Em outras palavras: Resenha: 50 tons do Sr. Darcy

Pois é, minha gente! Nessa semana especial de Orgulho e Preconceito, resolvemos convidar mais uma amiga, a @drika, dessa vez para resenhar mais um  mash up (infame) da obra de Jane Austen e inspirado em 50 tons de cinza. O resultado vocês conferem a seguir com a resenha da nossa amiga.

Mas antes aqui vou eu brincar também com as resenhas da Mi e da Vânia, fazendo um novo mash up com a primeira frase do livro:

“É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro de posse de um belo chicote de equitação deseja um belo par de nádegas para espancar”.

CINQUENTA_TONS_DO_SR_DARCYSinopse: Imagine Elizabeth Bennet e o sr. Fitzwilliam Darcy, protagonistas de Orgulho e preconceito, deixando de lado a moral e o recato e dando vazão a seus desejos mais ocultos de forma mais pervertida que Christian Grey e Anastasia Steele, personagens de Cinquenta tons de cinza. O resultado: Cinquenta tons do sr. Darcy, a incrível e hilária paródia escrita por um famoso inglês sob o pseudônimo de Emma Thomas

 Já aviso que a classificação etária desse livro e, portanto, dessa resenha é de 18 anos!!!

Conheci melhor Jane Austen na época da faculdade e desde então sou apaixonada por suas histórias. Já os livros de E. L. James li por curiosidade, pra saber o motivo de tanto frisson e, não, não gostei… mas isso não vem ao caso nesta resenha.

O que interessa aqui é que a mistura de Austen e James ficou hilária! Achei a paródia excelente, com situações completamente inusitadas e até absurdas envolvendo a Srta. Elizabeth Bennet e o Sr. Darcy.

Pegue uma porção do comportamento exageradamente polido do século XIX e tempere com uma pitada generosa de “perversão” sexual despudorada e o que temos é esta paródia, sem pretensões de ser boa literatura, simplesmente oferecendo muito boas risadas.

Temos, por exemplo, o trecho em que a Srta. Bennet acha que poderia mostrar ao pervertido Sr. Darcy alguns prazeres que superariam aqueles que ele buscava: “Será que poderia salvar aquele homem maravilhoso e sensual dos próprios desejos sombrios? Certamente, se pudesse lhe mostrar (…) como uma partida de gamão poderia se equiparar à excitação de grampos de mamilos e como adornar um chapéu poderia proporcionar tanto prazer aos sentidos quanto a inserção de um plugue anal extragrande — então ele acabaria por renunciar a suas tendências sadomasoquistas para sempre”.

Nem Phil Collins escapa à paródia. Sim, Phil Collins, o cantor (você deve conhecê-lo… dependendo da data do seu nascimento!)

Há também personagens de nomes muito sugestivos, como o Sr. Bigulin, a Sra. Catherine de Bruços, Vagalucy e Curraline, e até um personagem mais “light”, o Sr. Lapptop, o mensageiro que fica num leva-e-traz sem de mensagens entre o Sr. Darcy e a Srta. Bennet (já que na época não havia laptops, e-mails, internet ou Blackberry… os principais meios de comunicação entre Anastasia e Grey.).

E é claro, não podemos esquecer a mãe completamente tarada, desesperada para que as filhas conheçam os prazeres carnais!

E há trechos em que há uma interatividade entre narrador e leitor ou personagem e leitor. Exemplo:“- Era imperativo que chegássemos rápido – respondeu o Sr. Darcy – Os leitores já estão começando a se impacientar. Agora que estamos em Pembaley, podemos começar com as partes realmente cheias de sacanagem.”

E é claro, os dados sobre o autor:

EMMA THOMAS é um codinome. Na verdade, um inglês mundialmente famoso escreveu este livro. Talvez tenha sido o famoso David Beckham, vai ver foi alguém do Palácio de Buckingham ou um dos Rolling Stones (a julgar pelo nível de loucura, deve ser a última opção). Mas pode ter sido qualquer um. Não importa: Alguém fugiu do manicômio e teve a ideia de unir Orgulho e Preconceito e Cinqüenta Tons de Cinza. O resultado é Cinqüenta Tons do Sr. Darcy, uma das histórias mais loucas postas em papel.

Com tudo isso, temos uma leitura divertida, muuuuuito descontraída, hilária, irônica e proibida para menores!

Ficha técnica:
Nome: Cinquenta tons do Sr. Darcy
Autor: Emma Thomas
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 304
Avaliação da @drika:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem