Queridinho do mês: Capitão Gancho

Meu queridinho dessa vez é muito antigo. Mais antigo que ele acho que só a Mônica mesmo (leia o post da Dona da Lua Rua aqui). Portanto, esse texto não é por causa de um certo pirata gostosão de Once Upon a Time (cofLanyviucof), mas sim por causa de um pirata com um chapéu enorme e vermelho e um bigodão ridículo que tem medo de um… crocodilo (mas eu também gosto MUITO do pirata gostosão (tira o olho dele, Lany!).

captain_hook_by_roolka-d5d9r7qMeu primeiro contato com o fantástico Capitão Gancho (ou James Hook, mas eu gosto mais de “Gancho” mesmo), não foi com os livros de J. M. Barrie, mas sim com “Hook” (no Brasil, “Hook – A Volta do Capitão Gancho“), o longa de Steven Spielberg de 1991. Eu assistia esse filme quando era criança, na Seção da Tarde, não importava quantas vezes ele passasse. Eu até sei falas de cor (ainda continuo sabendo!). E, apesar de amar Peter Pan nesse filme (interpretado pelo meu ator preferido na infância, Robin Williams), é impossível não amar o Capitão Gancho (interpretado pelo incrível Dustin Hoffman). Para começar, o nome dele está no título, caham, mas o mais importante mesmo é que não existe Peter Pan sem Capitão Gancho, como afirma o próprio pirata (mas o contrário, sim, como ficou provado em OUAT!).

James Hook é um pirata mau como um pica-pau… só que não. Na verdade, eu vejo o Gancho como um menino perdido que virou pirata (ou seja, ficou muito mais interessante). Ele também não tem família – assim como o Pan – e assim como os meninos perdidos, ele só queria uma mãe. Uma leitura que já foi feita de Peter Pan é que ele e o Gancho são dois lados de uma mesma moeda: enquanto Pan precisa de um pai, tudo que Gancho gostaria é de um filho. Os dois são personagens sofridos e carentes, que acabaram se encontrando como rivais. Mas eu sempre gostei muito mais do Gancho e, para mim, ele é um personagem bem melhor e cheio de camadas. Enquanto Pan é nada mais que um garoto arrogante e impulsivo, Gancho é um estrategista, com um passado misterioso (alguém aí a fim de fazer um livro ou um filme com a história SÓ dele, por favor?) e só quer, no fundo, ser aceito – como um bom capitão, como pai, não importa, ele só quer ser admirado por alguém, ser amado. Ele persegue os Meninos Perdidos não apenas por maldade, mas sim porque é solitário e tem ciúmes deles. De fato, Gancho é um personagem melancólico. Já Pan é o contrário: ele já tem essa admiração  que Gancho almeja e usa e abusa dela, inclusive entre os Meninos Perdidos. Garoto irritante e presunçoso!

captain_hook_dustin

Mas não estou dizendo que o Gancho é um ser bonzinho. Não, ele é sombrio, maligno e impiedoso. Ele é um pirata, pelo amor de Deus! Ele mata pessoas e faz com que elas caminhem na prancha (o contrário, na verdade). Mas ele também é um otimista; ele pode ter perdido a mão, mas não ficou reclamando, ele adora seu gancho (isso, é claro, não impede que ele queira matar o fedelho que fez isso com ele). Mas, Gancho não detesta Peter Pan apenas por causa de sua mão; na realidade, eles já se odiavam antes, porque Hook detesta o fato de que Pan não passa de um garoto metido e convencido (falei que ele era irritante). Gancho é obcecado por “boas maneiras”, adora ler Shakespeare e gosta de música. Um cavalheiro, é claro. Mas ainda um pirata! HÁ!

Na verdade, de acordo com a história original, “todos os adultos são piratas”, não importa qual. Por isso, tradicionalmente, desde a peça original de Barrie, Gancho é interpretado pelo pai das crianças (Wendy, John e Michael). Na verdade, há muita especulação sobre quem seria Gancho, afinal, ele ganhou esse nome após perder a mão para o crocodilo, mas quem ele seria antes disso? Segundo Barrie, “Gancho não era seu nome verdadeiro. Para revelar quem ele realmente era, mesmo nessa data estabelecida, faria o país entrar em caos” e ainda “ele era o imediato do Barba Negra, e o único homem que Long John Silver temia” (Long John Silver era o pirata de A Ilha do Tesouro). Agora, como ele veio a se tornar Capitão Gancho? Como ele se tornou o capitão do Jolly Roger? Como veio parar na Terra do Nunca? São questões que eu gostaria imensamente de saber.

captainhookdisney

Depois do filme – que assisti milhares e milhares de vezes e ainda assisto – também li o livro, em várias versões. Assisti a animação da Disney há muito tempo, a outra adaptação cinematográfica e, finalmente, Once Upon a Time. Eu diria que em OUAT, Hook é um pouco diferente do original, mas continua interessante – e não só porque o Colin O’Donoghue de delineador fica incrível (mas isso é bem excitante). E, mesmo na série, ele mantém o que sempre pensei sobre o Gancho: que ele só queria ser aceito e amado. Aliás, na série isso é ainda mais evidente quando (spoilers? Ah, isso já vem há tantas temporadas que nem é mais…) se apaixona por Emma – a filha da Branca de Neve e do Príncipe Encantado. Na série, ele não se chama James, e sim Killian; foi criada uma história para ser seu pano de fundo no passado, mas que certamente não segue em quase nada a original. Algo que foi um pouco decepcionante para mim na temporada da Terra do Nunca foi que, de verdade, não houve muitos embates entre ele e Pan; a rivalidade dos dois na série é levada muito pouco em conta, o que mostra que, apesar de interessante, o Hook de OUAT é bem diferente do original.

captainhookouat

Seja de bigode e chapéu ou com delineador, Capitão Gancho é um dos vilões e personagens mais fascinantes que já passaram pelos livros, filmes e séries e, há muitos anos, um dos meus maiores queridinhos. Obrigada, J. M. Barrie, por criar esse personagem. Aliás, fica a dica também para vocês assistirem ao filme Em Busca da Terra do Nunca (Finding Neverland, 2004), que conta a história do autor. Dustin Hoffman está nesse filme, como o dono do teatro onde Barrie apresentava suas peças, e há alguns easter eggs e piadinhas bem legais no longa a respeito do ator ter feito anteriormente o papel do Capitão Gancho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Jéssica Maria disse:

    Adoro esse vilão tmb ,mas ele não é o meu favorito ,o meu vilão ou melhor vilã favorita é a Bellatrix de Harry Potter.

  • Mayara Mendonça disse:

    Hook! *-* Sou dessas que quando ouvem falar do Capitão Gancho lembram logo de OUAT. O Hook da série é HSDYGYCYXJSHSA demais! Adoro a cena de quando ele pergunta a Emma se o personagem dele nos livros é parecido com ele sahusauuhasu Também queria mais embates de Peter Pan e Hook na série! Ver OUAT me deu muita vontade de ler Peter Pan.
    Ahh, seu post me lembrou também da websérie The New Adventures of Peter and Wendy (que é estilo The Lizzie Bennet Diaries). Não sei se vai ter um personagem pro Capitão Gancho, mas os primeiros episódios são bem legais! ^^

  • Ana disse:

    Percebo que você é como eu e gosta de vilões <3, as vezes os mocinhos são bem chatos e são são tão bonzinhos assim ~isso foi confuso~ kkkkkkk eu vejo a maldade como o consequência, ele deve ter uma história que explique isso, talvez seja uma consequência de criação ou mesmo caráter, mas ainda sim uma consequência. E piratas!OMG! são tudo de bom, apesar de nunca ter lido um livro que só trate desse assunto :/ estou tentando providenciar isso. Eu sempre sou muito indecisa em relação a escolhas, sobre algo preferido, então prefiro ficar sempre na dúvida, acho que nunca parei pra escolher meu personagem favorito, mas talvez eu tente né

  • Fabiana Strehlow disse:

    Oi, Karen!
    O Capitão Gancho, apesar dos pesares, é de fato um vilão que desperta certa curiosidade. Sempre achei também, que ele não era de todo mal. Para além de aventuras e desventuras, é um personagem quase real, cheio de conflitos, nuances e contradições.

    Abraços!

  • Marília Sena disse:

    Eu vou confessar que não via nada demais no Gancho antigamente (nunca li as histórias originais ou vi os livros mais antigos, só as adaptações recentes), mas depois que passei a assistir OUAT ele virou um dos meus personagens favoritos, então isso até me estimula a saber mais da história original, porque é como você disse, eles são bem diferentes. Apesar de tudo, acho que Killian carrega (carregava mais antes de ficar tão apaixonado por Emma) os aspectos principais do Capitão Gancho.

  • Douglas Fernandes disse:

    Eu conheço pouco sobre o gancho, eu tbm gosto de muitos vilões, afinal o que seria dos “mocinhos” sem o vilões não é verdade? ia ser super sem graça, então gosto dos vilões por isso, confesso que tem uns vilões que me dão raiva… hahahaah
    pois é em Once upon a time todos os personagens são muito diferentes… gosto mais da chapeuzinho, ela é muito gata.. :D

  • Débora Mille disse:

    Eu também adoro muito mais o Gancho do que o Pan! E tenho dito.
    Ele é muito melhor trabalhado que Peter, mais enigmático, mais tridimensional e claro, mil vezes mais interessante :)

  • Nayara disse:

    Aaahh nunca fui com a cara do Peter Pan também! Sempre me irritou. E depois que eu vi Once Upon a Time, mais ainda e passei a ser team Hook! Hahahaha.
    É verdade Karen, na série a ‘rivalidade’ do Peter Pan com o Hook não aparece. E quem fez ele ‘virar’ o capitão gancho foi o Rumplelstiltskin.
    Ain, vendo o post, e o Hook, e o gif… me deu muita vontade de rever Once Upon a Time!!! *-* hahaha
    Beeijos
    Adorei o post!

  • Gustavo disse:

    Eu AMO o Capitão Gancho (aliás, amo a maioria dos vilões) *-* conheci no desenho do Peter Pan e sou apaixonado por esse personagem desde então. Nunca assisti ele em Once Upon A Time (ainda não, mas tenho as duas primeiras temporadas em DVD aqui em casa pra ver logo logo kkk *-*). Nunca assisti esse filme que comentou :-(
    E concordo plenamente, Peter Pan não existe sem o Gancho, mas o Gancho existe sem o Peter Pan, mas diferente de você, provei isso em Dragões de éter kkkk *-*

  • Karen disse:

    Em Dragões de Éter tem o Gancho?! O.o
    Sabia dessa não… hummm… interessante.

  • Karolyne K. disse:

    Ahhhhhhhhhhhh eu amo <3
    Tamanha minha admiração pelo escritos, que meu blog se chama Sir James Matthew s2
    Mas enfim, destes daí, não tem como, meu preferido é o capitão lindo e charmoso de OUAT, gente… ele me conquistou. Como pode ser tão lindo?

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem