventura, mas um tanto quanto previsível.

Título: Somnum
Autor: Roberta Spindler
Editora: Draco
Páginas: 24
Onde comprar: Livraria Cultura / Amazon
Avaliação: 

“Jack e seu irmão encontraram a toca das fadas. Ou é o que Jack acredita. Mas conforme sua obsessão cresce, as coisas deixam de ser divertidas, e as fadas talvez não sejam doces como o mel de que se alimentam.” Fonte

A Toca das Fadas, de Clara Madrigano, foi a minha primeira incursão na obra da autora. Vale lembrar que esse conto está gratuito na Amazon, então é bem fácil baixar e conhecê-lo, e dá para ler, fácil, fácil, em uma sentada de cinco minutos. É uma história que, no início, até parece bonitinha, mas que conforme as páginas vão passando ganha ares sombrios, de uma maneira gradual que pretende ser assustadora. Não conseguiu, ao menos para mim. É promissor, mas ficou faltando alguma coisa para realmente causar aquele frio na espinha, talvez uma revisão mais apurada, já que o conto parece bastante cru. Mesmo assim, despertou minha curiosidade para ler outras obras da autora.

Título: A Toca das Fadas
Autor: Clara Madrigano
Editora: Draco
Páginas: 9
Onde comprar: Livraria Cultura / Amazon
Avaliação: 

O que acharam da nova coluna da Cuca? Também curtem contos? Comentem! 😉

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Janeiro. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

top-comentarista_junho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Gustavo disse:

    Embora os poucos contos que leia sejam sempre em coletâneas em livros físicos acho muito legal esse canto da Cuca, e achei ainda mais legal dividir dessa forma, já que realmente não da para falar muito de contos curtos sem soltar spoiles.
    Quanto aos contos, todos os três me interessaram, acho que especialmente o terceiro rs

  • Carolina disse:

    Oi Karen, tudo bem?
    De todos os contos que você apresentou nesse post, o que me chamou mais a atenção foi o da Roberta Splinder.
    Bjkas

  • Laís Helena disse:

    Dos três contos mencionados, tenho o último, mas ainda não li. Já tinha ouvido falar do livro “A Torre Acima do Véu” de Roberta Splinder, mas li um conto dela na antologia do dia das bruxas do site Nem Um Pouco Épico e não gostei muito da escrita. Mas o primeiro chamou muito a minha atenção.

  • Douglas Fernandes disse:

    Realmente assim ficou legal, acho que melhor pra você, e pra nós leitores tbm nao ficou ruim, os contos sao tao pequenos né, da pra fazer as resenhas de mais de um tranquilo. Eu nao costumo ler contos, e olha que tenho Kindle… hahaha. Gostei desse A toca das fadas, adoro uma historia sombria….

  • Brenda Carolina disse:

    Não gosto muito de contos, mas me interessei bastante em A Toca das Fadas, lerei em breve rs.
    Beijos

  • A Cuca Recomenda: Especial Natalino « Por Essas Páginas disse:

    […] primeira vez que li (e comentei) a autora Clara Madrigano foi no Contos do Dragão #1, no qual fiz resenhas de três contos da Editora Draco publicados em e-book. Depois disso, a […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem