Resenha: A Espada do Verão


Quando a Intrínseca disponibilizou esse livro, eu logo fiquei interessada. Como a Lany é quem geralmente faz as resenhas do tio Rick, eu pedi licença para fazer essa, mesmo sem ter terminado a série Heróis do Olimpo. rs

Pois é, vamos ao que interessa!

A_ESPADA_DO_VERAOA vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph – um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico.

As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica. Fonte

Magnus é um jovem de 16 anos que desde a morte da mãe vive nas ruas. Não que ele não tenha parentes, inclusive, descobrimos logo no início que ele é primo de nossa querida Annabeth, mas sua mãe sempre o advertia para ficar longe deles, principalmente de seu tio Randolph. Ao completar 16 anos, percebe que estão à sua procura, então ele resolve invadir justamente a casa do tio para tentar descobrir do que se trata sem ser descoberto. Um plano que não dá certo e, pior, Magnus acaba morto. Bem, tecnicamente, ele está morto. Mas seu espírito foi salvo graças a uma valquíria, que o levou até Valhala, lugar onde os guerreiros com morte honrosa vão para servir Odin. E lá, em meio a confusões, treinos e ainda tentando se acostumar à sua nova “vida”, Magnus ouve uma profecia sobre como pode estar envolvido no Ragnarök.

Eu não vou contar muito da história, mas digamos que ela tem o mesmo estilo que as outras séries de Rick Riordan: fim do mundo se aproxima, alguém tem que impedir. Ainda não li As crônicas dos Kane (e tenho todos os livros…) e sequer terminei de ler Heróis do Olimpo, mas a premissa é basicamente a mesma. Aqui, no entanto, estamos lidando com mitologia nórdica, algo bem inusitado e que gostei bastante.

Como não poderia deixar de ser, a história é cheia de aventura e reviravoltas, confesso que estava com saudade dessa adrenalina que os livros do tio Rick trazem. Conhecemos também um pouco da mitologia nórdica (esqueçam o Thor bonitão dos quadrinhos e filmes rs), além de termos personagens para lá de carismáticos, a começar por Magnus. Acredito que muitos que lerem o livro vão pensar que a personalidade dele é muito parecida com a de Percy, já que ele é o narrador. Eu também achei, já que ele tem todo aquele jeito sarcástico e irônico, mas acho que por Magnus ter vivido nas ruas e por sua mãe ter morrido, ele tem tem um discurso mais amargo e realista-pessimista do que o bem humorado de Percy. Em todo o caso, isso não é defeito e não vai fazer você gostar menos da leitura.

Outros personagens que eu simplesmente A-MEI foram os “guardiões” de Magnus: Hearthstone, um elfo surdo-mudo e Blitzen, um anão filho de Freya – e primo de Magnus. Os dois são engraçados e ao mesmo tempo você quer dar um abraço neles pelas dificuldades que eles encontram em suas vidas – além de cuidar de Magnus. Também tem a valquíria que salvou a alma de Magnus, Sam. Ela é uma jovem de origem muçulmana e filha de Loki, o grande vilão da série, mas que é absurdamente contra os planos de Loki para o Ragnarök.

Eu sei que alguns continuarão a torcer o nariz quando começarem a ler, pelas semelhanças com Percy Jackson, mas A espada do Verão é um livro que deve ser lido se você é fã do autor (e se você não for também, pode começar com essa série que não tem problema). A leitura continua rápida e fluida e com um bom cliffhanger para o próximo livro (que espero que seja lançado em breve).

Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela Editora Intrínseca.

SELO_INTRINSECA_BLOGSPARCEIROS_2015

Ficha técnica:

Nome: A espada do verão (Magnus Chase e os Deuses de Asgard #1)
Autor: Rick Riordan
Páginas: 446
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Saraiva / Saraiva digital / Submarino / Amazon
Minha avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem