A Cuca Recomenda: Os Haicais do Menino Maluquinho

“O poeta Ziraldo canta em haicais as observações do seu mais famoso personagem, o Menino Maluquinho, sobre a natureza, as relações com a família, com os amigos e consigo mesmo. As ilustrações completam a graça e a poesia da obra, que propõe ao leitor que também faça sua reflexão sobre os temas. O haicai é uma pequena composição poética de origem japonesa, constituída de três versos com cinco, sete e cinco sílabas, tendo como tema as variações da natureza e a sua influência na alma do poeta.” Fonte

Todo mundo conhece o Menino Maluquinho. Atire o primeiro chiclete quem já não colocou uma panela na cabeça (e depois ouviu sermão de mãe!). Quando eu era criança, na minha escola, sempre havia um dia da semana que vários livros eram dispostos sobre uma grande mesa e todos visitávamos a biblioteca. Cada aluno tinha que sair daquela visita com no mínimo um livro emprestado. Várias vezes peguei livros do Ziraldo – do Menino Maluquinho, claro. Às vezes pegava dois.

Mas foi só quando comprei meu Kindle que descobri esse Os Haicais do Menino Maluquinho. Ele está disponível gratuitamente para dowload no site da Amazon e, como estava passeando pela loja, é claro que baixei o livro imediatamente.

Haicais (segundo a Wikipedia) é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas têm trêsDSC02366 linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas), e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas). Eu já tinha ouvido desse tal de haicai em concursos literários, mas nunca fui realmente procurar saber o que era. Li o livro sem saber disso e, bem, foi uma delícia.

O livro é muito curtinho; quando você percebe, ele já acabou (e fica aquele gostinho de “quero mais”). Os haicais vêm acompanhados de ilustrações lindinhas e deliciosas do Maluquinho de acordo com as mensagens. É difícil escolher uma preferida, você acaba adorando todas. No final, você ainda termina de ler um livro refletindo sobre a sua própria vida e, quem sabe, pensando em seus próprios haicais. Leitura que vale muito à pena e, para completar, é de graça! Recomendadíssimo!

Ficha Técnica:

Título: Os Haicais do Menino Maluquinho

Autor: Ziraldo

Editora: Melhoramentos

Páginas: 26

Onde comprar: Baixe gratuitamente na Amazon

Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Aline T.K.M. disse:

    O Menino Maluquinho me traz lembranças tão boas da infância. Acho que foi o primeiro livro que eu quis muito, de verdade, comprar para ter em casa. Li umas trocentas vezes e nunca me cansei da história. Esses haicais parecem ser fofos!

    Bjs
    Livro Lab

  • Lucy disse:

    Eu adoro o Menino Maluquinho, quando vi esse Haicai disponível para Kindle, também aproveitei! Simplesmente amei!
    Bjos

  • Ramon Freitas disse:

    Gostei muito da resenha. Acabei de ler o livro também e fiquei com uma impressão ruim: Ziraldo não usou Haicais. Ou eu não sei contar sílabas ou o livro não podia ter esse nome. Nesse trecho que está mostrado na foto do post, por exemplo, o segundo versos tem oito sílabas.

  • Vania disse:

    Awww Menino Maluquinho. Eu era uma das doidas que colocava a panela na cabeça, mas só quando minha mãe não estava em casa. E passava água depois porque né, ew!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem