Resenha: A consultora teen

A consultora teen“Thaís acabou de mudar com a família para o Rio de Janeiro e em breve vai começar as aulas em um novo colégio. Ela está ansiosa para fazer amigos e descobrir mais sobre seu vizinho Pedro, dono dos olhos verdes mais incríveis que ela já viu. Leitora assídua da revista Universo Teen, Thaís ficou tão decepcionada quando sua pergunta não foi publicada na coluna dos leitores que decidiu criar o blog Consultora Teen como um canal de comunicação com outros adolescentes. O que ela não sabia era que uma simples brincadeira de uma tarde na internet ia transformá-la na blogueira mais famosa do colégio e uma das mais populares de todo o Brasil! Com um detalhe importante: ninguém sabe que é ela quem está por trás do blog. O que poderá acontecer se esse segredo for revelado? Acompanhe a história de Thaís conforme ela enfrenta novos desafios e percebe que crescer pode parecer assustador, mas também é uma experiência gratificante e muito divertida!”

Eu já conheço a autora Patrícia Barboza há bastante tempo. Inclusive, comprei o primeiro livro da série As Mais e pedi para que ela autografasse. Mas sabe como é… A  minha pilha de livros é imensa e o meu dia, infelizmente, não tem 48 horas. Até hoje eu só tinha lido o conto dela em O livro das princesas, e eu gostei bastante dele. Por isso, nos últimos lançamentos da Editora Record, pedi A consultora teen – assim eu finalmente conheceria a autora.

Thaís morava em Volta Redonda, mas após a sua mãe passar em um concurso no Rio de Janeiro, ela tem que se mudar para lá. É claro que ela está muito ansiosa porque vai se mudar para uma cidade bem maior do que estava acostumada e deixaria a sua maior amiga de infância para trás. Todo mundo sabe que, no início da adolescência, fazer novas amizades pode ser algo muito complicado. Mas por sorte, os seus novos amigos de colégio são muito legais, principalmente o seu novo vizinho, o Pedro.

Uma das maiores diversões de Thaís é ler a revista Universo Teen e inclusive ela mandou uma pergunta que não foi publicada na coluna dos leitores. E para ela, era uma pergunta importante, porque era exatamente sobre essa fase de mudanças. Como uma brincadeira, ela resolve criar um blog, Consultora Teen, para responder as perguntas de pessoas de adolescente. Mas ela não imaginava que, em poucas horas, o blog teria vários acessos e inclusive perguntas. Mas ela fez esse blog em absoluto sigilo, sem ninguém saber a sua identidade. E sem alguém descobrisse?

Em primeiro lugar esse é um livro sobre adolescentes e escrito para essa faixa etária. Tudo bem, eu não sou adolescente faz muito tempo, porém eu acho que a autora consegue muito bem se conectar com o seu público. Ou pelo menos ela conseguiria comigo… Eu consegui me lembrar exatamente dessa época, onde mudar de colégio era um drama eterno, idem fazer novas amizades. Patrícia Barboza sabe muito bem como criar personagens, e todos eles, até os mais coadjuvantes, conseguem brilhar em algum ponto da história. Ele é um livro leve e que, se você tiver tempo disponível, consegue ler de uma vez só.

Porém o que eu realmente senti falta, e esse foi um fator decisivo na hora da minha avaliação, foi de um clímax no final. O livro começa um pouco parado, porque é basicamente somente a mudança de cidade de Thaís, e conforme ela vai ser aventurando por esse novo mundo a história vai ficando muito interessante. Mas depois… Não tem um conflito no final. Não tem aquela cena que te deixa “Ai não, vai dar tudo errado”! Inclusive, tudo parece fácil demais para a protagonista. Com esse enredo, Patrícia poderia trabalhar mil problemas diferentes. Eu fiquei esperando alguns deles… E nenhum aconteceu. Nem as indagações que apareceram na sinopse foram todas respondidas. É claro que com isso o livro se aproxima muito mais da realidade, porém… Imagina só se todos os livros fossem exatamente igual à realidade? E eu passei por muitos problemas piores do que a Thaís,  quando também me mudei de cidade e colégio. Eu acabei a leitura sentindo que faltou algo.

É realmente uma pena muito grande que isso tenha acontecido, porque todas as partes que foram escritas, foram muito boas. A Consultora Teen dava conselhos realmente ótimos, os relacionamentos foram bem escritos (inclusive da protagonista com os pais, o que é difícil de acontecer), algumas cenas foram muito engraçadas… Porém, a Consultora Teen poderia ser um livro muito melhor, com só alguns capítulos a mais.

Enfim, talvez o principal problema tenha sido as minhas expectativas… A Consultora Teen é um livro muito bom mas ele tinha muitas chances de ser um livro espetacular para a faixa etária dele. É claro que isso não impede que outras pessoas também gostem da leitura. Se você passou dessa fase mas gosta de relembrar a adolescência, esse é um livro muito indicado também!

Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela Editora Record.

Ficha Técnica

Título: A consultora teen
Autor: Patrícia Barboza
Editora: Verus
Páginas: 200
Onde comprar: :Livraria Cultura / Livraria Cultura (e-book) / Amazon
Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Cláudia Santana Schumacher disse:

    Olá!!
    Acabei de sair da adolescencia, por assim dizer, mas o livro parece ser de uma leitura leve e gostosa para se ler em um domingo. É uma pena que faltou algo, esse é um assunto que da para trabalhar com vários “problemas”. E ainda bem que os livros não são como a realidade hahah
    Beijos

  • Douglas Fernandes disse:

    Parece ser um livro bem legal de ler, na minha adolescencia eu nao gostava de ler, passei a ler eu ja era mais velho, mas como vc disse né, mesmo a gente mais velho podemos ler e relembrar um pouco.

  • Gustavo disse:

    Quando eu era adolescente eu odiava ler kkkk a escola mandando eu ler livros desagradáveis (ao menos para mim) estragou uma boa parte da minha infância (adoraria ter lido desde criança kkk *–*). Fui pegar gosto pela leitura, mas de vicio mesmo, la para o 1° colegial. E sou viciado ate hoje, com orgulho kkk *-*
    Em relação ao livro, acho que o tema esta meio batido, já vi muitos filmes americanos com essa temática de “fiz algo famoso e ninguém pode saber”. Gosto do estilo, mas a falta de problemas na vida da protagonista me deixou meio receoso para compra-lo… Porque sim, lemos um livro para fugir dos problemas, mas também não queremos tudo de mão beijada para o personagem kkkk. Até vou dar uma chance, mas num futuro não muito próximo…

  • Cristiane Mara disse:

    Eu tenho uma tendência a gostar de filmes e livros para adolescentes, então acho que vou gostar desse, rsrs. Além do mais, gosto de histórias que não tem um grande problema para resolver, me deixam mais tranquila. Portanto, vou colocar A Consultora Teen na minha lista de compras.

  • Nayara disse:

    Oi Lany!
    A medida que fui lendo sua resenha, fui ficando meio “aah =(” que pena que a história não possui um climax ou uma ponto que você fique com aquele “frio na barriga” ou o “aperto no coração” realmente parece que fica faltando alguma coisa =//
    Beijos

  • Shadai disse:

    Já faz muito tempo que passei da adolescência, e com isso fica bem difícil eu me identificar, querer, e gostar de ler uma história do universo teen.
    Esse livro tem lance interessante para mim: universo virtual; mas, ainda assim, não me fisgou, pois sei que o leria com bastante estranheza já que não sofro de nostalgia da época de colégio.

  • Fernanda Goulart disse:

    Ainda estou na adolescência, mas, pela resenha, não sei se esse livro me interessaria muito, pois não me chama a atenção livros que não têm um certo drama a mais. Mas não posso tirar conclusões precipitadas, dado que cada um de nós tem a sua opinião sobre tal. Talvez um dia eu o encontre para lê-lo, torcendo para que minha concepção esteja errada. :3

    Beijos. *U*

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem