A Cuca Recomenda: Sangria

“Dizem que as mulheres são bichos estranhos, pois não é normal uma criatura sangrar todo mês e não morrer. Mas será isso verdade? Sangria é um conto de terror psicológico da elogiada autora Cris Lasaitis sobre um terror permanente na vida das mulheres… todos os meses!” Fonte

Meu primeiro contato com a autora Cristina Lasaitis foi no ótimo conto “O Homem Atômico”, publicado na Revista Trasgo #2. Eu adorei o conto e me apaixonei pela escrita da autora imediatamente, tanto que logo fui procurar mais obras da mesma. Acabei encontrando alguns contos dela publicados na coleção “Contos do Dragão”, da Editora Draco, disponíveis em e-book na Amazon e, portanto, fui logo adquirindo. O primeiro que li foi o surpreendente “Sangria“, que vou comentar por aqui.

De cara, o conto não parece nada demais. Uma mulher narra, em primeira pessoa, o sofrimento e a ironia completa e mensal que é a menstruação – só quem é mulher entende isso. Claro, como membro do sexo feminino, identifiquei-me imediatamente. O texto tem um caráter ligeiramente denso e filosófico, mas jamais cansativo ou pretensioso – e olha que é difícil não enveredar para esse lado perigoso quando se tenta fazer um texto com mais “estilo”.

“Ali no ventre um pedaço seu começa a gritar: é aquele órgão kamikaze, automutilante, ele se contorce, se esfrega, esfacela-se todo por dentro.”

No entanto, após discorrer por um bom tempo sobre a guerra mensal feminina contra o próprio corpo, PÁ, temos uma grande descoberta sobre a protagonista. Uma descoberta, no mínimo, surpreendente. E depois disso há uma enorme reviravolta e um acontecimento chocante. Você se liga imediatamente à personagem, sofre com ela… e lamenta pela droga da ironia que às vezes é a vida. O conto termina com um sentimento amargo, um sarcasmo inteligente, uma ironia devastadora.

É difícil falar dele, porque qualquer coisa parece spoiler, portanto vou encerrar apenas dizendo: leiam e se surpreendam. A narrativa de Cristina Lasaitis é surpreendente e muito, muito inteligente. É uma autora que vou acompanhar de perto, com certeza. Conto recomendadíssimo pela Cuca!

Ficha técnica:

Nome: Sangria
Autor: Cristina Lasaitis
Páginas: 9
Editora: Draco
Onde comprar: Amazon (e-book)
Minha avaliação: 

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Agosto. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Patrini Viero disse:

    Adorei o tema do conto, é tão difícil vermos algo desse gênero, o assunto é praticamente um tabu quando se trata de literatura. Ainda não conhecia a escritora, mas com certeza pretendo ler o conto assim que tiver oportunidade. Obrigada pela indicação!

  • Nathalia Simião disse:

    Nunca vi alguém escrever alguma coisa sobre essa nossa luta mensal. Achei muito interessante, não conhecia a autora ainda mas vou procurar ler esse conto, me chamou muito a atenção.

  • Bianca Remohi disse:

    Nossa o.o , por essa eu não esperava hahaha, eu tava tentando entender pq um livro sobre a menstruação e o que me interessaria, mas com certeza esse mistério todo que você fez me deixou muito curiosa hahaha, gostei!

  • Suelen Mendes disse:

    Tema um tanto diferente!Nunca tinha visto nada sobre esse assunto!kkkkk
    O que me fez interessar foi o que acontece com a personagem,me deixou curiosa kkkk
    Me pareceu bem intenso,e com certeza vou querer ler!

  • Michele Lopez disse:

    Oie…
    Também achei o tema bem intrigante e nunca tinha lido nada do gênero a respeito desse assunto tão polêmico que é nossas visitas mensais rsrsrs
    Ainda não conhecia o trabalho da autora e pretendo ler pelo simples fato dessa obra conter um sarcasmo inteligente e muita ironia. Adoro livros que os contenham.

  • Solange Cristina disse:

    Eita .. já li conto de tudo quanto é tipo, mas nunca um que fala do sofrimento que temos todos os meses por causa desses malditos hormônios !! Nunca li nada dessa autora, assim que der vou atrás desse. Adooro personagens irônicos e fiquei curiosa sobre a descoberta 😀 !!

  • Gustavo disse:

    Embora eu não leia tanto contos eu adoro como algo que tem tão poucas paginas pode conquistar a gente tanto assim kkk eu não sou mulher, nunca passei por isso, mas com certeza me parece um conto interessante para se ler, mesmo eu sendo homem kkk

  • Michely Reis disse:

    Eh para falar a verdade eu não costumo ler muitos contos, prefiro mais os meus livros que tem uma linguagem facil de ler e de entender..principalmente os romance que eu adorooo..mas confesso que lendo aquii me deu uma vontade de ler…fiquei super curiosa por saber o que ela vaii contar … kkkk
    adoreiii o dizer dela sobre a menstruação kkkkk

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem