Resenha: A Tumba do Tirano

Ficha Técnica:

Nome: A Tumba do Tirano

Autor: Rick Riordan

Tradução: Regiane Winarski

Páginas: 368

Editora: Intrínseca

Os tempos estão difíceis para ex-deidades que quase destruíram a humanidade, foram expulsas do Olimpo, perderam os poderes divinos e, de quebra, conquistaram a antipatia de imperadores sanguinários. Apolo, o deus mais glorioso e belo que já existiu, agora é Lester Papadopoulos, um adolescente desajeitado de 16 anos que, para reconquistar seu lugar, precisa libertar cinco oráculos que estão na mais completa escuridão.

Não é de hoje que Apolo tem passado por poucas e boas em sua temporada terrena. Nos três livros já publicados da série As provações de Apolo, vimos o ex-deus enfrentar terríveis inimigos: um psicopata piromaníaco, um crush das antigas com sede de vingança e até um dos imperadores mais temidos da Antiguidade. Como se isso já não fosse o bastante, ele só pôde contar com sua inteligência e sagacidade humanas (bem reduzidas, como é de se esperar), já que seus poderes foram extintos por tempo indeterminado. A sorte é que nessa jornada ele teve a ajuda de amigos valiosos, como Percy Jackson, Leo Valdez e Meg McCaffrey.

Em A tumba do tirano, sua mais nova aventura, Apolo precisa correr até o Acampamento Júpiter, lar dos semideuses romanos, para ajudá-los a se defenderem da fúria do Triunvirato de imperadores, que fará de tudo para destruí-los. É hora de unir forças com Hazel, Reyna, Frank, Tyson, Ella e muitos outros nessa batalha que promete ser a mais difícil e dramática de suas vidas. Infelizmente, a chance de eles saírem vivos reside na tumba de um dos tiranos romanos mais odiados e ardilosos da história, conhecido pela soberba e pela crueldade. Se alguém achou que seria fácil voltar ao Olimpo, achou errado, é claro. Fonte

Demorei bastante para trazer essa resenha até aqui. Demorei mesmo foi pra ler o livro, porque o último foi um baque muito forte. Fico aqui pensando se algo não será feito a respeito futuramente, já que nesse livro em questão não foi. Não dá pra dar detalhes, porque haveria spoilers! E quero evitar a todo o custo, então talvez essa resenha seja até menor que as demais.

Nesse livro, voltamos ao Acampamento Júpiter, inicialmente para um evento muito, muito triste. E também para a Lua Sangrenta, evento que acontecerá em 5 dias, quando também o imperador Calígola e Cômodo pretende invadir o acampamento com o auxílio do tirano Tarquínio.

Enfim, teremos então a presença de personagens queridos como Frank, Hazel e principalmente Reyna, que tem um papel muito bacana nessa história e um desfecho bem interessante. E novos personagens, como era de se esperar. Ainda por cima temos uma batalha iminente e eles

O livro tem várias referências à cultura pop atual, além de ter sempre suas tiradas engraçadas, uma marca registrada do tio Riordan. Apolo consegue nos fazer rir de sua própria situação de uma forma tão natural que eu acho incrível! rsrs

Outra coisa bacana é o desenvolvimento dos personagens. Percebemos uma grande mudança em Apolo no decorrer da série, principalmente a partir do terceiro livro. Mas em A Tumba do Tirano, Apolo parou de fazer o papel de vítima e começou a reconhecer seus erros e como ele era um idiota no passado. Encontramos um Apolo com outra atitude e mais humano, mais solidário. Sua amiga Meg também consegue controlar sua raiva melhor e a amizade dos dois fica cada vez mais sólida.

Não sei se foi porque o terceiro livro teve um impacto forte, mas me pareceu que esse livro tinha um ar mais “sério”, mesmo com as partes nitidamente engraçadas, ou talvez porque eu achei que teve menos aventura propriamente dita. O final não foi lá tão impactante, mas acho que é para que a gente descanse um pouco antes do grande final que será A Torre de Nero.

Mal posso esperar!

Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela editora Intrínseca.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Larissa Dutra disse:

    Olá, tudo bem? Nunca li nada do autor e, para falar a verdade, não tenho muito interesse, mas talvez algum dia eu dê uma chance, já que gostam tanto dos livros dele. Adorei a resenha!

  • Carolina Trigo disse:

    Oi, Lucy!
    Eu amo a escrita do Rick Riordan, mas essa série é a única que ainda não consegui começar a ler. Antes de comprar o primeiro volume, quero terminar de ler os livros restantes da série do Magnus Chase (que por enquanto, só li o primeiro).
    Adorei a sua resenha!
    Bjss

  • Jessica Christina disse:

    Oie, tudo bom?
    Eu nunca li nada do Rick, mas tenho vontade de conferir de tanto que meus amigos falam, rs. Não é um autor tão recorrente na minha estante, mas posso dar uma chance baseada nas resenhas que leio sobre as obras dele. Adorei sua resenha, só deu mais vontade de comprar algo dele pra ver se gosto! haha

  • Dayhara Ribeiro Martins disse:

    Olá, tudo bem? Apesar do sucesso que esse autor é, eu nunca li nada dele e me sinto bastante perdida em relação ao que ele escreve, mas de todo modo é bastante interessante o modo como ele consegue envolver os leitores em suas narrativas, vale a pena!

  • Ana Caroline Santos disse:

    Olá, tudo bem? Eu tenho que me atualizar com as séries do Rick, porque são tantas que já me perdi. Gostei de saber que parece que esse tem um mais sério, porque com certeza prepara terreno para o último. Espero que ele venham de modo a te surpreender! Ótima resenha sem spoilers!
    Beijos

  • Lana Silva disse:

    Sinceramente eu adoro os diálogos divertidos que o autor consegue construir de forma tão natural. Eu ainda não li os livros, mas já assisti as adaptações e adoro. Por isso fico feliz em saber que nesse terceiro livro tem uma pegada mais séria em que Apolo consegue perceber o quanto suas atitudes erram ruins e tenta mudar isso. Imagino que você já esteja super ansiosa pelo gran final.

  • Antonia Isadora de Araújo Rodrigues disse:

    Olá Lucy!!!
    Eu não li nenhum livro do autor apesar de ter curiosidade em sua série principal que por conta de um desafio coloquei na lista esse ano e espero ler.
    Espero que realmente o último livro traga tudo que você está esperando e muito mais, pois é bom nos surpreendemos com algo que amamos.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

  • Pollyanna Campos disse:

    Olá, tudo bom?
    A última série que li do Rick foi a dos Heróis do Olimpo e gostei bastante. Por isso, quando li ali acampamento Jupter e sobre a aparição de personagens tão queridos, eu já me animei toda para ler. Curti muito saber o quanto você gostou do livro e anotei a dica de série para ser lida futuramente.
    Beijos!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem