A Cuca Recomenda: Um Estranho Equinócio

No ano passado, li o ótimo e encantador O Castelo das Águias, da autora Ana Lúcia Merege (conheça mais sobre ela na nossa página de autores parceiros). Esse ano, a Editora Draco já anunciou o lançamento da sequência da série: A Ilha dos Ossos. Mas, entre esses dois livros, há um conto da Ana muito especial que tive a oportunidade de ler recentemente: Um Estranho Equinócio. Para quem ainda não leu o primeiro livro, esse post pode ter alguns spoilers do mesmo, ok? Então adquira logo O Castelo das Águias e depois leia esse conto! ‘Bora lá conhecê-lo?

“Conto de Ana Lúcia Merege que se passa entre o final de O Castelo das Águias e o começo de A Ilha dos Ossos, segundo romance da série. Na véspera do equinócio de outono, Urien, mestre de música do Castelo das Águias, se depara com uma situação perturbadora. Quem desejaria assassinar Kieran de Scyllix em seu próprio casamento?” Fonte

Um Estranho Equinócio tem como plano de fundo um evento que certamente os leitores de O Castelo das Águias vão adorar (eu, pelo menos, fiquei super feliz de ler mais sobre isso): o casamento entre Anna de Bryke e Kieran de Scyllix. Tá certo que eu não gosto muito do Kieran (e não sei o que a Anna viu nele), mas eu acho a Anna uma personagem tão adorável que, ah, não tem como não torcer para ela ser feliz. Mas, o casamento é mais um plano de fundo mesmo para o conto: todo ele é narrado na visão de outro personagem, Urien, mestre de música do Castelo, e devo dizer que ele é um personagem muito divertido e um ótimo narrador.

“Contar histórias não faz parte do meu trabalho aqui, mas bem que poderia. Não sou apenas um músico, ainda que seja o mestre de música da Escola. Teria muito a dizer a esses jovens. No entanto, as narrativas que eles têm de conhecer estão impregnadas de Magia, e depois do que fiz esse se tornou um território proibido para mim. Devo deixá-lo a cargo de Anna e limitar-me às canções.
E nas paredes do Castelo ressoam outras histórias, que eu ouço, mas que não posso contar.”

Urien é um homem solitário, que se sente horrível quando não tem com quem conversar. Além disso, é muito curioso, talvez até um pouquinho bisbilhoteiro, e essas características o tornam um personagem muito divertido. Por todos esses motivos, ele resolve, no dia do casamento de Anna e Kieran, ir até a cozinha, papear. Lá encontra um problema aparentemente inocente: alguém mexeu no pão que o casal dividiria durante a cerimônia de enlace, mais tarde. Isso não seria grande coisa se Urien também não descobrisse que o pão fora envenenado! É a partir daí que o mestre de música começa sua pequena aventura detetivesca atrás da pessoa que estaria tentando destruir aquele casamento… e assassinar o noivo.

“Não que quisesse levar aquilo a ferro e fogo. Mas todo crime tem motivos, e sou um curioso incorrigível.
Eu não descansaria enquanto não soubesse o porquê.”

Ana Lúcia Merege nos conduz em uma pequena aventura leve, fantástica, divertida e com uma pitada irresistível de mistério. O personagem Urien é um narrador delicioso e cativante. O texto flui tranquilamente e, quando o leitor se dá conta, o conto já está no fim e você ainda quer um pouco mais. É um ótimo aperitivo para quem leu e gostou de O Castelo das Águias e está aguardando A Ilha dos Ossos.  E sim, a Cuca Recomenda! 

Detalhe: hoje é aniversário da autora Ana Lúcia Merege! Que tal dar de presente a ela o que mais os escritores amam? Leitores! Conheça e adquira uma de suas obras!

O conto faz parte da coleção Contos do Dragão, que já mencionamos aqui no blog em algumas resenhas. É uma iniciativa muito bacana da Editora Draco, que tem o maior catálogo de contos em e-book do país. Os contos são sempre vendidos a preços módicos, mas de vez em quando há ainda mais descontos (veja alguns e-books em promoção nesse link). Fica a dica!

E abaixo, o trailer dos lançamentos para esse ano em séries da editora. A Ilha dos Ossos está entre eles!

Ficha Técnica

Título: Um Estranho Equinócio
Autor: Ana Lúcia Merege
Editora: Draco
Páginas: 14
Onde comprar: Livraria Cultura (e-book) / Amazon (e-book)
Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem