Por essas telas: Carmen Sandiego

Olá!

A última série que eu finalizei foi Carmen Sandiego, que está no ar na Netflix! Quando eu era criança, tinha uma série que passava na TV CRUJ (mas tinha passado antes na Globo, viu? rs) de mesmo nome, então eu corri pra ver e acompanhei as quatro temporadas!

Claro que existem diferenças entre as duas, principalmente no design atual e na história de Carmen Sandiego.

Em primeiro lugar, Carmen Sandiego surgiu dos games e é, até onde sei, a ladra mais famosa de games. Carmen Sandiego é um jogo educativo, no qual os jogadores deviam perseguir essa super ladra pelos lugares que ela passa no mundo todo e testar seus conhecimentos para tentar capturá-la.

Ela também teve uma série animada antiga, que foi lançada em 1994 com o título “Where on Earth is Carmen Sandiego?” (= “Em que lugar da Terra está Carmen Sandiego?”). Aqui no Brasil foi transmitido na Globo (se não me engano, no programa da Angélica) e no SBT, no TV CRUJ.

Aqui a abertura do desenho (a abertura também foi dublada, aguentem porque esse era o estilo da época rsrs)

Na trama, Carmen é uma ex-detetive da corporação ACME e que se tornou uma super ladra. Ela mantinha diálogos com o jogador, este acionando agentes da ACME para tentar deter Carmen. Geralmente os escolhidos eram Zack e Ivy e muitas vezes eles conseguiam sabotar os roubos da Carmen, mas nunca capturá-la.

Certo, mas não é dessa série que quero falar, é dessa aqui da Netflix:

Aqui, a origem de Carmen é totalmente repaginada, inclusive seus motivos para roubar… de ladrões.

Conhecemos uma Carmen mais jovem, também, dando seus primeiros passos dentro de uma escola própria para vilões, a V.I.L.E. Ela foi praticamente criada nessa escola desde que, segundo foi contado a ela, foi encontrada em uma rua de Buenos Aires, ainda bebê. A treinadora Brunt representava um tipo de figura materna para Carmen, enquanto que Shadowsan era o professor mais exigente. Até que… algumas coisas mudaram e Carmen decidiu partir.

Carmen conhece por acaso um hacker, apelidado Player (que poderia ter sido traduzido para jogador) e quando Carmen percebe que foi um erro se tornar uma ladra para a V.I.L.E., ela consegue escapar com a ajuda dele.

A partir de então, ela forma uma equipe composta pelo Player e os irmãos Zack e Ivy (sim! eles seriam os mesmos da antiga série animada!). Assim, Carmen passa a roubar itens que a V.I.L.E. queria roubar antes, apenas para devolver depois.

Claro que, sendo uma ladra, ela continua sendo perseguida. Primeiro pela Interpol, e aí entram dois personagens icônicos, o inspetor Devineanux e a agente Jules Argent. Eles acabam sendo contratados por uma agência de detetives mais secreta ainda que a própria C.I.A. Por acaso… é a ACME! Então Carmen passa a ser perseguida tanto pela V.I.L.E. quanto pela ACME, sendo que esta última fica cada vez mais intrigada com o comportamento de Carmen.

A partir da segunda temporada, temos um plot twist muito bom, que é quando Carmen descobre um importante aliado e quando também ela decide procurar por sua origem. Afinal de contas, ela foi simplesmente “encontrada” por um agente da V.I.L.E., ou tem algo mais?

O interessante dessa série é que ela tem 4 temporadas curtas, então é possível maratonar facilmente. Também tem o lado lúdico, que informa as curiosidades dos lugares em que Carmen faz suas missões de roubo, inclusive temos um episódio no Rio de Janeiro!

Embora eu esperasse uma Carmen vilã, como a série original, essa nova abordagem nos faz conhecer uma Carmen bem diferente. Ela é uma ladra poderosa, mas ela é uma boa pessoa, não gosta de machucar ninguém e tem um objetivo muito claro em seus roubos: se prejudica a V.I.L.E., então ela deve roubar.

Eu gostei muito dessa série, acredito que não teremos temporadas futuras, infelizmente. O traço da animação me lembrou muito Samurai Jack (saudades), então caiu logo no meu gosto. rsrs

Recomendo a série para quem gosta de aventura e adrenalina! É um desenho animado, mas não se acanhem, é muito bom!

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem