Resenha: A Seleção

Eu adoro princesas. Todo mundo que me conhece simplesmente sabe disso. Eu tenho camisas com as princesas da Disney e quero comprar praticamente todas as bonecas das princesas (mas não tenho dinheiro e nem local para guardar todas elas). E por favor, não me mostrem nada da Rapunzel, porque eu vou querer comprar (e sim, eu sei cantar todas as músicas de Enrolados).

Quando a Sabrina, do Café com Blá Blá Blá, me falou sobre o livro A Seleção, a minha resposta foi: “Eu preciso ler esse livro agora!”. Sociedade no futuro e uma seleção para saber quem seria a nova princesa do reino? A probabilidade de pelo menos gostar do livro já era de 50%! E essa capa é linda, não?

Para trinta e cinco garotas, a Seleção é um sonho se tornando realidade. Elas podem sair de um mundo opressor e de possibilidades altamente restritas e ir para um mundo de vestidos, jóias e realezas. Mas para isso as jovens selecionadas vão morar em um castelo e competir pela mão do príncipe Encan… Ops, príncipe  Maxon. Sim, é praticamente um reality show onde como prêmio você ganha um marido e um reino!

Mas America Singer quer passar longe disso tudo. Ela somente quer um futuro com o seu namorado secreto, Aspen, que é de uma casta inferior a sua… E isso complica muito a sua situação, já que não é esse o futuro que os seus pais querem. Mesmo quando é selecionada, America sempre insiste que ela não quer a coroa, e sim somente os benefícios que a sua família irá receber durante o periodo da Seleção. Porém a sua opinião começa a mudar quando America começa a conhecer quem realmente é o principe Maxon… E ela é forçada a escolher entre o destino que ela deixou para trás e um futuro que ela nunca tinha imaginado que poderia ser real.

A Seleção é um livro que, apesar de uma narrativa leve, possui uma mensagem muito importante que é o seu fio condutor. Afinal, como escolher o nosso futuro? Por mais que nós tenhamos certeza de uma escolha, a nossa opinião não é imutável. Com novas possibilidades, nós não podemos perceber que na verdade o nosso destino pode ser outro? Mas como largar tudo o que deixamos para trás?

A Seleção, primeiramente, pode ser um livro de futuras princesas, jóias e passeios pelos jardins. Tudo seria fácil se America sonhasse com esse mundo desde pequena. Mas é a realidade da America que faz toda a diferença no livro. Eu gostei muito da forma que a autora trabalhou o desenvolvimento da sua protagonista mas eu acho que ela poderia ter trabalhado melhor o triângulo amoroso. Fica muito difícil se aproximar de Aspen quando nós quase não tivemos cenas com os dois… Nós temos que acreditar nos sentimentos que America relata. Porém, a forma como America começa a conhecer o príncipe Maxon foi brilhantemente desenvolvida. Bom, isso pode ter acontecido somente comigo, mas eu já sei com quem eu gostaria que America ficasse. E como o foco, pelo menos do primeiro livro, é o romance, gostaria de ter ficado mais na dúvida…

Eu não vou entrar na discussão do que é uma distopia e se A Seleção se enquadra ou não nessa classificação, mas uma reclamação que algumas pessoas fizeram foi que não temos uma explicação em detalhes dessa nova sociedade. Isso é totalmente verdade, mas por causa de alguns acontecimentos do primeiro livro, acredito que isso vai ser melhor trabalhado nos outros dois.

Eu não sei se o que eu vou comentar agora é spoiler, então se você não quiser se arriscar, pule esse parágrafo! (Estou avisando! Tem certeza que quer continuar a ler?). Durante a leitura, eu percebi que o livro estava acabando, mas o processo de seleção não. Eu comecei a cogitar a hipótese de que meu e-book estava com alguma falha (tive um problema com The Scorpio Races, então…). Mas não, o livro tem o final mais aberto que eu ja conheci até hoje. A Seleção não acaba no primeiro livro! Ou seja: continuei na curiosidade para saber quem vai ser a nova princesa!

A Seleção foi um livro que realmente me conquistou. Se você gosta de romances, esse livro é altamente indicado!

 Ficha técnica

Título: A Seleção

Autor: Kiera Cass

Editora: Seguinte

Páginas: 368

Onde comprar: Livraria Cultura

Avaliação:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Lica disse:

    Eu adorei esse livro tbm, li ele em um dia, super viciante né…
    e vc é team o que ?? rs

    eu sou Maxon!!!!!
    Mas o final super aberto me deixou muito revoltada!!! Custava fazer um unico livro completo? rs

    Adorei a resenha,
    bjokas
    Lica

  • Lany disse:

    Eu sou Team Maxon! Além de gostar mais dele do que do Aspen, acho que a America vai ser uma excelente princesa!

  • Lucy disse:

    Lany, eu nem ia ler esse livro, agora a culpa é sua, eu tenho que ler! òó hahahaha
    Vou procurar pela Amazon, ou então se o preço estiver bom, compro por aqui mesmo. Queria ele em ebook, parece que sofro menos pressão quando os livros estão em ebooks. hahaha
    Bjos bjos

  • Lany disse:

    Lucy, você tem que ler! Esse é o tipo de livro que você vai amar!

  • Lucy disse:

    @___@”
    Provavelmente será o primeiro de janeiro. hahaha

  • Camila Leite disse:

    Oi, tudo bem?
    Você já viu a capa do segundo volume? É tão linda…
    Talvez tudo o que falta no primeiro, seja mais trabalhado no segundo! =)
    Adorei sua resenha, me deu vontade de ler o livro.
    Beijos.
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.com

  • Lucy disse:

    Oi, Camila! Tudo bem e vc? 😀
    Ainda não vi a segunda capa! Vou dar uma procurada. hehehe
    Sim, acredito que quando se escreve uma trilogia, a tendência é sempre melhorar (algumas trilogias sofrem da “síndrome do segundo livro”, mas esse parece que vai fugir de muitos clichês que vemos atualmente. rsrs)
    Obrigada! 😉
    Bjos bjos

  • Lany disse:

    Eu adorei a capa do segundo livro! Eu comprei A Seleção em e-book, mas se a trilogia realmente for boa, vou comprar depois os livros “em papel”, porque as capas vão ficar lindas na estante!

  • Carolina disse:

    Bom dia Lany, tudo bem?
    Ainda não li o livro, mas ele está na minha listinha de compras futuras….
    Adorei a sua resenha!
    beijos

  • Lany disse:

    Compreee! O livro é muito bom!^^

  • Vania disse:

    Ai Lany, você tinha me convencido a ler (namoro essa capa faz tempo na livraria) até eu não seguir sua recomendação e ler o “spoiler”. Poxa, não gosto de livros assim… acho que se a história começou, tem que terminar naquele livro (mesmo que a história num geral não termine, pelo menos o desenvolvimento inicial né!). Quem sabe quando a trilogia estiver completa eu pego pra ler, porque se pegar agora só vou ficar com raiva hehe

  • Lany disse:

    (Essa resposta contém SPOILERS!!!)
    Então… Como eu posso explicar sem contar muito, rs?
    Na verdade, o final é aberto, porque a seleção não termina, mas… Assim como em um reality show, a seleção possui diversas fases, sabe? Então, o primeiro livro, termina na primeira parte. Inclusive, o nome do segundo livro, “The Elite”, se refere exatamente a isso.
    Entéao, ela consegue fechar a historia do primeiro livro, mas o meu choque foi porque eu realmente acreditava que o processo todo ia acabar nesse livro rs!

  • TTT: Dez livros que não me incomodaria que Papai Noel trouxesse « Por Essas Páginas disse:

    […] seleção, Kiera Cass: Desde que li a resenha que a Lany postou, fiquei com vontade de ler. Agora seria e época perfeita para adquiri-lo, […]

  • Top Ten Tuesday: 10 livros que aguardo o lançamento « Por Essas Páginas disse:

    […] além desses do que já acompanho. Haverá outros lançamentos, como Elite (continuação de A seleção – que também tenho e ainda não li), mas vamos devagar. Enquanto aguardo esses lançamentos, […]

  • TTT: Top 10 séries que eu comecei a ler e aguardo ansiosamente a continuação « Por Essas Páginas disse:

    […] A Seleção, Kiera Cass – Como eu disse na resenha, não teria como eu não amar um livro com princesas e distopia! E por causa do final, eu fiquei […]

  • Top Ten Tuesday: 10 capas favoritas de livros que já li « Por Essas Páginas disse:

    […] 3 – A seleção – Na verdade, eu gosto mais da capa de A elite, mas ainda não li. Não quer dizer que eu não goste da capa do primeiro livro, só comentei a minha preferência. Em todo o caso, a capa de A seleção merece destaque. Dificilmente gosto de capas com modelos (Estilhaça-me foi a pior até agora), mas acho que de A seleção não poderia ser diferente. (resenha) […]

  • Lain disse:

    Ahh… resolvi ler a resenha pq era sobre princesas tbm!! hauahuahuahuahuahuhauuha

  • Jullyane Prado disse:

    Então eeeeeu simplesmente aaaaaaameeeeeei esse livro, Meu Deus eu também adoro princesas, bem na verdade príncipes né????? hahaha E nossa terminei de ler o livro sem saber pra quem realmente eu torceria, porque hora eu torcia pro Maxon, hora pro Aspen, maaas se fosse euzinha aqui ficaria com o Maxon , rsrs Futura rainha, hah. Bem eu devorei o livro louca pra saber o final e o que aconteceu???? A seleção continua e não temos finalistas. EU amei a capa e ainda mais esse vestido,ele é simplesmente perfeito!!!

  • Dâmaris Carvalho Lima disse:

    Eu gostei muito desse livro, realmente a mensagem do livro é sobre escolhas, mas acho que América deveria ficar com o príncipe (não por ser da realeza), pois acho o antigo namorado dela um idiota 😉 hehehhee

  • Letícia disse:

    Então, adorei sua resenha. Já li A Seleção e estou no aguardo para ler A Elite. Já comprei, mas ainda não chegou. Enfim.
    Não sou tão fanática por princesas, confesso. Por causa disso acabei demorando demais para comprar esse livo. Acho que a sinopse não faz jus à magnificência da obra, por que limita a perspectiva do leitor. Acontece que descobri que o enredo se encaixava na categoria distópica. E sou simplesmente viciada em distopias. Preciso ler todas que encontro pela frente. Por sorte procurei saber mais sobre o livro, e digo: ainda bem!
    Acho que essa obra merece ser lida não só por ter um enlace romântico super mega atraente, mas também, e principalmente, por que a organização social é muito interessante. A questão dos ataques rebeldes me chamou muita a atenção, e a tensão dá um “Q” a mais na história.
    Sobre o triangulo amoroso, espero que a America fique com o Maxon, por que não consigo vê-lo reinando ao lado de outra Selecionada. Isso é impossível. Não tenho nada contra o Aspen, mas se é para preferir um, minha escolha é o Maxon. Haha.
    Bom, é isso. Parabéns pela resenha. Ficou ótima. Esperarei por uma de A Elite, ok?
    Beijos!

  • Resenha: A Escolha « Por Essas Páginas disse:

    […] Essa resenha contém spoilers de A Seleção e A […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem