Resenha: A Coroa

a-coroaEm A herdeira, o universo de A Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria Seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… E agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil — e importante — do que esperava.

Esse livro é o último da série A Seleção. É claro que essa resenha contém spoilers dos livros anteriores. Repetindo: se você não é que nem a Lucy, que ama saber spoilers, corra que ainda dá tempo!

Eu li “A Coroa” logo quando o livro saiu e não fiz a resenha até agora. Por quê? Porque apesar do que pode parecer às vezes, não, eu não gosto de fazer uma resenha negativa sobre um livro. E “A Coroa” foi uma grande decepção para mim, como vocês podem ler nessa resenha. Eu demorei para conseguir escrevê-la porque não tem como eu explicar os meus motivos sem dar spoilers. Eu tentei o máximo que eu pude – e se muita coisa não parecer estar clara, foi exatamente por causa disso.

Quem acompanha aqui as minhas resenhas sobre essa série já sabe de todo o meu problema com a primeira parte, que acompanha A seleção do príncipe Max: amei o primeiro livro e os dois seguintes, nem tanto. Mesmo assim, resolvi dar mais uma chance e li A Herdeira. Fui novamente surpreendida positivamente: eu amei o livro. Algumas pessoas achavam a Eadlyn, filha de Max com America, fria demais porém eu adorei todas as diferenças que conseguimos perceber entre mãe e filha (isso pode ser pelo fato de que ao contrário da maioria dos leitores eu não gostava tanto assim da America). Então em “A Coroa” nós temos o final da Seleção de Eadlyn… Tcharam… Quem ela vai escolher? Ela vai mesmo escolher alguém? Dúvidas. Dúvidas. Dúvidas.

O livro anterior acabou com um grande BAM e foi ele que serviu como o gancho para o inicio da segunda parte da história. Eu entendo o que a Kiera quis fazer, mas eu não consigo concordar da forma que foi feita. Eu não consigo aceitar que, depois de tudo o que aconteceu, Maxon e America tiveram aquela atitude. Ugh, eu queria tanto poder falar o que aconteceu, mas isso é uma grande parte do plot. Exatamente pela sua importância e por ter sido trabalhada de uma forma tão sem cuidado, o início da leitura já não me agradou. Eu esperava muito mais dos dois, na verdade. Onde está o crescimento dos personagens?

A outra parte que me incomodou foi o romance que é exatamente a parte central do enredo. Eu fiquei muito feliz com o fato de a segunda parte da série só ter dois livros, porque pensei “A autora não vai conseguir enrolar então”. PFFT, QUE NADA! Eadlyn demora SÉCULOS para decidir com quem ela vai ficar, e quando ela decide, é como se fosse em um passe de mágica! Eu gostei da escolha dela, mas eu não gostei de como isso foi desenvolvido. Perdeu completamente a importância do fato, porque ela ficou tão na dúvida durante todo o processo que o final ficou mais corrido do que final de novela. Kiera mais uma vez não conseguiu dividir o enredo de uma forma harmônica.

E eu ainda nem comentei sobre vários detalhes no enredo que não são explicados depois. Bombas são jogadas e as consequências disso estou esperando até hoje. Algumas cenas tinham um detalhe que deveria ser explicado depois, mas não foi. Será que o livro não poderia ser um pouco maior para que todos esses pontos fossem abordados e o final não ficasse corrido? Ou até melhor, será que ela não poderia ter diminuído um pouco a indecisão da protagonista e usasse essas páginas para outras coisas mais úteis no enredo?

Vocês devem estar querendo me perguntar se tem alguma coisa que se salva no livro, porque até agora só foram críticas, críticas e mais críticas. O livro tem cenas fofas? SIM! O livro trata de um tema que eu não posso falar porque é spoiler mas que foi muito bem abordado? SIM! Mas um texto infelizmente não pode ser encarado como cenas soltas…

Enfim, Kiera Cass poderia ter feito um desfecho brilhante para a sua série, mas infelizmente não foi isso o que aconteceu.

Esse livro foi gentilmente cedido para resenha pela Editora Seguinte.

Ficha Técnica

Título: A Coroa
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 310
Onde comprar: Livraria CulturaSubmarino / Saraiva / Amazon
Avaliação: 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Lucy disse:

    Lany, você não falou os spoilers importantes. Vou te atormentar no face por isso. u____u’
    No mais, estou no terceiro livro da primeira série, acho que vou parar por ele… hahaha
    bjs

  • Rônida Lorenzoni disse:

    Estou com este livro guardado há mais ou menos 3 meses, não me animo a pegar para ler, pois não gostei muito de A Herdeira, com sua resenha acho que meu livro irá ficar guardado por mais uns meses.

  • Douglas Fernandes disse:

    Eu só li o primeiro livro da série, só li A seleção e eu gostei muito, gostei mais do que achei que ia gostar…rsrs
    E eu tenho somente o segundo agora, mas ainda pretendo muito terminar a série, ou pelo menos ler os 3 primeiros livros. Uma pena que esse livro tenha caido :/

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem