Resenha: Ah, o verão!

Ah o verão“Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos… ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que… Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre. Quem sabe como é, com certeza terá um prazer enorme em relembrar aquele pôr-do-sol e as noites estreladas de um verão inesquecível. Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!”

Pois é, eu estou totalmente na fase de ler romances adolescentes. Quando a Editora Valentina falou sobre “Ah, o verão!”, o primeiro livro da série As Quatro Estações do Ano, da Fernanda Belém, eu fiquei muito curiosa. Afinal, esse ano eu já li mais livros de escritores brasileiros do que de outros países. Por que não adicionar mais uma na lista?

Ah, o verão! acompanha as férias de janeiro de Camila Garcia Campos, ou melhor, Mila. Ela já tinha vários planos para sair com os seus amigos no Rio do Janeiro, mas a sua mãe é categórica: ela tem que ir a Búzios com eles e ficar lá durante os 15 dias. Ela acha um absurdo ter que fazer essa viagem e considera essa oportunidade um castigo. Afinal, Mila tem 15 anos e todas as emoções com essa idade são bem maiores do que deveriam ser. Ainda mais porque ela está apaixonadinha pelo Rafael, um menino mais velho da escola, e ela acha que poderia conhecê-lo melhor nessa época… Mas Mila vai descobrir que essas férias podem ser mais do que perfeitas!

Eu já fiz a resenha de alguns livros adolescentes aqui no Por Essas Páginas, porque apesar de já ter passando e muito dessa fase, eles acabam me cativando mesmo assim. Normalmente eles me lembram dessa fase tão boa onde a única responsabilidade que eu tinha era passar de ano na escola. E de todos esses livros, Ah, o verão! foi o único que tratou exatamente do início da adolescência. Mila ainda vai começar o ensino médio, então assuntos como vestibular e o futuro não são explorados. A autora realmente se importou com os questionamentos dessa fase e por isso eu tenho que fazer essa resenha pensando nessa faixa etária.

Ah, o verão! é realmente um livro muito bom. A Fernanda Belém narra de uma forma muito envolvente e com isso ela aproxima o leitor do texto. Os personagens estão completamente condizentes com a faixa etária e por isso eu acredito que eles dialoguem muito bem com os leitores da mesma idade. E para quem já passou dessa época, você consegue entender as atitudes deles. Por exemplo, mesmo quando a Mila é altamente rebelde com os pais, você entende que essa é uma característica muito comum dessa fase. Um recurso que a autora usou para entendermos melhor a Mila foi adicionar em itálico os pensamentos da protagonista. Era muito engraçado porque a Mila é muito sarcástica, mas ela tem aquele filtro que faz com que ela se segure e não fale muita coisa. Sem contar que tem momentos que ela realmente repete os nossos pensamentos como “Ohm!!! Ele não é um fofo?!”.

Aliás, durante todo o livro nós temos vários “Ooohm” (eu escrevo Awww!) e um romance realmente deve ter cenas que nos deixam assim! Toda essa parte foi muito bem desenvolvida e sem juras de amor logo quando os personagens se conhecem. Não tem como não se encantar com esse romance – que é como uma brisa fresca na beira da praia. Ele traz aquele sentimento bom de se apaixonar pela primeira vez.

Os protagonistas foram muito bem desenvolvidos e o Leandro inclusive me surpreendeu de uma forma muito positiva no final. Mas durante a leitura eu tive alguns problemas com outros personagens. Primeiro, a mãe da Mila parece ser um pouco rígida no início do livro, o que é normal considerando a idade da filha. Mas, do nada, sem nem conhecer os novos amigos da filha direito, ela muda completamente? E eles eram mais velhos.  Acho que isso poderia ter sido descrito de uma forma mais gradativa. Outro problema foi que a Juliana, filha dos amigos dos pais da Mila, sofreu uma mudança muito rapidamente. Ela se vestia com roupas largas e com blusas com desenhos nerds, e na primeira vez que a Mila mudou o visual dela, BUM, ela aceitou e passou a se vestir assim sozinha. Se ela não se sentia confortável, era difícil imaginar que ela mudaria tão facilmente.

E a Editora Valentina arrasou na edição! O livro está LINDO! A parte da frente da capa e atrás representam o dia e a noite. Elas se completam, tem um significado no livro e ficou tão bonito! A única coisa que eu não gostei foi essa frase embaixo do título, normalmente não gosto dessas explicações. E ahhh o título é metálico e ele BRILHA!

verão capa                verão atrás

O livro também está muito caprichado por dentro . Os títulos dos capítulos tem uma página só para eles com uma ilustração. E o cheiro do livro? Huuum! Eu sei que não sou a única louca que fica cheirando as páginas, mas o cheiro desse livro é muito bom!

verão capítulo

A Mila escreve muito na sua agenda e todos esses trechos também são destacados. Eu gostei muito desse recurso, mas em alguns momentos, principalmente no início, ficou repetitivo. A Mila já tinha narrado para os leitores o que tinha acontecido e ela contava quase a mesma coisa de outra forma na agenda. Mas depois isso acontece com menos frequência.

verão dentro

Ah, o verão! é realmente um romance de férias e ele traz toda a leveza que essa experiência deve ter. É quase como se fosse um sonho bom ou aquele momento que você não sabe muito bem se é real ou não. E o mais importante de tudo é que Mila cresceu muito com essa experiência e isso foi lindo. Mal posso esperar para ler o segundo livro da série, Folhas de um Outono.

Uma dica: Quem comprar Ah, o verão! no Submarino, ganha uma ecobag LINDA!

O livro foi gentilmente cedido para resenha pela Editora Valentina.

 Ficha Técnica

Título: Ah, o verão!
Autor: Fernanda Belém
Editora: Valentina
Páginas: 256
Onde comprar: Livraria Cultura
Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Julliany disse:

    Eu também gosto de romances adolescentes, mas sem muito mela mela, esse é assim? Por que se for, todo esse meu entusiasmo vai sumir haha mas por enquanto to doida para lê-lo, mas infelizmente não é um dos principais, pois não leio muito romance nacional, então não sei o que esperar, uma opinião?

  • Lany disse:

    Esse não tem “mela mela”, também conhecido como “protagonista mimimi” hahaha! Ela é MUITO decidida, então ela corre atrás mesmo! Claro que ela é um pouco exagerada, mas também, qual adolescente que não é???
    Eu acho que Ah, o verão! é um ótimo livro para a faixa etária que ele propõe!^^

  • Dâmaris Carvalho Lima disse:

    Li a resenha, mas não animei em ler o livro, não sou muito fã de romances adolescentes… Gosto mais de livros de fantasia, distopias e espionagem heheheheh

  • Nayara disse:

    Que gracinha o livro assim! Confesso que nunca vi esse livro (talvez não estivesse procurando) mas gostei do fato de ser uma série chamada As Quatro Estações do Ano!
    Eu adorei Fazendo Meu Filme, que além de ser escrito por uma autora brasileira, também é adolescente. Vou procurar da próxima vez ;D
    Adorei a dica e ótima resenha!
    Beijos

  • Lany disse:

    Provavelmente você não conhecia o livro porque ele é o lançamento de fevereiro da Editora Valentina! Ele chegou na editora e eu fiz o pedido hahaha! =OD
    Se você gostou de Fazendo meu filme, acredito que você vai adorar Ah, o verão! *-*

  • Julliany disse:

    Ah que ótimooo, não gosto de mimimi. Verdadeeee, para adolescente qualquer probleminha já é um terremoto. Vou ler com certezaaaa!!

  • Isa Aragão disse:

    Aaai livros adolescentes <3 <3 haha Só não se compara a Fazendo meu filme né? haha
    aaah terminei de ler o terceiro livro! To louuucaa para ler o quarto!!! Meu Deus, como pode terminar assim? É de enlouquecer haha
    Beijãao :*

  • Quinze autoras nacionais que você precisa conhecer « Por Essas Páginas disse:

    […] ela escreveu sobre o início da adolescência, que é uma fase um pouco esquecida. Como eu disse na resenha, os protagonistas foram bem desenvolvidos e o livro combina realmente com o verão! Ela também […]

  • Fabiana Strehlow disse:

    Tenho a impressão que este livro é ótimo! Leve e bem humorado!
    Lembra muito o meu tempo de juventude. Rsrsrsss…

    Beijos!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem