Outras páginas: Turma da Mônica – Laços

Eu sou completamente fascinada pela Turma da Mônica. Recentemente escrevi um post gigante sobre a Mônica, minha queridinha do mês, da vida. Portanto, já era de se esperar que, quando eu visse no Twitter do Maurício a nova Graphic MSP (uma série de graphic novels) da turminha, meu primeiro impulso fosse correr para a banca mais próxima. Tive que esperar até 20 de junho, o lançamento da revista. Porém, assim que comprei meu exemplar, eu o li como se o amanhã não existisse e venho aqui dizer que cada página, cada quadrinho dessa nova visão da turminha, diverte e emociona.

“O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano “infalível”. Em Laços, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi levam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos.” Fonte

A primeira coisa que salta aos nossos olhos é a qualidade da edição; ela é grande e brilhosa, com um papel grosso e de qualidade, também brilhante, nas páginas interiores. A imagem da capa é incrível, mostrando Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali na nova visão desses artistas incríveis, em uma situação de perigo, em cores escuras. Isso já denuncia como será o tom da historinha que, apesar disso, não perde o bom humor e as características das histórias originais da Turma da Mônica.

Logo de cara eu já quase chorei com a introdução do Maurício. Ele fala como conheceu Vitor e Lu Cafaggi, fala um pouco sobre eles e sobre as Graphic MSPs, sobre Laços e finaliza seu texto com uma frase linda que arrebata os fãs da turminha.

Enfim, você constatará que, nessa Turminha, os laços são (muito) mais fortes do que os nós.

E então começa a história. As primeiras cenas são as lembranças de como Cebolinha ganhou o Floquinho dos seus pais. Aliás, há muitas lembranças nessa edição e eu fiquei simplesmente encantada com os traços infantis criados pela Lu Cafaggi. Como vocês puderam ler na sinopse, Floquinho desapareceu. Encorajado pelos amigos, Cebolinha bola um dos seus “Planos Infalíveis” para resgatar seu cachorrinho. Mônica, Cascão e Magali acompanham-no sem hesitar, dispostos a ajudar o amigo de qualquer maneira, envolvendo-se em uma grande aventura.

monica_lacos1

Uma das coisas que eu mais gostei nessa edição é que ela não tem nada de sobrenatural, de mágico ou de excepcional. O enredo é simples e, por isso mesmo, ainda mais incrível, porque nos remete àquelas historinhas tão queridas dos quadrinhos da turma. Eu sempre preferi as histórias simples, aquelas que se tratam do dia-a-dia da turma, as que acontecem no bairro; são essas as histórias que eu sempre mais me identifiquei e com Laços não foi diferente.

Todos os traços dos nossos queridos personagens estão lá. O Cebolinha fala elado, é inteligente e arteiro. A Mônica é a garota mais forte do bairro (e do mundo!), enfezada e decidida. O Cascão tem medo de água e atrapalha todos os planos. A Magali é comilona e delicada. E a amizade da turma continua mais forte do que nunca. Há todos os elementos criados por Maurício, mas há também a assinatura de Vitor e Lu, que ficou incrível. Eles aliaram a essência maravilhosa da turminha à suas ideias fantásticas, presenteando-nos com esses quadrinhos sensíveis, nostálgicos e especiais.

Há a aparição de outros personagens da turma, mas o foco está mesmo nos nossos quatro amigos principais. Os novos traços são lindos e muito bem trabalhados, percebe-se o quanto de trabalho e capricho os artistas tiveram. Gostei muito do fato de que a Mônica é realmente gordinha, mas olha, gente, o Cebolinha também é bem cheinho. Achei isso muito, muito legal! Nas lembranças deles pequenininhos, a coisa toda fica ainda mais encantadora. O cabelo do Cascão pequenino é simplesmente adorável! Até a bolinha de pelos que é Floquinho filhote me deu ataques de fofura.

monica_lacos2

Mesmo com todos esses traços delicados, há momentos de tensão e aventura, e os artistas trabalham muito com as cores. Gostei muito de ver a turminha em cores mais escuras, em cenários noturnos, com toda uma atmosfera de medo e tensão no plano de fundo. Simplesmente genial. Ler esses quadrinhos foi delicioso.

Como disse o Maurício, há muito mais laços que nós, e realmente a palavra laços aparece durante toda a história de maneiras mônica_laçosdiferentes, cada uma mais significativa e tocante que a outra. No final há várias fotos, como um álbum de fotografias, com todos da turminha. É de arrancar lágrimas. Quanto à história, não vou contar como termina, claro, mas só posso adiantar que é incrível e muito emocionante.

No final da revista ainda há uma parte dedicada ao processo de criação de Laços, o que foi muito interessante de acompanhar. Há também páginas dedicadas à história do Cebolinha, Floquinho, Mônica, Cascão e Magali nos quadrinhos da Turma; eles foram criados na ordem mencionada de nomes e, na revista, há um pouco sobre a história de cada um deles e a tirinha de estréia deles. Fantástico.

Por último, um pouco sobre os artistas Vitor e Lu Cafaggi. Gostei muito que as fotos escolhidas dos dois foram de criança. Totalmente adequado já que, como diz o Maurício, é um verdadeiro talento enxergar o mundo com os olhos de uma criança.

Abaixo um vídeo muito legal sobre a edição, com a participação dos artistas e do Maurício.

Ficha Técnica

Título: Graphic MSP Turma da Mônica – Laços
Autor: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Editora: Panini
Páginas: 80
Onde comprar: Na banca mais próxima / Livraria Cultura
Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem