Quinze autoras nacionais que você precisa conhecer

escritoras

Nesse Dia Internacional da Mulher, a Karen fez um post lindo no blog dela, indicando 10 autoras nacionais que você precisa conhecer. Eu adorei a ideia e perguntei para ela se poderia fazer um post semelhante aqui no Por Essas Páginas. Ela então deu uma sugestão maravilhosa: por que não juntar os dois textos? Assim conseguiríamos abranger um número maior de autoras. E tcharam… Assim nasceu esse post!

Os comentários da Karen estarão em verde e os meus comentários em vermelho!

Observação: Os números não significam uma classificação de preferência e sim foram colocados para uma melhor organização.

1. Ana Lúcia Merege é uma competente e encantadora escritora de fantasia, com vários livros e contos publicados. Ela é autora de O Castelo das Águias (resenha aqui), que saiu pela Editora Draco, um romance juvenil sensível e fantástico. Já tive a oportunidade de lê-lo e me apaixonei por sua escrita leve, despretensiosa e cativante. Ela está lançando nesse mês a continuação da saga, A Ilha dos Ossos, que já adquiri em pré-venda e estou aguardando ansiosamente para ler.Ana também é organizadora de antologias de contos de muita qualidade, como Excalibur – que ela também possui um conto, A Dama da Floresta – e Meu Amor é um Sobrevivente, ambos também da Editora Draco, além de ter contos publicados de maneira solo na coleção Contos do Dragão. Conheça mais sobre sua saga no blog O Castelo das Águias e mais sobre seus outros trabalhos no blog A Estante Mágica da Ana.

2. Fabiana Madruga é uma escritora talentosíssima que já estreou no cenário literário em grande estilo. Ela é a autora do conto Aristocracia Perdida (resenha aqui) e do romance O Clube dos Herdeiros (resenha aqui), ambos em processo de edição. Como um dos privilégios de ter um blog literário, tive o prazer de ler ambos e devo dizer que dificilmente se encontra uma escritora com tamanha habilidade de conquistar o leitor e envolvê-lo logo nas primeiras páginas. Seus livros são viciantes, seus personagens são cativantes. Foi espantoso como ela me conquistou com tamanha habilidade, já que seus livros definitivamente saem da minha zona de conforto. Acompanhe seu trabalho na página O Clube dos Herdeiros, no Facebook.

Ao contrário da Karen, o livro da Fabiana Madruga estava dentro da minha zona de conforto. Mas mesmo assim, eu me surpreendi muito, porque eu nunca imaginei que fosse gostar tanto assim! Ela consegue cativar o leitor em poucas páginas e todos os personagens são muito bem trabalhados, porque nenhum deles é completamente bonzinho ou malvado. E gente, eu torço para o #CasalErrado, como assim??? Isso nunca aconteceu! E ela me fez ficar desesperada no final, então não tem como não indicá-la! Resumindo: Fabiana Madruga é #Diva (porque essa tag super combina com o livro!).

3. Jaqueline de Marco é uma autora independente, que publicou recentemente na Amazon seu primeiro romance, Super Desapegada, que aliás, eu preciso ler, mas já tive boas indicações. Além disso, ela também foi publicada em antologias de contos, como Meu Amor é um Mito, da Editora Draco. Conheço a Jaqueline dos tempos de fanfics de Harry Potter e já naquela época ela já fazia um trabalho excepcional. Tive o prazer de ler um conto dela, ainda não publicado, que me conquistou. Seu gênero literário também sai da minha zona de conforto e por isso mesmo vejo o quanto ela é habilidosa, pois conquista mesmo os leitores que não estão acostumados a ler seu tipo de texto. Você pode adquirir seu romance e seu conto nesse link.

Eu também conheço a Jaqueline dos tempos de fanfics de Harry Potter e eu adorava os textos dela! Eu ainda vou ler Super Desapegada, ainda mais porque a Lucy disse que é um livro que eu vou amar (e pela resenha, dá pra perceber que isso é verdade). 

4. Liége Báccaro Toledo tem uma sensibilidade incrível em seus textos e é tão fantástica quanto sua literatura de fantasia. Ainda preciso ler sua saga O Enigma da Lua, que já conta com dois livros (você pode adquiri-los na Amazon), mas tive o prazer de ler seu conto O Espelho, presente na antologia Excalibur, e ele me conquistou por completo. Tem resenha dele nesse link. Vocês ainda vão ouvir muito dessa moça, pessoal. Conheça-a mais em seu blog, O Enigma da Lua.

5. Lycia Barros me conquistou por completo com seu romance juvenil A garota do outro lado da rua(resenha aqui). Essa autora tem um tom leve, romântico e sensível, que envolve o leitor em um texto agradável e sempre com um fundo de moral – mas sem parecer forçado. Tenho outros livros dela aqui para ler, como a saga Uma Herança de Amor e o premiado A Bandeja, e essa é mais escritora da qual sempre posso esperar bons livros. Ela começou com muito trabalho e esforço, em uma editora pequena e restrita, mas recentemente foi contratada pela Editora Arqueiro/Sextante, o que já mostra o ótimo trabalho que ela faz. Conheça mais sobre ela em sua página no Facebook.

6.Tatiana Ruiz tem uma habilidade aterrorizante. Ela, como eu, é escritora de horror e tem uma mente muito maligna – imprescindível nesse gênero. Eu a conheci no projeto Um Ano de Medo e seus textos são incrivelmente envolventes, com um terror que cerca o leitor a cada linha, como paredes se fechando ao seu redor. Ela escreve exatamente o tipo de literatura que eu amo ler e escrever e, portanto, é uma das autoras que mais admiro. Já li dela o ótimo conto A Última Oração, da antologia Insanas, da Editora Estronho e, claro, também já li os ótimos contos dela em Um Ano de Medo. Ela também tem publicações independentes na Amazon e em revistas do gênero, como a Black Rocket.

7. Melissa de Sá é uma autora versátil e com um talento inigualável para envolver o leitor em emoções. Já tive o prazer de ler vários de seus textos e todos eles têm em comum uma qualidade que aprecio demais: fazer o leitor sentir. Não importa qual seja a emoção,Melissa consegue fazer com que você a sinta na pele. Já senti melancolia e tristeza em seus textos, já fiquei cheia de adrenalina e na ponta da cadeira e até mesmo já fiquei horrorizada e tive pesadelos com um conto de horror – que ela diz não conseguir escrever, mas sabe fazê-lo como ninguém. Melissa até mesmo já escreveu um livro infantil fofíssimo – e aí vocês já vêem como o título versátil se aplica a ela. Ela já foi publicada em várias antologias de qualidade como Excalibur e a recente Boy’s Love – Histórias de Amor sem Preconceito, ambas da Editora Draco, e também divide comigo a co-autoria do livro de horror Noites Negras de Natal e outras histórias; estou aguardando com ansiedade seu primeiro romance. Você pode conhecer mais sobre ela no seu blog Mundo Mel e no Livros de Fantasia.

Eu já li contos da Melissa e a Karen conseguiu descrevê-la muito bem: o leitor sempre vai sentir algo. Em Noite Negras de Natal e outras histórias, ela escreveu um conto baseado no ballet “O Lago dos Cisnes”. Esse é um tema que eu gosto muito e eu posso dizer que eu nunca li um conto igual. Lindo é pouco para descrevê-lo. É claro que ainda quero conhecer os outros contos que já foram publicados da autora.

8. Roberta Spindler é a co-autora do incrível Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos (resenha aqui), um livro de alta fantasia com um universo incrivelmente bem construído que não deve em nada às grandes fantasias famosas estrangeiras por aí. Ela é dona de uma habilidade incrível de capturar o leitor em suas palavras e deixá-lo tenso até o último fio de cabelo, como no seu incrível conto A Torre Árabe, publicado pela Editora Draco. Além dessas publicações, Roberta também está presente em várias antologias de contos e tem outros publicados de maneira solo na Amazon, e eu estou roendo as unhas pela continuação de Contos de Meigan. Conheça mais a autora em seu blog Ruído Criativo.

Ainda não li nada da Roberta, mas conheci a autora na Bienal e comprei o Contos de Meigan!

9. Tanko Chan além de escritora é também uma ilustradora de mão cheia. Eu a conheci recentemente, quando li o ótimo e fofíssimo Boy’s Love – Histórias de Amor sem Preconceito, organizado e ilustrado por ela (adquira aqui). Além de organizadora, Tanko também é autora de um dos melhores contos da antologia, Jaulas, o que só aumentou minha vontade de ir atrás de outros textos dela.

10. Vanessa Bosso é uma autora independente que faz um merecido sucesso no mercado. Além disso, ela é uma pessoa batalhadora e corajosa, que seguiu atrás dos seus sonhos e se tornou uma autora vencedora. Dela já li A Aposta Senhor do Amanhã, e sua escrita é envolvente e alucinante, o tipo de livro que você não consegue parar de ler. É o tipo de autora que você tem que ler, mesmo que não seja sua zona de conforto, porque você simplesmente precisa conhecê-la. Ela tem vários outros livros publicados na Amazon e você pode conhecê-la melhor em seu blog.

11. Marina Carvalho é autora de Simplesmente Ana, Azul da cor do mar e do conto Ela é uma Fera!. Como vocês puderam perceber pela minha resenha, eu simplesmente AMEI Simplesmente Ana (piada intencional). Tanto que eu soltei um grito quando eu encontrei a Marina na Bienal pela primeira vez (eu pensei que ela não estivesse lá nesse dia). Estou aguardando ansiosamente o meu exemplar de Azul da cor do mar chegar! Marina consegue criar personagens muito interessantes (inclusive os coadjuvantes) e insere características muito brasileiras nos seus livros. E tem princesas. Sério, tem como não amar? E a autora ainda é super fofa e sempre nos responde no twitter!

12. Carina Rissi é autora de Procura-se um marido e Perdida (resenha aqui).  Esses dois livros fazem parte daqueles “Chick-lit” clássicos, com protagonistas decididas, mocinhos que fazem todo mundo suspirar e cenas MUITO engraçadas! Você começa a ler os livros dela e não consegue parar – e quando você termina, são duas horas da manhã e você tem que levantar cedo no dia seguinte no mesmo dia. Vocês podem conhecer mais sobre a autora no site dela.

13. Paula Pimenta é autora de tantos livros que eu não vou citar todos aqui. Ao contrário de todo mundo, não a conheci através da série Fazendo meu filme. O primeiro trabalho dela que eu li foi o conto que está presente em O livro das princesas (resenha). A Princesa Pop foi tão bom que eu tive que conhecer a autora! Apesar de não ter resenhado todos os quatro livros de Fazendo meu filme (vocês podem ler a do primeiro aqui), eu já li a série inteira (e só demorei mais um pouco porque não conseguia achar o terceiro livro).  Eu queria ter tido a possibilidade de ter lido essas obras durante a minha adolescência, porque elas são perfeitos! Quero dizer… A série tem um pouco de altos e baixos, mas como um todo, Fazendo meu filme é brilhante. Paula conseguiu criar personagens maravilhosos e o mocinho literário brasileiro mais charmoso de todos: o Leo! Já comprei Minha vida fora de série e só estou demorando para ler porque sei que a espera pelo terceiro vai ser cruel. Vocês podem conhecer mais sobre a autora no site dela

14. Fernanda Belém é autora de Louca por você, Ah, o verão! e tem um conto no livro Em contos de amor. Eu só li Ah, o verão! e adorei, principalmente porque ela escreveu sobre o início da adolescência, que é uma fase um pouco esquecida. Como eu disse na resenha, os protagonistas foram bem desenvolvidos e o livro combina realmente com o verão! Ela também sempre nos responde pelo twitter!

15. Karen Alvares já teve diversos contos publicados em antologias (como “A Dama das Ameixas“, na coletânea Dragões e “Chocolate”, na coletânea “Meu amor é um sobrevivente“). Ela auto-publicou dois livros: Noites Negras de Natal e outras histórias (junto com a Melissa de Sá) e Horror em Gotas (ambos de contos). Já li praticamente todos os contos dela (vocês podem conferir algumas resenhas aqui), e eu adoro como ela consegue criar imagens tão impactantes com poucas palavras e consegue escrever finais que deixam o leitor sem fôlego. Ao mesmo tempo, em A Dama das Ameixas, ela conseguiu escrever um romance tão lindo que eu só posso dizer: Karen, largue um pouquinho o terror e venha para o lado romântico da força! O seu primeiro romance, Alameda dos Pesadelos, irá sair esse ano pela Cata-vento e mal posso esperar pelo meu exemplar! Para conhecer mais a autora, é só visitar o seu blog pessoal (mas vocês já a conhecem um pouco, já que ela é uma das colunistas do Por Essas Páginas). 

Depois dessa enorme lista, só nós resta desejar um Feliz Dia Internacional da Mulher para todas as leitoras, escritoras e blogueiras!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Melissa de Sá disse:

    Parabéns pra todas as mulheres escritoras, que provam todos os dias que esses machistas aí não estão com nada. Mulheres escrevem e muito bem, obrigada.

    Bem, estou super feliz de estar nessa lista, tão bem acompanhada. Algumas dessas autoras aí já conheço, outras estão na minha lista de leitura.Mas estão todas de parabéns por serem sucesso dentro dos gêneros que escrevem. :)

    Que a gente continue a publicar!

    E agora Karen Alvares tá na lista. Posso dormir em paz.

  • Jaqueline de Marco disse:

    Espero que goste mesmo, Lany!!! Obrigada pelo carinho e lembrança! Vocês são demais, meninas!!! S2

  • Liége disse:

    Impossível expressar o quanto estou feliz de estar nessa lista, acompanhada por autoras maravilhosas e de muito talento. Não conheço todas, mas confio plenamente no bom gosto e discernimento de vocês (eu acompanho o blog, oras!). Meninas, obrigada, não poderia haver um “presente” mais significativo de dia da mulher para mim. Foi muito emocionante estar no post da Karen e no post do Por Essas Páginas também.

    OBRIGADA e que todas nós continuemos escrevendo muito, conquistando espaço fazendo o que a gente ama.

  • Renata Carvalho disse:

    Da lista, eu só li os livros da Carina Rissi (ameeei) e o Simplesmente Ana da Marina Carvalho (não gostei muito).
    Preciso conhecer mais as outras autoras, devem ser boas. =)

    Beijos,
    Cenas do meu livro de memórias

  • Isa Aragão disse:

    Adorei as recomendações e percebi o quão pouco eu conheço das autoras nacionais :( Minha meta agora é ler mais autores nacionais :D
    Paula Pimenta não podia ficar de fora né Lany?

  • Ana Lúcia Merege disse:

    Muito obrigada pela menção, pelo carinho e pelo apoio. É maravilhoso ser citada entre tantas autoras de talento e mais ainda ter meu trabalho apreciado por leitoras tão especiais!

  • Nayara disse:

    Não sei o que é mais lindo, o post ou os comentários das autoras! *-*
    Estou louca para ler Procura-se Um Marido (todo mundo fala super bem desse livro) Alameda dos Pesadelos também! (a Karen é uma fofa! *-*) e mais vários outros livros que vocês citaram aí! hehehe.
    E eu também espero, assim como a Melissa, que vocês continuem a publicar! Nós adoramos e agradecemos muito!
    Parabéns à todas :D
    Beijos

  • Jaynne Souza disse:

    Ainda não li esses livros,apenas “Perdida” da Carina Rissi que foi um livro que me eu amei de todo coração, e me fez perder um pouco o preconceito contra autores/autoras nacionais *-*
    Feliz dia das mulheres atrasado…

  • Dâmaris Carvalho Lima disse:

    Fiquei interessada no livro “O enigma da lua”!! Amo livros de fantasia, espero que este seja bom bom *.*

  • camila rosa disse:

    Nossa quantos autores nacionais que eu não conhecia, da lista, eu só conhecia Marina Carvalho, Lilian Reis, Paula Pimenta apesar de que ainda não li nada dela, mas quero muito, Carina Rissi, e Lycia Barros que também não li nada, mas já ouvi falar muito.
    Beijos!!!

  • Caroline Evans disse:

    Conheço Lycia Barros, Carina Rissi e a Paula.
    Já anotei o nome das outras. =)

  • Gustavo disse:

    Eu estou comentando depois de tanto tempo porque uso o cel pra comentar, e as vezes não da tempo ou eu to com pressa e salvo a página pra comentar depois kkk fora que todas as vezes que entro no site trava a página no cel e tenho que reabrir a página pra comentar kkk
    Conheço tão poucos autores/autoras brasileiro(a), o Brasil não da valor aos próprios autores né? Pouca publicidade e destaque para os próprios conterrâneos kkk só o Brasil mesmo kkk
    Eu estou simplesmente apaixonado por todas as autoras, em especial as de terror kkk mas sem muita destinação porque também amo romance e os demais gêneros kkk mas eu quero conhecer mais e mais sobre esses livros e autoras *–* e gastar mais e mais din din kkk acho que vou ter que virar jogador de futebol pra ter tanto dinheiro que eu quero e preciso kkk

  • Top Ten Tuesday: Quinze personagens femininas incríveis « Por Essas Páginas disse:

    […] Mulher, um dia para comemorar, refletir e, claro, falar de mulheres! Em outros anos, já listamos as quinze autoras nacionais que você precisa conhecer (vale a pena relembrar). Nesse ano, quis falar de dez personagens incríveis e marcantes da literatura. Não usarei o […]

  • silvana gomes disse:

    conhecço Carina Rissi Mais não li os livros dela esta na minha lista,mas esse mes já vou começar a ler não vejo a hora…

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem