Resenha: Anna Vestida de Sangue

Um dos livros lidos ano passado, Anna vestida de sangue tem uma premissa interessante. Poucos títulos de YA sobrenatural me chamaram a atenção quanto este. Mas como todo bom livro, tem altos e baixos.

ANNA_VESTIDA_DE_SANGUECas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro.
Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas.
Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente? Fonte

Sabe quando você gosta de um livro, mas tem elementos que te incomodam? Foi essa a sensação que tive com Anna Vestida de Sangue. Por um lado, adorei a história, por outro… tem coisa ali difícil de engolir.

O livro fala de Cas, um jovem que tem uma vida bem diferente, sendo caçador de fantasmas. Sim, ele caça fantasmas e os “mata” de vez. Ele herdou seu talento do pai, que foi morto anos antes justamente por um fantasma. Mudando de cidade em cidade, Cas, sua mãe e o gato da família se deparam com um novo desafio: uma jovem que assombra uma casa conhecida por Anna Vestida de Sangue. Até aí tudo bem.

O problema é que quando Cas foi confrontá-la, ela não o mata – como geralmente acontece quando algum desavisado entra na casa. Por isso, Cas decide desvendar melhor a história de Anna: como ela foi morta, o que a segura no pós-vida aqui na Terra… Meio que isso o torna obsessivo em relação à ela.

E é isso que atrapalha a história. Como eu disse, o livro tem uma boa premissa, mas Cas acaba desenvolvendo uma “paixonite” por Anna – e é recíproco. Como Anna consegue se materializar é um mistério, mas acho que esse livro não precisaria do toque romance para ser bom. No entanto, não foi apenas isso que atrapalhou.

Talvez pelo livro ter um público-alvo mais característico, sendo jovem-adulto, eu tenha percebido vários furos na trama, além dos clichês não tão bem aproveitados. Além de Cas ser o típico garoto que não tem amigos, adotando uma personalidade arrogante, ele consegue chamar a atenção do nerd e da garota mais popular da escola, formando um trio bem eclético, digamos assim, para ajudar Anna a se livrar de sua maldição. O que eles não contavam é que Anna não é nem de longe um perigo para eles.

Esse é o primeiro livro de uma duologia, o que é até bom, já que temos várias pontas soltas. O livro vale pela aventura e pelo clima tenso de filme de terror, presente em boa parte das cenas de aventura, apesar do clima romântico que se forma na história. Arrisquem-se e vejam por si mesmos.

Ficha técnica:

Nome: Anna Vestida de Sangue
Autor: Kendare Blake
Páginas: 252
Editora: Verus
Onde comprar: Livraria Cultura / Saraiva / Amazon
Minha avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Douglas Fernandes disse:

    Eu gosto muito de livros que trazem esse clima de suspense e terror, adoro livros assim, é um dos generos que mais gosto :)
    Pena que acontece isso né, algo incomoda, apesar desses pontos negativos, eu quero muito ler.

  • Lucy disse:

    Oi, Douglas! Às vezes você tem uma opinião bem diferente da minha. Se joga! rsrs
    Bjs

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem