A Cuca Recomenda: Kamaleon


Pense em um mundo onde as cores mudam o tempo todo: você olha pra uma menininha, num instante ela está rosa, no instante seguinte está azul, amarela, todas as cores, as mais vivas delas! E isso acontece com tudo: casas, árvores, flores, o que você puder imaginar! Pensou? Então você imaginou o mundo de Kamaleon, romance da Camila B. Monteiro. Leve e divertido, você vai ter vontade de sair colorindo seu mundo ao ler esse livro (ou, no mínimo, vai pegar o primeiro livro de colorir que vir pela frente! <3).

“Kamaleon é um reino encantado onde vivem seres chamados Lampys. Toda energia destas criaturas vem das cores e por esse motivo, tudo em Kamaleon parece do avesso aos nossos olhos, mas significa a mais incrível harmonia para eles.
Lilly Prans, que acabou de atingir idade suficiente para se tornar uma Escolhida, trabalhará diretamente com os poderosos Conselheiros Cinza do reino, mas também vai viver a maior aventura de sua vida quando, seu mundo cruza com o de Devox um Lampy banido há várias gerações.
Ser responsável por colorir todo seu reino e ainda por cima entender quem é o temido Devox verdadeiramente é só o começo da era mais famosa da história de Kamaleon.” Fonte

Kamaleon conta a história de Lilly Prans, uma Lampy que estudou por muito tempo para se tornar a próxima Escolhida do reino. Nesse mundo, a um certo intervalo de tempo, é selecionado um novo Lampy que terá a responsabilidade de, com seu poder, colorir toda Kamaleon. Na verdade, todos os Lampys conseguem colorir tanto eles mesmos quanto outros seres e objetos, mas as cores não são permanentes, mudando de maneira constante. Mas o Escolhido é diferente: ele consegue fixar as cores e, por isso, por toda uma era, o reino fica colorido com os tons e dons desse Lampy especial.

20150603_133622

Mas há uma história que os Lampys pouco mencionam, já que os amedronta até hoje: houve um Escolhido, Devox, que foi banido do reino. O motivo? Ele roubou as cores dos Lampys e de Kamaleon, e quase levou à destruição de todo o reino. Mas o que ele tem a ver com nossa Lilly? Bem, o destino dele se cruzou com o dela, e agora, além de lidar com seus novos poderes de escolhida, ela vai ter que lidar com esse vilão e descobrir toda sua história.

Eu não sei vocês, mas essa história tem toda a cara de um conto de fadas, não? E foi isso mesmo que senti durante a leitura: como se estivesse assistindo a uma animação da Disney (sim, eu imaginei tudo como fosse um desenho animado <3). A sensação que o livro passa é aquela nostalgia gostosa dos livros da Coleção Vaga-Lume (se você não conhece essa coleção clássica brasileira, clica aqui antes que a Cuca te pegue!). Kamaleon é aquele tipo de leitura leve, fofinha, com uma moral bonita e divertida, que traz um sentimento quentinho para o coração; se eu tivesse lido esse livro lá na escola, certeza que ia sair pulando abraçada a ele!

20150603_133537

Mas li o livro já adulta, então, sim, encontrei alguns problemas. Há vários erros de revisão, o que me deixa triste, porque o livro se beneficiaria e muito de uma revisão mais apurada; e é importante reconhecer quando um livro tem problemas por conta do revisor, ele deve ser sempre o porto seguro do autor e não pode deixar passar coisas básicas, como erros de digitação e concordância de tempo verbal, por exemplo, coisas que acontecem nessa obra. É o tipo de erro que é obrigação do revisor enxergar; o autor fica viciado no texto ao escrever e essas coisas, infelizmente, muitas vezes passam batido por ele.

Algumas revelações e acontecimentos foram rápidos demais, até corridos; senti que o livro poderia ser maior, com mais espaço para os personagens, as ações e os mistérios serem explorados com mais profundidade. Em alguns momentos o livro me passou um sentimento de pressa, como se a autora estivesse ansiosa para contar sua história. Houve coisas que descobri logo de cara: foram previsíveis para mim, mas talvez não fossem para um jovem mais novinho que se deparasse com o livro, por exemplo. Mas a autora conseguiu me surpreender no final, lá no epílogo, onde teve uma sacada brilhante, que eu adorei – mas não posso contar, spoilers! Ao mesmo tempo, achei essa revelação também corrida demais, entregue de bandeja ao leitor, quando poderia ter sido entregue aos poucos, atiçando a curiosidade.

20150603_133710

Ao mesmo tempo, preciso ressaltar um ponto brilhante da obra: a narrativa. Leve e despretensiosa, ela é feita por um narrador externo, que conversa com o leitor, exprime suas próprias opiniões (muito espirituosas!), o que é um ponto mega positivo no livro. Li em dois dias, mas poderia facilmente tê-lo lido em um só; a leitura é fácil e fluida, quando o leitor se dá conta já está no meio do livro.

A capa é muito bonita e combina bastante com a obra; a edição da Cata-vento é confortável e bem-feita, mas como já disse, senti falta de uma revisão mais apurada. Ah, a autora teve a ideia genial de produzir marcadores para colorir! Recebi alguns e me apaixonei por eles! Já comecei a colorir o meu! <3 Aliás, vou sortear aqui dois marcadores entre os comentaristas da resenha e outros dois lá no Instagram, junto com alguns marcadores dos meus livros, Inverso e Alameda dos Pesadelos, ok? ;) Leiam as regras no final do post para participar!

Resumindo: se você procura uma leitura leve, com um mundo fantástico criativo, leia Kamaleon. Ele vai colorir seu dia!

Ficha Técnica

Título: Kamaleon
Autor: Camila B. Monteiro
Editora: Cata-vento
Páginas: 120
Onde comprar: Site da editoraAmazon
Avaliação: 

Sorteio de marcadores!

IMG_20150603_133432

Que tal concorrer a dois marcadores para colorir de KamaleonÉ fácil! Basta comentar nesse post sobre a resenha e se cadastrar no formulário abaixo. Serão dois marcadores de Kamaleon para um ganhador + um kit de marcadores de Inverso e Alameda dos Pesadelos. Que mais chances? Participe também do outro sorteio no nosso Instagram, mas #corre que os dois sorteios terminam na próxima segunda-feira, dia 08/06! É relâmpago! Participem! Comentem!

a Rafflecopter giveaway

Regras Gerais

– O sorteio começa 03/06/2015 e vai até 08/06/2015, e é válido apenas entre os leitores que comentarem a resenha de Kamaleon, da Camila B. Monteiro no blog Por Essas Páginas;
– O comentário precisa ser pertinente e de acordo com o conteúdo da resenha;
– O envio dos marcadores será realizado via correio pela equipe do Por Essas Páginas em até 30 dias úteis;
– Caso o ganhador não responda ao nosso contato em 48 horas, o sorteio será refeito;
– É preciso ter um endereço de entrega no Brasil;
Não serão aceitos perfis fakes/criados somente para promoções;
Não serão aceitos comentários copiados de outros blogs e/ou resenhas;
– A promoção é válida em todo território nacional, exceto para a equipe do blog Por Essas Páginas.

RESULTADO!

No comentários da resenha: Parabéns, Juliana Salles! Nós já enviamos e-mail para você, por favor, responda com seu endereço em até 48 horas! ;)

No Instagram: Parabéns, @biajoaninha! Nós já enviamos uma mensagem para você, por favor, responda com seu endereço em até 48 horas! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Giovana Oliveira disse:

    Esse é o meu maior medo em relação a livros curtos: as passagens serem um tanto corridas. É uma pena um livro com capa tão maravilhosa pecar na revisão. Este mundo fantástico me pareceu bem incrível, e merecedor de muitas páginas e elas bem revisadas!

  • Ariane Eleuterio disse:

    ADOREI A RESENHA E ADORO LIVROS DESSE TIPO… FIQUEI SUPER CURIOSA PARA LER E É CLARO QUE VOU COLOCAR NA MINHA LISTA DE DESEJADOS, RS QUERO MUITO… AMEI O MARCADOR QUERO GANHAR RS… PARTICIPANDO arieleuterio@hotmail.com

    beijos

  • Gustavo disse:

    Eu estou interessado nesse livro desde que o blog fez a divulgação. A capa desse livro é linda e agora que sei um pouco mais da história, só atiçou minha curiosidade e vontade pela obra.
    Adorei a dedicatória kkk muito bonitinha *-*

  • Douglas Fernandes disse:

    Eu achei a capa linda mesmo!! *-*
    me deixou super curioso pra conhecer essa historia, mesmo ela sendo contada tao rapida assim, ja li livros que eu fiquei imaginando todos os personagens como em desenho e adorei ‘-‘ acho que esse quando for ler vai ser assim tbm…

  • Luana Reis disse:

    Como o livro lembra os da coleção vagalume (que por sinal marcou a minha infância <3) não me interessei muito em lê-lo.A história é muito interessante mas ao mesmo tempo não sei se esse tipo de leitura ainda me prende. Talvez um leitor mais jovem fique bastante interessado já que a premissa é realmente muito legal.

  • Thays Amanda disse:

    Adorei a resenha. Kamaleon me parece uma historia linda e capaz de encantar quem a lê. Muito curiosa por esse livro :)

  • Nivia Fernandes disse:

    Marcadores de colorir. Taí uma diversão danada! *-* E que tem tudo a ver com a proposta do livro.
    Se parece conto de fadas, bom, é disso que a gente precisa em certos momentos, né? Ler uma história que nos encante e nos leve a um mundo diferente. =) Gosto da simbologia que envolve as cores e a resenha fez eu me interessar pela leitura.
    Sobre a revisão, é nessa hora que não me sinto culpada de ser chata com detalhes enquanto reviso. Mas com esse livro, que pela crítica percebe-se que é forte, espero que a autora encontre um bom revisor pelo seu caminho. =)

  • Juliana Salles disse:

    Fiquei querendo comprar para a minha irmã que está aprendendo a gostar de ler ;)

    Parece uma história bem legal para o público juvenil, eu talvez não goste muito…

  • Juliana Salles disse:

    Ai que delícia que ganhei!!

    E-mail respondido! Muitooo obrigada ;)

    Bjos

  • A Cuca Recomenda: Contos da Amazon #1 « Por Essas Páginas disse:

    […] O e-book foi bem editado, extremamente profissional: a capa é atraente, há uma ficha do dos dados do livro, um sobre da autora, índice, tudo o que se tem direito, o que sempre é um grande diferencial. Já resenhei um romance da Camila B. Monteiro aqui. […]

  • A Cuca Recomenda: Contos da Amazon #4 | Por Essas Páginas disse:

    […] Já o segundo conto – Visita Indesejável – é uma ideia genial, que realmente me enganou por um tempo. No entanto, ficou faltando mais desenvolvimento dos  sentimentos dos personagens, o que talvez tenha impactado para mim no sentido de não me assustar tanto quando deveria por eu não ter me envolvido tanto com eles. No todo, o e-book foi tenso e uma boa leitura, que diverte. Camila Monteiro já foi resenhada aqui no blog e é autora de Kamaleon (leia a resenha). […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem