Off-topic: Livros de colorir Jardim Secreto e Floresta Encantada

JARDIM_SECRETOQuando a Sextante lançou Jardim Secreto, eu meio que imaginei um livro interativo, mas não necessariamente apenas para colorir. Alguns que acompanham o nosso instagram já devem ter visto uma ou outra imagem que eu e a Lany postamos de uma figura que estamos pintando.

A verdade é que Jardim Secreto foi um carro chefe para outros livros de colorir de outras editoras que invadiram o espaço nas livrarias, chegando até mesmo a zerar a produção de lápis de cor da Faber-Castell (marca mais famosa no país)! Mas a verdade também é que isso tem incomodado muitas pessoas.

Pois é, existem haters para tudo, até para livro de colorir. Se você não gosta de colorir, tudo bem, eu tenho para mim que será uma aversão natural, como uma amiga nossa tem, isso desde a infância. Já até vi algumas pessoas fazendo vídeos, tirando sarro de quem faz uns tutoriais bacanas, rabiscando os livros de colorir e talz. Bem, se isso te faz relaxar, então tá bom! rs

FLORESTA_ENCANTADAPara outros, esse lance de colorir é um retrocesso na consciência humana, não relaxa nada e “emburrece” mesmos aqueles que gostam de ler. Então imaginem o que não deve fazer com quem já não tem hábito de leitura? Outros, ainda, preferem um “bom livro”. Ah, bem… Eu também, mas tem dias de bloqueios, tem dias que a leitura pode esperar um pouco… Tem dias e dias. E não é todo o dia que consigo ou que quero colorir, eu também posso pensar em relaxar com um bom aeroboxe ou pilates, ou mesmo a dança. Tenho várias opções e ainda assim, muitas vezes, escolho simplesmente colorir.

Polêmicas à parte, eu acho uma grande bobagem toda essa indignação e mesmo raiva que alguns tem desses livros. Eu sempre gostei de colorir, não sou desenhista nata, então me contento em relaxar – sim, eu consigo relaxar – pintando. Claro que não é como um tratamento, ou remédio, mas ajuda a desestressar e clarear bastante as ideias. Para quem não gosta, realmente é um pé no saco, mas respeitamos o gosto de cada um.

 Eu concordo totalmente com tudo o que  a Lucy disse – na verdade, eu fiquei até surpresa quando descobri toda essa polêmica com os livros de colorir. Quem disse que por causa de um livro de colorir as pessoas vão diminuir as leituras? Eu busco esses livros exatamente para relaxar, para aqueles momentos que eu não quero me preocupar com nada. Ou seja: eu já não iria ler de qualquer forma. E vocês já pensaram em quantas pessoas que às vezes nunca entraram em uma livraria e vão acabar o fazendo para poder comprar um desses livros? E quem sabe ela lá não vai encontrar um outro livro que chame atenção? E, levando aqui bem para o lado administrativo, todos esses livros de colorir estão dando um grande lucro para as editoras (eu nunca me deparei com pilhas tão grandes nas livrarias). Sim, esse dinheiro vai ser utilizado para comprar os direitos autorais daquela série linda do autor internacional que ainda não veio para o Brasil – ou para custear o lançamento do novo livro do seu  autor brasileiro queridinho. Fazendo uma piada bem sem graça, hoje em dia as pessoas estão com uma mentalidade muito preto no branco. Vamos jogar um pouquinho de cor! Se a pessoa gosta de colorir, qual é o problema?

Vamos incentivar as pessoas a fazerem o que gostam! Aliás, o único problema que eu encontrei com essa “moda” do livro de colorir é toda a situação consumista que está rondando por trás. Porque para algumas pessoas, você tem que ter aquele lápis de cor caríssimo, profissional até. E nem me fale no número, você tem que ter no mínimo um milhão de cores diferentes. E tem aquelas canetinhas super caras… Relaxem pessoas! Se você já fez cursos de pinturas, tem tudo isso e quer mostrar as suas habilidades – que lindo! Mas se você, assim como eu, não tem talento nenhum e quer usar os seus lápis de cores daquela marca mais barata da papelaria… Divirta-se também! Não adianta de nada você pegar o livro e ficar mais estressado ainda… 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Suzzy Chiu disse:

    Ahhh..qdo vi o lancamento do Jardim Secreto com a proposta de livros para colorir voltado para adultos, eu simplesmente ameiii a ideia. Eu sempre gostei de colorir, mas nao to falando de vicio, eu gosto e acho legal, pronto!
    Comprei meu livro e tive otimos momentos com ele, ajudei a zerar a produção da Faber, hehe…
    Realmente está um boom de livros para colorir, agora tem de tudo, até livro erotico e do Games Of Trones eu vi anunciando.
    Acho que as pessoas que criticam só estão indo na moda de falar mal, se vc nao gosta de colorir, ok, guarde pra vc, não é preciso ficar anunciando aos 4 cantos.
    Vi mta gente postando as fotos das páginas coloridas e to impressionando, tem mta gente que soube aproveitar bem mesmo e fizeram inclusive desenhos sobre as figuras do livro.
    Eu gostei mto da ideia de livros para colorir para adultos, acho que é um mercado ainda a crescer.
    Bjus

  • Milena Soares disse:

    Eu sempre gostei de desenhar e pintar, quando a Sextante lançou Jardim Secreto fiquei doida pra ter logo o livro, já tenho esses dois e um de outra editora, continuo lendo muito e agora colorindo também, eu vi esses vídeos de gente criticando, fazendo piada, jogando lata de tinta no livro, isso é coisa de gente idiota querendo aparecer.

  • Gustavo disse:

    Nossa, eu não gosto muito desses livros, mas respeito quem goste, agora chegar a ser hater e falar mal de quem gosta e apoia. Gente, as pessoas não tem muita noção, tem tanta coisa melhor no mundo que ficar criticando outras pessoas pelo que elas fazem, ainda mais se o que elas fazem não afetam outras pessoas de modo algum. Tem gente que simplesmente não tem o que fazer.
    Quando bate aquela ressac momentanea que não te da vontade de ler, e dai como você vai cura-la, se é pintando, jogando ou assistindo um filme. Um livro de colorir nunca vai substituir uma leitura, mas pode complementar para espairecer um pouco a cabeça. algumas pessoas tem que criar mais consciência.

  • Marília Sena disse:

    Bem, é aquela coisa: não tenho nada contra quem gosta, mas eu já não tenho muito tempo livre e não o perderia pintando quando poderia estar lendo, ou se como você disse, vier um bloqueio, tenho minhas séries, música, dança, filme, tudo isso é relaxante pra mim! Mas, realmente, tem hater pra tudo – as pessoas simplesmente não aceitam que um livro de colorir pode ter o mesmo efeito que qualquer outro livro em qualquer outra pessoa! Keep calm and go painting!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem