A Cuca Recomenda em Outras Páginas: Revista Trasgo #01 – Piloto


E aí, pessoal?! Que tal uma recomendação quente da Cuca em outras páginas, mas ainda sobre literatura? A revista Trasgo, projeto do editor da revista Rodrigo van Kampen, foi lançada na sexta-feira passada, em versões on-line e em e-bookgratuitamente! Isso mesmo, pessoal, bom conteúdo em literatura fantástica nacional e ainda por cima de graça! ‘Bora lá saber o que vem nessa edição piloto da revista?

“A revista Trasgo é uma revista de ficção científica e fantasia brasileira, editada trimestralmente.

A Trasgo surge no mercado para preencher a lacuna deixada por uma série de revistas de contos que popularam o imaginário da ficção científica brasileira nas décadas de 70 e 80. Se hoje é possível criar uma revista sem os altos custos de impressão e logística, por outro lado é necessário um material de qualidade para se diferenciar no mar de sites e comunidades de contistas.

Esse é o objetivo desta revista. Em vez de concorrer com os fóruns, é um complemento, um espaço com curadoria forte para que os autores brasileiros e portugueses possam atingir um público além. E se a produção nacional de fantasia vem ganhando terreno nestes últimos anos, é hora de mostrar que também a ficção científica tem ótimos autores em língua portuguesa.” Fonte

Segundo o editorial acima, a Trasgo vem para oferecer ao público que curte fantasia e ficção científica uma revista de contos brasileríssimos. A cada edição, novos contos, inclusive enviados pelo público, ou seja, escritores, fiquem de olho e enviem seu material! No entanto, a revista não tem apenas contos, mas também entrevistas e uma galeria incrível de ilustrações.

O conto que abre a revista é Ventania, de Hális Alves. Ele fala sobre um grupo de pessoas em um nordeste distópico que acabam encurraladas em uma torre enorme e sinistra, seu último refúgio contra seres bizarros e perigosos. É quase um Mad Max brasileiro, segundo as palavras do próprio editor. É um conto com bastante descrições e um final de tirar o fôlego.

A seguir, um conto de minha autoria! Azul, um conto de fantasia urbana com elementos de terror. Não vou resenhá-lo, já que é um conto meu, mas posso dizer um pouco sobre a história. Em uma noite tenebrosa, uma jovem esbarra em um ônibus com um homem completamente azul que lhe presenteia com uma maldição. Aos poucos, todo seu mundo se torna dessa cor. Dividida entre o desespero e a consciência, até onde ela poderá chegar para escapar dessa situação apavorante?

O terceiro conto foi o meu preferido da revista. Náufrago, do autor Marcelo Porto. É sobre um historiador que está atravessando o mar em uma balsa, em Salvador, porém algo surpreendente e perigoso acontece, interrompendo a travessia. O conto mistura fantasia histórica e aventura e tem um final incrível e surpreendente. Com certeza vou procurar mais sobre esse autor!

Logo depois vem o conto de Claudia DugimGente é tão bom, um texto delicioso repleto de crítica social, humor negro e sarcasmo. A história fala de uma mulher que não está no seu melhor dia e trabalha em uma fábrica de alimentos de origem animal (sim, parece mesmo a que você está pensando! rs). Porém, coisas estranhas e bizarras acontecem no seu caminho para o trabalho. É um conto que a gente se pega rindo e refletindo ao mesmo tempo.

O conto que fecha a revista é da Melissa de Sá, um texto que tive o prazer de ser a primeira a ler e revisar há algum tempo. A Torre e o Dragãoum conto de fantasia que desconstrói os clichês e a imagem de contos de fadas, ironizando de maneira deliciosa e envolvente o clássico da princesa encerrada em uma torre e o dragão que a guarda. É um conto sensível, trágico e repleto de surpresas.

Em tempo, a revista ainda conta com entrevistas e com a bela galeria do ilustrador Filipe Pagliuso, que também fez a capa da Trasgo. Uma palhinha para vocês do seu trabalho:

Revista recomendadíssima. Se eu fosse vocês, corria lá no site para baixar. É possível ler a revista completa on-line, através do próprio site, ou ainda baixá-la para e-book, em diversos formatos e ler no seu e-reader favorito. Tudo gratuito. Amantes de fantasia e ficção científica não podem perder essa!

Ficha Técnica

Título: Revista Trasgo #01 – Piloto
Editor: Rodrigo van Kampen
Autores: Hális Alves, Karen Alvares, Marcelo Porto, Claudia Dugim e Melissa de Sá
Ilustrador: Filipe Pagliuso
Editora: Independente
Páginas: 100
Onde adquirir: Site da revista
Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem