Blogs de Letras na Bienal do Livro de São Paulo

20140830_180427

Ok, sei que demorei para fazer esse post, mas cheguei! Não poderia deixar de vir aqui dizer como foi o evento do Blogs de Letras na Bienal do Livro de São Paulo no dia 30 de agosto! Como vocês já sabem, fui convidada para fazer parte de uma das mesas de debates, cujo tema era “Blogs Literários e Editoras. Hora de discutir a relação”. Estavam presentes junto comigo o Fabio Mourão, do Dito Pelo Maldito, a Alba Milena, do Psychobooks, o Pedro Almeida, da Faro Editorial e por fim o Sérgio Pavarini, do Pavablog, que mediou o evento.

Cheguei meio tarde na Bienal naquele sábado e infelizmente não consegui assistir ao primeiro bate-papo, que contava com os autores Paula Pimenta, o Raphael Montes e o Toni Brandão. Cheguei um pouquinho antes do meu evento e me esgueirei pela movimentação em torno do Raphael, autor do ótimo (e já resenhado por aqui), Dias Perfeitos. Já a Paula eu só vi de relance (leia resenhas dela aqui), também nem deu tempo de falar com ela, assim como com o Raphael.

Lá dentro encontrei com o pessoal que dividiria a mesa de debates comigo. O Sérgio Pavarini é um querido, já o encontrara na semana anterior, no encontro de blogueiros da Autêntica, mas foi ótimo revê-lo; ele é ainda mais gentil e animado pessoalmente do que nos e-mails, se isso é possível! Obrigada, Sérgio, por me convidar para esse evento incrível.

Em seguida, fui apresentada ao hilário e super gente boa Fabio Mourão, à linda e fofa Alba Milena e ao super gentil Pedro Almeida. Conversamos por um tempo (sobre livros, blogs e editoras, claro!) e logo depois o debate se iniciou.

20140830_184408

Falei por lá um pouquinho sobre o Por Essas Páginas, nossa equipe linda, nosso trabalho, nossos leitores maravilhosos e em como entrei aqui, inicialmente pela coluna A Cuca Recomenda e mais tarde me tornei uma das administradoras. Depois disso, a conversa mudou para algumas perguntas do Sérgio, e falamos sobre as expectativas e a realidade das parcerias com editoras, bem como os pontos positivos e negativos dessa relação. Uma das coisas mais frisadas e que foi consenso geral é o fato de que os blogueiros apreciam o contato humano das editoras. Como pessoas, esperamos um contato pessoal com quem lida com as parcerias. É claro que entendemos que são muitos blogueiros e muitos e-mails a responder, mas é sempre bom o básico dessa interação: conhecermos quem lida conosco (sim, há editoras que não se dão ao trabalho de apresentar o contato e nós nunca sabemos sequer o nome da pessoa com quem nos correspondemos), termos nossos e-mails respondidos com gentileza e cordialidade, atenção às regras das parcerias (há editoras que se esquecem das próprias regras que criaram!) etc. Outra coisa que é bastante pontual e foi lembrada no debate foi que o retorno do trabalho do blogueiro não é apenas “receber livros”, na verdade, isso nem é um retorno de verdade. O importante mesmo é ganhar credibilidade com o trabalho, tanto com os leitores, quanto com as editoras, e esse retorno das editoras é feito com a leitura das resenhas, divulgação das mesmas e até mesmo com trechos destas em livros lançados, geralmente os brasileiros, mas já aconteceu de uma resenha nossa aqui no Por Essas Páginas ser citada em um banner de um livro estrangeiro também. Isso é muito importante e foi frisado o quanto as editoras devem se preocupar com esse fator.

Mas nem tudo é negativo para as editoras, e falamos também do lado ótimo delas, além do lado negro dos blogs. O Pedro Almeida esclareceu muita coisa pra gente com sua enorme experiência em outras editoras e especialmente na Faro Editorial. Ele falou sobre a seleção dos blogs, sobre como lidar com os blogueiros selecionados, procurando dar sempre atenção a eles, e também sobre os deslizes dos blogueiros, que muitas vezes escrevem resenhas sem qualidade ou ainda se preocupam com pontos desnecessários na crítica do livro.

20140830_190820

Também falamos sobre literatura nacional e contei por lá como o Por Essas Páginas está aberto a receber os autores nacionais. Como recebemos muitos e-mails, às vezes demoramos para responder, mas estamos sempre abertos à literatura brasileira. Acabei contando um pouquinho sobre minha própria experiência, como autora com o romance Alameda dos Pesadelos, e como nem sempre os blogs são receptivos para ler livros brasileiros, especialmente de autores iniciantes. Também há o caso de muitas vezes os blogueiros insistirem em ler apenas livros físicos, pensando erroneamente que os autores têm exemplares infinitos disponíveis. Não é bem assim, gente. O autor precisa comprar os exemplares também e gasta, além disso, com as despesas de envio. O e-book é uma alternativa mais fácil e barata para as parcerias.

Enfim, o bate-papo foi delicioso, falamos sobre esse assunto que é o nosso favorito, livros, e ainda conheci muita gente incrível. Aproveitei para deixar exemplares de Alameda dos Pesadelos com os super queridos Alba e Fabio, que foram muito gentis em receber o livro e colocá-lo entre suas enormes listas de leituras (sim, também mencionamos no evento como acabamos não lendo mais por prazer, e sim por obrigação. Essa é a vida de um blogueiro!). Obrigada demais a vocês, Fabio Alba. O Fabio fez um post sobre a Bienal e falou um pouquinho do nosso encontro e Alba fez um vídeo muito bacana falando da Bienal e também do nosso evento:

Infelizmente acabei também não permanecendo para a mesa posterior, por motivos pessoais. A mesa contava com a presença do Vitor Arteiro, do BookstartFelipe Brandão, do Esqueça um livroSérgio Pavarini, do PavablogRosana Hermann. Mas deve ter sido um bate-papo bastante interessante também, tendo em conta o nível do pessoal que estava na mesa!

Quero agradecer imensamente ao Sérgio Pavarini, por me convidar para esse evento, fiquei super honrada com o convite e espero participar de muitos outros! Agradeço também ao Pedro Almeida, Alba Milena, Fabio Mourão e Cassia Carrenho do Publish News, que foi co-organizadora do evento. Por último, obrigada à minha família, meu marido Felipe, meu pai Carlinhos e minha irmã Karla, que estiveram lá presentes assistindo e tirando fotos. Foi incrível! 

bienal_insta

Pedro, Fábio, Karen, Alba e Sérgio

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Setembro. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Suelen Mendes disse:

    Bienal!Que delícia!Ainda mais num encontro assim né.
    Me pareceu bem produtivo o debate,foi bom saber um pouqinho sobre as parcerias.
    Bjus

  • Douglas Fernandes disse:

    Que bacana, queria ter ido a Bienal, mas moro longe tive que acompanhar pelas redes sociais…. hahahahaahaha
    Legal demais juntas os blogueiros com a editora e falar sobre os blogs, parcerias, deve ter sido um bate papo bem agradavel.

  • Patrini Viero Ferreira disse:

    Realmente acho super interessante o espaço que a Bienal deu aos blogueiros, e todas as discussões que ela proporcionou sobre esse espaço. Acho isso muito importante, tanto para quem já é expert na área, e principalmente para nós, que ainda estamos começando!

  • Patrini Viero disse:

    Acho super interessante o espaço que as editoras abrem para os blogueiros, e acredito que a Bienal foi uma grande oportunidade. Com certeza não só quem participa das discussões aprende muito, mas também quem escuta consegue tirar muito proveito de todas essas conversas.

  • Melissa de Sá disse:

    Conversamos bastante sobre isso, né? Então, também acho que não é suficiente simplesmente enviar livros pros blogueiros. Isso é muito fácil. É preciso dar credibilidade às resenhas. Inclusive isso valoriza o trabalho de quem faz resenha a sério, não apenas dos pseudo-blogueiros que escrevem textos falando quem é bonito e gatinho em determinado livro…

  • Michele Lopez disse:

    Oie…
    Achei bem legal o evento e queria muito ter ido na Bienal, mas não foi possível!
    Gostei bastante da abertura do blog para autores nacionais e achei bacana ter sido discutido o retorno que o blog tem! Que não espera só livros e tudo mais!!

  • Bianca Martins disse:

    Mto bacana eles terem dado esse espaço p um debate entre os blogueiros e as editoras! Adorei!
    Qria mto ter ido na bienal mas n deu esse ano..=/
    Quantos mimos q vc ganhou ^^
    Mto legal o encontro de bloguers q vcs fizeram! É sempre bom encontrar as pessoas q fazem as msmas coisas q a gnt. Mto carinho.

  • Divulgação: Blogs de Letras News « Por Essas Páginas disse:

    […] elas a relação entre blogueiro x editoras x leitores. Inclusive, tivemos um mega encontro na Bienal, que foi bem […]

  • Top Dez – Metas para 2015 | Eu, Papel e Palavras disse:

    […] eu já fui a duas bienais com um cracházinho meigo de autora, ambas esse ano: a de São Paulo e a de Minas. Mas não tive aquela participação ativa, assim. Só apresentei meu livro, peguei […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem