A Cuca Recomenda: Sete de Paus


Feliz Dia da Independência do Brasil!

Em homenagem a esse dia, estamos participando de um especial que fala tudo sobre nossa cultura: livros, filmes, músicas, séries, enfim, tudo o que há de melhor em território brasileiro! É claro que eu, a Cuca, não poderia ficar fora dessa! Conhecemos o Especial Nacional através do blog Who’s Thanny, e ele foi idealizado pela Flora e Byzinha.

A Lucy já falou nesse post sobre Capitães de Areia, de Jorge Amado, e eu, como não poderia ser diferente, vou falar de um dos livros do meu autor brasileiro favorito na atualidade: Mario Prata!

“Em Sete de Paus, o leitor é conduzido por um enredo à altura dos clássicos do gênero, mas com um ingrediente que faz toda a diferença: seu peculiar humor. A trama tem início quando Hans Schneider, professor da Universidade Federal de Florianópolis, de reputação inabalável, aparece morto com um tiro na testa e com o próprio pênis enfiado na boca. Na virilha, uma carta de baralho: o sete de paus. Durante a investigação, ocorre outro assassinato com as mesmas características, o que leva a polícia a trabalhar com a hipótese de se tratar de um serial killer. Qual o motivo e, principalmente, quem estaria por trás desses crimes era uma pergunta que só o agente federal Ugo Fioravanti Neto e o seu jovem parceiro Darwin Matarazzo poderiam responder. E tinha de ser rápido – antes que o assassino em série fizesse mais uma vítima.” Fonte

Meu primeiro contato com Mario Prata foi exatamente com esse livro. Já falei um pouco dessa experiência no post do Mario do Meu Autor de Cabeceira e quem leu sabe que eu o encontrei em uma palestra, dentro de um cruzeiro, e na época eu jamais tinha lido algo dele, apenas sabia de sua existência e assistido a algumas novelas de sua autoria. Ele foi muito simpático e super atencioso e, após conversar comigo sobre a escrita e meus sonhos, presenteou-me com um exemplar desse livro: Sete de Paus.

Mario Prata é um autor extremamente versátil, porém sua especialidade é o humor. Não importa se está trabalhando em novelas, teatro, crônicas ou livros, o humor está sempre presente. Sete de Paus foi sua iniciação na literatura criminal e posso dizer, com toda a certeza, que foi um ótimo começo.

A história se passa em Florianópolis – que o autor adotou como residência – e portanto traz, além da trama, uma experiência magnífica falando do lugar. Quem conhece Floripa sabe que é um lugar maravilhoso, e aí está uma das coisas que eu mais adoro no Mario (e também aprecio em certos autores nacionais): escrever aqui, no nosso país, onde vivemos. Autor nacional que se preze fala da nossa terra, da nossa gente, da nossa cultura; isso não implica em voltar aos clichês, mesmo que às vezes alguns deles sejam irresistíveis. Implica em contar boas histórias aqui dentro, já que as mesmas podem ocorrer em qualquer lugar. Sem contar que é muito mais fácil falar do que se conhece, e autor nacional conhece melhor o Brasil, ou estou enganada?

Um assassinato incomum acontece em Floripa nesse livro: um professor aparece morto com um tiro na testa e o pênis (sim!) enfiado na boca. A partir daí, o agente Fioravanti e seu parceiro devem resolver o assassinato, antes que seja feita uma nova vítima.  A peculiaridade da trama e o humor presente durante toda a obra é o que diferenciam esse livro; isso já começa no título, uma referência irônica clara ao tema. O leitor se depara com momentos de tensão, porém sempre regados com o bom humor negro, ácido e delicioso característico do autor. Uma leitura fácil e gostosa, que segue rumo ao final rapidamente, enquanto o leitor devora as páginas.

Na época, como leitora iniciante de Mario Prata, eu me deliciei. Para quem já conhece o autor, o prazer é ainda maior. Seja qual for o seu caso, experimente; a única coisa desagradável é imaginar o que acontece com as vítimas do assassino. Mas nós, leitores, somos apenas vítimas do arrebatamento ocasionado pela escrita desse autor.

Ficha Técnica:

Título: Sete de Paus

Autor: Mario Prata

Editora: Planeta

Páginas: 264

Onde comprar: Livraria Cultura

Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem