Especial Rick Riordan: Dez motivos para ler seus livros

 

Dando continuidade na Semana Especial Rick Riordan, eu decidi fazer uma lista dos motivos para ler seus livros YA. Espero conseguir convencer os mais relutantes e também motivar aqueles que têm curiosidade, mas ainda não têm certeza se seria uma boa leitura ou não (mas é!).

Eu me inspirei na coluna Top Ten Tuesday, inclusive, teve uma vez que eu fiz justamente uma lista sobre os Dez motivos para ler Percy Jackson!

10. São livros de aventuras com tudo o que se tem direito: Para quem gosta de aventura, já é um bom começo. Perseguições, charadas, lutas… Para quem não curte tanto, é uma chance de sair da zona de conforto, pois é uma leitura rápida, leve e descontraída.

9. Tem elementos certos para um ótimo YA: Adolescentes em fase de descobertas e aprendizado; uma trama com todas as pontas soltas e respostas nos lugares certos e, como não podia deixar de ter, romance, mesmo que leve. Senti mais a pontada do romance na série Os Heróis do Olimpo, mas isso não prejudicou em nada o ritmo da leitura, ou o desenvolvimento da trama. Além disso, existe uma passagem de tempo, todos os livros são interligados entre si, então nós acompanhamos o crescimento dos personagens, chegando quase ao fim da puberdade.

8. Existe diversidade: Uma das características para eu amar os livros do Rick Riordan é que ele sabe tratar de temas delicados e que ainda “incomodam” a turma da “família de bem”. Em suas obras, nós não veremos apenas uma característica dominante em seus personagens (exceto o fato de a maioria ser semi-deus), mas veremos personagens diferentes, desde raça até sexualidade. Aqui não tem espaço para preconceito!

7. A amizade é presente em todas as séries. A amizade, a lealdade e o companheirismo são fatores presentes quando falamos dos livros de Rick Riordan. Em Percy Jackson e os Olimpianos, Percy começa com Grover a Anabeth. No final, ele tem vários companheiros valorosos. Em Os Heróis do Olimpo, temos uma aliança de dois grupos que poderiam ser inimigos, mas o laço de amizade também os uniu. Isso sem falar na série Magnus Chase e As Provações de Apolo (ainda não li As Crônicas dos Krane… argh!) O trabalho em equipe sempre será necessário em suas séries e consequentemente haverá uma amizade a ser formada ali.

6. Personagens marcantes: Personagens únicos e cativantes, cada um com sua história e sua carga emocional. Alguns livros são narrados em primeira pessoa, o que nos dá uma chance de “conversarmos” com o personagem. Já em outros, os livros são em terceira pessoa, mas sempre do ponto de vista de um personagem, nos permitindo saber o que ele está pensando.

5. Mitologia sem segredos. Rick Riordan soube adaptar a mitologia muito bem para o mundo atual, seja a grega, seja a romana ou a nórdica e acredito que também a egípcia (quem leu, me dá uma pista!). E o mais interessante foi como ele consegue mesclar em suas séries as mitologias descritas em suas obras.

percy-jackson-1
 

4. É YA, mas não tem limite de idade Não interessa se você é adulto ou criança, são livros para todas as idades. Mesmo porque, Rick Riordan trata de temas bem complexos de forma mais simples (como deveriam ser tratados, aliás). E acho que isso faz toda a diferença em uma leitura.

capas3. Quando começa, não quer mais parar. Talvez um ou outro livro você possa pensar que o começo é cansativo, mas vai por mim, vale a pena. E espere para dar altas gargalhadas e também prender a respiração nos momentos de tensão!

2. Te livra de uma ressaca literária fácil. Não tem como negar, afinal, como eu disse ali em cima, é uma leitura rápida, leve e descontraída.

1. Você se sentirá mais apto a ler outras séries de aventura ou fantasia.  Isso eu tiro por mim. Percy Jackson ampliou minha visão de leitura, que estava muito centrada em Harry Potter e alguns suspenses policiais, mas o universo literário é bem mais rico do que isso.

Espero que tenham gostado dessa lista e que fiquem motivados a ler!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Michelle disse:

    Olá tudo bem? Eu fiquei até envergonhada quando foi proposto a semana especial porque nunca li absolutamente nada do autor, porém quero mudar isso em breve! Amei seu post e todos os motivos já me convenceram 🙂

  • Juliana Amália Garcez da Silva disse:

    Oi! Tudo bem?

    Eu nunca li, acredita? Que bom que encontrei seu post listando esses motivos! Era o que faltava para me impulsionar a ler. O que mais me chamou a atenção foi a questão da diversidade. Acredito ser super válido e importante.

    Beijos.

  • Larissa Dutra disse:

    Olá, tudo bem? Ai, meu Deus, estou achando que até o final desse teu “especial Rick Riordan” eu vou ser convencida a ler os livros dele, hahaha. Adorei os motivos!!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

  • Bianca Ribeiro disse:

    Eu devo ser uma das poucas pessoas no planeta que nunca leu nada do Rick Riordan! Ultimamente tenho visto muita gente falando dele e acho tudo que um livro antigo ainda tenha tanto poder.
    Um dia ainda quero tentar ler os livros, deve ser uma experiência e tanto! Eu cresci com Harry Potter e até hoje tenho um carinho mega especial pela obra, mesmo que a autora não mereça muita coisa HAHAHAHA
    Adorei o post!!

  • Viviane Almeida disse:

    Olá! Eu lembro que comecei a ler os livros do autor na época da faculdade, eu pegava emprestado na biblioteca, fiz isso apenas no início porque, depois o curso ficou complexo pra caramba e não consegui ler mais nada, além de artigos cientificos e afins.

  • Dayhara Ribeiro Martins disse:

    Olá, que post mais bacana! Confesso que nunca li nada do autor mas como trabalho em livraria, sei bem que ele figura sempre entre a lista dos mais vendidos, adorei acompanhar sua postagem e me deu até vontade de ler também!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem