A Cuca Recomenda em Outras Páginas: Revista Trasgo #01 – Piloto
E aí, pessoal?! Que tal uma recomendação quente da Cuca em outras páginas, mas ainda sobre literatura? A revista Trasgo, projeto do editor da revista Rodrigo van Kampen, foi lançada na sexta-feira passada, em versões on-line e em e-book, gratuitamente! Isso mesmo, pessoal, bom conteúdo em literatura fantástica nacional e ainda por cima de graça! ‘Bora lá saber o que vem nessa edição piloto da revista?
“A revista Trasgo é uma revista de ficção científica e fantasia brasileira, editada trimestralmente.
A Trasgo surge no mercado para preencher a lacuna deixada por uma série de revistas de contos que popularam o imaginário da ficção científica brasileira nas décadas de 70 e 80. Se hoje é possível criar uma revista sem os altos custos de impressão e logística, por outro lado é necessário um material de qualidade para se diferenciar no mar de sites e comunidades de contistas.
Esse é o objetivo desta revista. Em vez de concorrer com os fóruns, é um complemento, um espaço com curadoria forte para que os autores brasileiros e portugueses possam atingir um público além. E se a produção nacional de fantasia vem ganhando terreno nestes últimos anos, é hora de mostrar que também a ficção científica tem ótimos autores em língua portuguesa.” Fonte
Segundo o editorial acima, a Trasgo vem para oferecer ao público que curte fantasia e ficção científica uma revista de contos brasileríssimos. A cada edição, novos contos, inclusive enviados pelo público, ou seja, escritores, fiquem de olho e enviem seu material! No entanto, a revista não tem apenas contos, mas também entrevistas e uma galeria incrível de ilustrações.
O conto que abre a revista é Ventania, de Hális Alves. Ele fala sobre um grupo de pessoas em um nordeste distópico que acabam encurraladas em uma torre enorme e sinistra, seu último refúgio contra seres bizarros e perigosos. É quase um Mad Max brasileiro, segundo as palavras do próprio editor. É um conto com bastante descrições e um final de tirar o fôlego.
A seguir, um conto de minha autoria! Azul, um conto de fantasia urbana com elementos de terror. Não vou resenhá-lo, já que é um conto meu, mas posso dizer um pouco sobre a história. Em uma noite tenebrosa, uma jovem esbarra em um ônibus com um homem completamente azul que lhe presenteia com uma maldição. Aos poucos, todo seu mundo se torna dessa cor. Dividida entre o desespero e a consciência, até onde ela poderá chegar para escapar dessa situação apavorante?
O terceiro conto foi o meu preferido da revista. Náufrago, do autor Marcelo Porto. É sobre um historiador que está atravessando o mar em uma balsa, em Salvador, porém algo surpreendente e perigoso acontece, interrompendo a travessia. O conto mistura fantasia histórica e aventura e tem um final incrível e surpreendente. Com certeza vou procurar mais sobre esse autor!
Logo depois vem o conto de Claudia Dugim, Gente é tão bom, um texto delicioso repleto de crítica social, humor negro e sarcasmo. A história fala de uma mulher que não está no seu melhor dia e trabalha em uma fábrica de alimentos de origem animal (sim, parece mesmo a que você está pensando! rs). Porém, coisas estranhas e bizarras acontecem no seu caminho para o trabalho. É um conto que a gente se pega rindo e refletindo ao mesmo tempo.
O conto que fecha a revista é da Melissa de Sá, um texto que tive o prazer de ser a primeira a ler e revisar há algum tempo. A Torre e o Dragão, um conto de fantasia que desconstrói os clichês e a imagem de contos de fadas, ironizando de maneira deliciosa e envolvente o clássico da princesa encerrada em uma torre e o dragão que a guarda. É um conto sensível, trágico e repleto de surpresas.
Em tempo, a revista ainda conta com entrevistas e com a bela galeria do ilustrador Filipe Pagliuso, que também fez a capa da Trasgo. Uma palhinha para vocês do seu trabalho:
Revista recomendadíssima. Se eu fosse vocês, corria lá no site para baixar. É possível ler a revista completa on-line, através do próprio site, ou ainda baixá-la para e-book, em diversos formatos e ler no seu e-reader favorito. Tudo gratuito. Amantes de fantasia e ficção científica não podem perder essa!
Ficha Técnica
Título: Revista Trasgo #01 – Piloto
Editor: Rodrigo van Kampen
Autores: Hális Alves, Karen Alvares, Marcelo Porto, Claudia Dugim e Melissa de Sá
Ilustrador: Filipe Pagliuso
Editora: Independente
Páginas: 100
Onde adquirir: Site da revista
Avaliação:


dezembro 17th, 2013 às 18:07
É uma bela iniciativa para ampliar ainda mais a literatura nacional! Uma ótima oportunidade para autores brasileiros e para mim o/ haha
Beijos :*
isaaragao.blogspot.com.br
dezembro 18th, 2013 às 15:32
É sim, Isa! 🙂 Portanto, leia, espalhe, se tiver algum texto, envie! A revista tá muito bacana mesmo! 🙂
Beijos!
dezembro 19th, 2013 às 7:06
Adorei a recomendação, adorei os temas dos contos.
Mesmo eu só gostando e conseguindo de ler em material físico, vou tentar ler esses no site.
Sucesso para a revista/iniciativa!
dezembro 19th, 2013 às 9:37
Que ótimo que você curtiu, Shadai! Espero que quando leia a revista também goste bastante, ela está mesmo muito bacana! Quem sabe depois dela você não começa a curtir mais ler e-books? 🙂
dezembro 20th, 2013 às 8:45
obaaaaaaa! Depois da Revista Bang, acho que esta será minha favorita no genero
dezembro 21st, 2013 às 13:27
Nossa Karen que legal!! Fiquei super curiosa quanto aos contos, principalmente Ventania e Azul ( que é o seu né?! rs), parece ser muito bom mesmo!! Já vou baixar o meu!! presentão de natal einh?!!!
janeiro 14th, 2014 às 15:56
Fabuloso !!
‘Em nordeste distópico que acabam encurraladas em uma torre enorme e sinistra..’ instigante
janeiro 14th, 2014 às 17:20
Bem interessante e saber q é nacional dá um orgulho
julho 10th, 2014 às 10:00
[…] A revista Trasgo estreou em dezembro do ano passado com a proposta muito interessante de disponibilizar literatura de ficção científica e fantasia nacional, variada e de qualidade, e de maneira acessível. Editada por Rodrigo van Kanpen, a revista já está na sua terceira edição (sim, eu estava um pouco atrasada na leitura), mas agora vim falar das minhas impressões sobre a segunda edição da mesma. Lembrando que vocês podem baixar gratuitamente qualquer uma das edições nesse link e tem resenha da edição piloto aqui. […]
fevereiro 1st, 2015 às 12:00
[…] Jim Anotsu, Melissa de Sá e muitos outros, até eu, Karen Alvares! Aqui no blog temos resenha da primeira e da segunda edição, mas a revista já chegou à quinta edição e segue firme, forte e […]
março 3rd, 2015 às 13:47
[…] Jim Anotsu, Melissa de Sá e muitos outros, até eu, Karen Alvares! Aqui no blog temos resenha da primeira e da segunda edição, mas a revista já chegou à quinta edição e segue firme, forte e […]
PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO