Resenha: A Princesa, O Cafajeste e O Garoto da Fazenda


Alguém disse Star Wars? \o/

starwars_ne“Ainda que a Aliança Rebelde tenha ganhado algumas batalhas contra o Império, a esperança está se esgotando. O Império está prestes a revelar a Estrela da Morte, uma estação bélica capaz de destruir planetas inteiros num piscar de olhos. Agora, o destino da galáxia está nas mãos de uma princesa,um cafajeste e um garoto da fazenda… Esta é uma versão de Star Wars: Uma nova esperança (episódio IV) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Cada parte da narrativa é contada pelo ponto de vista de um dos três protagonistas, se aprofundando nos conflitos desses heróis que se unem para combater o mal que ameaça toda a galáxia.” Fonte

Editora Seguinte está lançando vários livros de Star Wars nessa jornada para o mais novo filme da franquia: Star Wars – O Despertar da Força. Escolhi começar pela romantização do primeiro de todos os filmes, Star Wars – Uma Nova Esperança. E, fã como sou, foi uma delícia ler essa história.

Não há muito o que dizer sobre a trama, quem já viu o filme conhece de cor. A diferença está mesmo na narrativa, completamente leve e jovem, um verdadeiro Young Adult da obra. A autora Alexandra Bracken escolheu separar o livro em três partes: A Princesa, O Cafajeste e O Garoto da Fazenda, cada um narrado em primeira pessoa pelos nossos queridos protagonistas, em ordem: Leia, Han Solo e Luke. É interessante acompanhar as aventuras deles através da visão dos personagens, abordando seus sentimentos e aprofundando nosso conhecimento deles. É isso que faz o livro ser brilhante e delicioso, mesmo que você já conheça a história (e especialmente para você que já conhece).

“Han não era o melhor cara da galáxia, ou o mais inteligente, ou mesmo o mais honesto, e não sabia o que tinha feito para merecer aqueles amigos.” Página 163

Alguns “cortes” foram feitos na obra, para deixá-la mais redonda, o que achei muito bem-vindo, principalmente a parte do C-3PO e R2-D2 no deserto; apenas temos lembranças desses eventos e os posteriores em Tatooine através da narração de Luke, já a respeito das consequências deles.

Minhas partes preferidas foram, é claro, a narração de Leia, com toda uma carga emocional forte e digna da personagem, coisa que talvez os próprios filmes não façam tanto jus, e a narração de Han, também com maior aprofundamento no personagem e tiradas cômicas fantásticas e características dele (acompanhar os diálogos dele com Chewbacca sob seu ponto de vista é algo impagável). Não gostei tanto assim da narração do Luke, mas isso talvez seja pelo fato de que nunca gostei muito do personagem.

O livro só não foi perfeito porque acabou apressado; depois de um ótimo começo e de um desenvolvimento ainda mais emocionante, o final parece afobado. Tudo aconteceu rápido demais. Tudo bem que, de fato, não é uma parte longa na película, mas um pouquinho mais de desenvolvimento não faria mal algum. Terminei feliz por ter lido um livro de Star Wars, porém, como romance, o livro teve pouco impacto em seu desfecho.

starwars_ne1

A edição está cheia de ilustrações incríveis, algumas coloridas, outras em preto-e-branco, mas todas espetaculares. A revisão, impecável, e a diagramação muito confortável. A única coisa que não gostei foi do papel branco; não atrapalhou a leitura, mas ele logo ficou amarelado com o manusear do livro (sabem aquelas manchinhas amarelas desagradáveis bem no meio onde você vira a página?); é um pouco frustrante isso acontecer logo na primeira leitura. Na orelha da contracapa vem um marcador embutido da obra, o que é muito bacana.

Vale a pena? Demais! Ainda mais para quem é fã. Que a Força esteja com vocês!

Livro gentilmente cedido para leitura e resenha pela Editora Seguinte!

Ficha Técnica

Título: Star Wars: Uma Nova Esperança – A Princesa, O Cafajeste e O Garoto da Fazenda
Autor: Alexandra Bracken
Editora: Seguinte
Páginas: 264
Onde comprar: Livraria Cultura / Saraiva / Amazon / Livraria da Travessa / Livraria da Folha
Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Douglas Fernandes disse:

    Muito bacana isso, eu não estou muito ansioso pq nao sou fã, nao acompanho os filmes e nao curto :/ Mas sei como são os fãs de Star Wars… hahahahah
    Acho que se eu pegasse esse livro pra ler ficaria meio perdido.. rsrs
    Mas imagino que o livro ta lindo, adoro quando o livro tem ilustrações, fica lindo né ! ?

  • Cristiano Konno disse:

    :) Agora que o filme está chegando, qualquer material de SW que chega dá vontade de comprar ahahhaha… obrigado pela resenha, está anotado na minha lista de futuras aquisições… srssr Pena o fim apressado, mas quem sabe não tenho outra opinião…. XD

  • Resenha: Estrelas Perdidas | Por Essas Páginas disse:

    […] Alguém disse Star Wars?² […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem