Resenha: A Marca de Atena

Atenção: Essa resenha contém spoilers dos livros anteriores da série “Os Heróis do Olimpo” (“O Herói Perdido” e “O Filho de Netuno”).
O que dizer sobre The Mark of Athena, do Rick Riordan? Eu não sei por onde começar, porque eu estava MUITO ansiosa para ler esse livro. Tanto que no dia do seu lançamento eu ainda estava lendo The Casual Vacancy e simplesmente deixei o livro da J.K.Rowling de lado (desculpa, Jo!) para me aventurar mais uma vez no mundo dos semideuses. Vou fazer uma resenha um pouco diferente porque é difícil comentar sobre o enredo sem soltar spoilers. Afinal, essa é uma série em que todos os livros realmente se juntam formando um só. Então o básico todo mundo já sabe: “temos que unir os sete semideuses para derrotar Gaia”. Em The Mark of Athena, os sete se encontraram. Mas e agora, como evitar que Gaia acorde e destrua o nosso mundo?
Nem preciso comentar que eu fiquei desesperada com o final de “O Filho de Netuno”. Eu (que simplesmente amo o casal Percy e Annabeth) teria que esperar mais um ano para que eles se reencontrassem! Pois bem, Rick foi direto ao ponto e The Mark of Athena começa com o navio Argo II chegando ao Acampamento Júpiter. Annabeth conta com a presença de Jason (e com os poderes de charmspeak da Piper) para que os Romanos acreditem que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão indo em paz. Mas como o título já demonstra (e como Rick disse em uma entrevista) esse livro é principalmente sobre Annabeth. A filha de Atena recebeu um presente da sua mãe e uma ordem: siga a Marca de Atena e vingue-se por mim.
Esse livro é narrado por quatro semi-deuses: Percy, Annabeth, Piper e Leo. Em primeiro lugar, eu fiquei muito feliz com a narração da Annabeth porque era algo que eu queria desde a série “Percy Jackson e os Olimpianos”. O caminho que ela faz durante todo o livro (e que é o enredo principal) foi brilhantemente escrito, principalmente porque como ela própria diz, filhos de Atena não tem “poderes especiais”. Ela não pode controlar o mar como o Percy ou voar como Jason… O seu único poder é a sua inteligência, o que nem sempre é uma ajuda instantânea. E todo o desenvolvimento do relacionamento dela com o Percy foi lindo! Confesso que eu fiquei receosa, porque afinal, romance não é bem o forte do Rick. Mas ele me surpreendeu e eu amei todas as cenas dos dois. Tem uma inclusive que foi um dos momentos que eu mais gostei de toda a saga do Percy até agora!
Bom, mas o livro não é só Percy e Annabeth, certo?
Eu sei que esse comentário vai parecer estranho para quem leu a minha resenha de “O Herói Perdido”, mas eu fiquei decepcionada de não ter narração do Jason. Tiveram cenas ótimas com ele mas eu queria exatamente ter uma comparação com a narração do Percy sobre os mesmos fatos. Eu esperava realmente começar a gostar um pouco mais do personagem. Eu queria que os dois interagissem mais (entendam, as cenas com os dois foram boas, mas foram poucas!). Bom, espero que isso seja melhor explorado nos outros livros! Aliás, isso me lembra um aspecto negativo do livro. Em alguns momentos, os semideuses se separavam em grupos para resolver dois problemas ao mesmo tempo, mas no livro tem somente a narração de um deles. Do outro grupo, nós somente ficamos sabendo se eles conseguiram ou não completar o objetivo. Sim, eu queria a narração dos dois lados!
Um personagem que roubou completamente a cena foi o Leo, com uma das cenas mais engraçadas que eu já li até hoje. Aliás, foi muito bom ter a narração dele e no Percy no mesmo livro porque mostra as diferenças entre os dois. Enquanto o Percy é aquele “engraçado sarcástico”, o Leo é uma pessoa divertida e que tem ideias mirabolantes. Ele consegue sair das situações difíceis com as idéias mais absurdas possíveis. Ponto para você Leo!
Antes de terminar os dois últimos capítulos do livro, eu já tinha decido: eu iria dar quatro estrelas. O livro estava maravilhoso, mas não era o melhor da série. Porém, quando eu acabei… Não consegui, tive que dar 5 estrelas! Rick Riordan simplesmente sabe como terminar um livro, fazendo com que você queira o próximo naquele momento – mesmo isso não sendo possível. O final… O FINAL! O F-I-N-A-L! Para as pessoas que gostam de ler o final antes de ler o livro, por favor, não façam isso com The Mark of Athena! Sério, a surpresa é ótima!
Para quem gosta da série, tenho certeza que vocês vão adorar mais essa grande aventura! E para quem não vai ler em inglês, A Marca de Atena está com o lançamento previsto no Brasil para maio de 2013. Mas vários fãs fizeram campanha no facebook e twitter para que a Intrínseca publicasse o livro antes! A editora respondeu que vai tentar e que eles vão sempre postar atualizações no blog sobre o andamento do livro!
Ficha Técnica
Título: A Marca de Atena (The Mark of Athena – The Heroes of Olympus Book Three)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca (lançamento previsto para primeiro semestre/2013) / Disney Hyperion Books (em inglês)
Número de páginas: 608 (em inglês)
Avaliação:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Lucy disse:

    Awn! Adorei a resenha Lany! Mas e agora??? Como eu faço pra não ler o final do livro quando ele chegar em minhas mãos? >.<''''
    Preciso daquelas etiquetas anti-spoiler para livros de aventuras tb!
    Bjos bjos!

  • Lany disse:

    Eu escrevi esse comentario exatamente pensando em você hahaha! Então se necessario dona Lucy, pode colar uma etiqueta anti-spoiler!!! Mas nada de ler o final do livro antes! (Ate porque eu ja te contei um monte de spoilers sem ser do final!)

  • Karen Alvares disse:

    Lany, o que eu faço com você?! Tu me deixou aqui ainda mais louca para ler esse livro! Mas tenho que esperar pelo lançamento no Brasil. Além disso, tô com uma pilha para ler lá em casa. Mas certeza que quando lançar vou estar comprando logo na primeira fila! 😀

  • Lany disse:

    Mas essa era a intenção: fazer com que todo mundo queira ler o livro logo rs!
    Vou torcer aqui para o livro ser lançado no Brasil antes da data prevista!

  • Carolina disse:

    Bom dia Lany, tudo bem?
    Acredita que eu ainda não li nenhum livro dessa série? Sim, eu estou super curiosa para ler, mas com tantas séries em aberto, eu fico com receio de começar mais uma rs..
    Amei a sua resenha.
    Parabéns!
    Beijos

  • Lany disse:

    Essa é uma série que você pode começar sem medo Carolina, porque ela é muito boa!

  • mateus disse:

    me desanimou um pouco com o fato de jason não narrar, menos um pro rick, ele narra apenas o heroi perdido, e sinceramente acho que rick esta sem ideias para o que o filho de jupiter iria falar, no primeiro livro ele se mostrou centrado e firme como um romano, diferente de percy que na arte do improviso e nota dez, eu acho uma pena não poder mostrar o ponto de vista de jason

  • Lany disse:

    Eu não sei se é isso o que o Rick vai fazer, mas se a gente analisar bem, nesse livro os narradores foram todos do Acampamento Meio-Sangue. Eu acredito que no proximo teremos a narração dos personagens do Acampamento Jupiter – e com isso, teremos do Jason!

  • Vania disse:

    Blaaaaah sem Jason??! Já perdi metade da vontade de ler. Mas pelo menos temos um pouquinho de Jason/Piper? (aquelas que só se preocupa com romance haha). Eu comprei o livro logo depois de The Casual Vacancy, mas por algum motivo obscuro, comecei a ler outro depois de TCV. Não era meu momento de ler MoA ainda. E agora tem Finale, então não sei o que fazer. Mas apesar de não ter narração do Jason (booooo!!!) sua resenha me deixou curiosa, Lany. Ponto pra você!!

  • Lany disse:

    Sim Ily, nos temos Jason/Piper! Afinal, a Piper também narra!
    Mas é menos do que Percy/Annabeth rs!

  • mateus disse:

    sendo assim sim, kkk

  • Vania disse:

    Terminei de ler agorinha e meu primeiro pensamento foi “preciso falar pra Lanyta que aconteceu comigo o que aconteceu com ela” hahaha. Sério, esse livro não foi o melhor da série pra mim. Talvez eu estivesse empolgada demais com a narração da Annabeth, mas não curti tanto assim (as horas que ela demonstrava insegurança pensando “ah o que o Percy falaria se soubesse que estou pensando assim” me deixaram muito brava). Eu já tinha decidido dar 3 estrelas porque gostei mas achei meio blah, mas daí veio o final e, e, E!!!!! Não deu hahaha, muito bom!!! Agora vamos ver o que ele vai fazer no próximo livro e eu já começo gritando o coro de QUEREMOS NARRAÇÃO DO NICO!

  • Lany disse:

    Mas não é? O Rick Riordan realmente sabe escrever finais hahaha! Uns dois capitulos antes do final eu ja estava meio “Mimimi poxa Rick Riordan, esperava mais” e quando acabei fiquei… “Mas que final é esse? AHHH!!!”. Sério, o final merece uma avaliação completamente diferente do livros rs!
    Seria MARAVILHOSO ter narração do Nico!!!

  • TTT: Os 10 lançamentos de 2013 pelos quais estou mais ansiosa « Por Essas Páginas disse:

    […] frente de todas as minhas leituras. Enquanto isso não acontece, tenho que ficar lendo e relendo a resenha da Lany aqui no […]

  • mikaela disse:

    AAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! esperar qte maio???! é posivel? acho que naum. preciso ler. preciso ler. preciso ler. preciso ler. preciso ler. preciso ler. preciso ler. preciso ler. preciso ler. preciso ler. preciso ler. preciso ler!

  • Natália disse:

    Ai meus deuses! Eu nem li A Marca de Atena ainda e já sei o final (foi sem querer, mas eu precisava de alguns spoilers…)! É tão desesperador!!! O tio Rick é muito mau!
    Natália || ape56.blogspot.com

  • TTT: Top 10 livros que estão na minha lista da primavera « Por Essas Páginas disse:

    […] The House of Hades, Rick Riordan (lançamento dia 8 de outubro) – O final de A marca de Atena foi desesperador. Rick Riordan sabe escrever finais! Esse é mais um livro que eu vou comprar no […]

  • Karen disse:

    Lany, não acredito que você deu cinco estrelas pra esse livro! Argh! Detestei, detestei!!! Tem muita enrolação. Metade do livro poderia ir fora, pra mim. E o final, foi bom, mas ARGH foi mal planejado. Teve furos. Coisas que não fizeram sentido. Droga, tio Rick, DROGA! Tô revoltada.

  • Bruu Gonçalves disse:

    Amo esse livro com a minha vida! É maravilhoso e a resenha me deixa com vontade de ler de novo! HahH

  • Top Ten Tuesday: Dez séries que eu quero começar a ler « Por Essas Páginas disse:

    […] Riordan, mas estou embaçando até mesmo para ler Heróis do Olimpo (sério, tio Rick, o que foi A Marca de Atena? Eu quase dormi lendo e no final só não joguei na parede porque estava no Kindle e eu não […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem