Resenha: A Torre de Nero

Ficha técnica:

Nome: A Torre de Nero

Autor: Rick Riordan

Tradutores: Giu Alonso e Regiane Winarski

Páginas: 336

Editora: Intrínseca

No último livro da série As provações de Apolo, lágrimas, aliados improváveis e um confronto decisivo aguardam o deus mais petulante e adorado do Olimpo
Não tem chororô, a jornada de Apolo na Terra acabou! Depois de libertar antigos oráculos, enfrentar criaturas assustadoras, derrotar imperadores malignos e passar por humilhações indescritíveis, o ex-imortal se prepara para sua aventura derradeira entre os mortais. Se quiser retornar ao Olimpo e de quebra salvar seus amigos semideuses, ele terá que derrotar o temido Nero e a arqui-inimiga Píton, que não vê a hora de dominar para sempre o Oráculo de Delfos.

Por isso, Apolo e Meg retornam ao lugar onde tudo começou: Manhattan, em Nova York. Lá, terão que se infiltrar na terrível torre de Nero e impedir que o imperador ponha em prática seu plano megalomaníaco de destruição e faça picadinho deles. Com a ajuda dos amigos semideuses, de seres obcecados por chapéus e até da flecha falante mais dramática que existe, eles se preparam para enfrentar uma macabra profecia e seu destino final.

Conseguirá Apolo sair vivo desse embate e retornar ao Olimpo?

Conseguirá Meg confrontar seu padrasto cruel e manipulador?

E, mais importante: conseguiremos sobreviver sem Apolo?

Unindo mitologia greco-romana, tiradas hilárias e momentos de tirar o fôlego, o último livro da série As provações de Apolo traz todos os elementos que consagraram Rick Riordan como um dos escritores mais importantes da literatura infantojuvenil. Considerado “o contador de histórias dos deuses”, o autor já vendeu quase sete milhões de exemplares no Brasil, e suas obras continuam sendo um sucesso absoluto.

Eu não sei vocês, mas tem aquela mistura de felicidade e tristeza quando terminamos uma série e é essa a minha sensação.

Embora eu já fosse adulta quando comecei a acompanhar Percy Jackson, não posso negar que ele tem um lugar bem especial no meu coração e saber que depois desse livro dificilmente o Riordan vai lançar algo sobre o universo de PJ já me deixa de coração partido.  Mas bora superar, né?

Como um todo, a série me divertiu muito! Ver Apolo, um deus todo pomposo, penar como Lester Papadopoulos foi muitas vezes hilário, ao mesmo tempo que queríamos muito ver seu sucesso, sua superação e seu amadurecimento.

Enfim, sobre esse livro em particular, eu fiquei com o coração na mão do começo ao fim. Gostei muito de ver personagens de outras séries mais ativos, como Hazel, Frank, Reyna, Will e o Nico – todo o meu amor por esse casal! E não vamos esquecer de Rachel Elizabeth Dare!

Meg foi uma estrela nesse livro, tendo que enfrentar seu padrasto Nero e ainda sofrer com seus abusos. Gosto de como ela é forte, por nunca ter desabado mesmo tendo vivido tanto tempo sob abusos psicológicos. Aqui ela é essencial para derrotar Nero, tal como Apolo é essencial para derrotar a Píton.

Aliás, justamente a ressalva do livro foi para a luta entre esses antagonistas. Eu achei que sobraria mais “espaço” para a questão de Apolo e Píton, mas acabou que senti que foi tudo muito enxuto.

Em todo o caso, eu gostei muito da conclusão. Não pareceu necessariamente um final, ou um adeus, foi um final daqueles que aquece o coração e adorei!

Com sua escrita envolvente e bem história ao mesmo tempo bem humorada e dramática, Rick Riordan encerra um ciclo com um misto de nostalgia e também euforia. E agora? Pelo visto não teremos mais uma série sobre o universo do Acampamento Meio-Sangue, mas será que podemos esperar alguns livros de aventuras solos por aí?

Só nos resta torcer.

Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela Editora Intrínseca.

 

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Gisele disse:

    Olá tudo bem ? Uma pena saber que agora não teremos mais nada do acampamento meio sangue, mas pelo visto foi encerrado de uma forma meio corrida, isso me incomoda um pouco, parece que acabou apenas para dar fim. tenho problema com desfechos, levo anos pra ler e se acontece isso, me deixa muito frustrada.
    Beijos

    [Reply]

  • Carolina Trigo disse:

    Oi, Lucy!
    Eu amo os livros do Rick Riordan. Já li inteiro Percy Jackson, Os Heróis do Olimpo (inclusive, lembro que fica super ansiosa pelos próximos lançamentos dessa série) e As Crônicas de Kane (a que menos gosto até agora).
    Já comecei a ler a série do Magnus Chase, mas ainda não consegui acabar. As Provações de Apolo é a única que nem tenho os livros ainda, mas quero ler.
    As histórias do Riordan aquecem o nosso coração, conseguem distrair a gente e ainda nos apegar aos personagens.
    Que bom que curtiu esse último livro.
    Bjss

    [Reply]

  • Gustavo (Leitura Enigmática) disse:

    Gosto demais desse escritor, essa obra ainda não li, mas fiquei bem curioso para saber da história na íntegra, pois tenho certeza que é sensacional como as demais que ele escreve. Espero estar lendo em breve.

    [Reply]

  • Ana Caroline Santos disse:

    Olá, tudo bem? Não sabia que o autor iria parar com o universo de PJ. Agora fiquei com mais vontade ainda em dar continuidade nas séries dele que ainda não li. Essa série é uma das que mais quero conhecer, porém queria fazer na ordem certinha de lançamento, então ainda demorar para chegar. Gosto de finais que aquecem o coração, então acho que tem tudo para que eu curta, mesmo com a ressalva que pontuou. Ótima resenha!
    Beijos

    [Reply]

  • Delmara Silva disse:

    Olá,
    sempre que leio opiniões sobre este universo acabo me cobrando por nunca ter lido nada ainda. Me parece ser uma obra apaixonante, caso contrário não teria tantos fãs e o Rick não seria tão aclamado, contudo ainda não encontrei o desejo de realizar essa leitura. Quanto ao fim da série, realmente trás esse gostinho agridoce, mas tenho certeza que embora o autor tenha finalizado com PJ, tão logo ele surgirá com outras histórias pelas quais você se apaixonará.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    [Reply]

  • Maria Luíza Lelis disse:

    Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do Rick Riordan, mas estou querendo ler Percy Jackson esse ano. Fiquei bem animada por saber que você também leu depois de adulta e mesmo assim gostou tanto. Sobre As provações de Apolo, nunca vi muitos comentários, mas confesso que amo as capas haha. Gostei de saber que esse último livro foi uma leitura envolvente e que encerrou bem a série. Adorei a resenha e espero conhecer a escrita do autor em breve.
    Beijos!

    [Reply]

  • CRIS disse:

    Oi Lucy!
    Infelizmente não consegui ler essa série, escuto muito falar mas ainda não tive a chance, quem sabe mais a frente crio coragem, ainda mais agora que terminou a série. Adoro fantasia e ficção e fiquei curiosa com a história pena que sempre fica faltando alguma coisa mas foi bom ler sua resenha, porque estou instigada a começar kkk. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    [Reply]

  • Alice Mendes disse:

    Oi oi querida,
    Amei saber que o autor conseguiu resolver tudo no último livro da série. Me senti órfã, sabendo que não haverá mais na sobre o universo de Percy. Nunca me interessei sobre a história ou premissa dos livros, mas as suas palavras foram tocantes e muito sincera. Pena que peguei alguns spoiler dos livros anteriores, mas contínuo com vontade de conhecer a escrita do autor.

    Beijoss, Enjoy Books

    [Reply]

  • Gleydson disse:

    Oi, tudo bem?

    Eu gosto muito dos livros do tio Rick, mas faz muitos anos que não leio nenhum. Já li PJO, HDO e CDK, assim como os contos que juntam os dois universos. Essa série sobre o Apolo terminou e eu ainda não a li, mas pretendo mudar isso em 2021.

    Abraços!
    http://www.juristageek.com

    [Reply]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem