Resenha: Através do Universo

Com dezessete anos Amy se junta a seus pais como um cargo congelado dentro da enorme nave espacial Godspeed e espera acordar em um novo planeta, 300 anos no futuro. Ela nunca poderia saber que seu sono congelado terminaria cinquenta anos mais cedo e que ela seria jogada no novo mundo de uma nave espacial governada por suas próprias regras.

Amy rapidamente se dá conta que não foi acordada por um mero defeito no computador. Alguém – um dos mil e poucos habitantes da espaçonave  – tentou matá-la. E se Amy não fizer algo em breve, seus pais serão os próximos.

Agora Amy deve correr para desvendar os mistérios escondidos do Godspeed. Mas em sua lista de suspeitos de assassinato, apenas um interessa: Elder, o futuro líder da nave e o amor que ela nunca poderia ter previsto. Fonte

Eu namorava esse livro já há algum tempo nas livrarias. Primeiro porque a capa dele é linda (tanto a capa dura que foi usada na edição brasileira quanto a edição paperback americana), e segundo porque o título é uma alusão à  uma das músicas mais perfeitas já escritas! Esse mês finalmente decidi que era hora de dar uma chance à história de aventura e mistério em uma nave espacial, e confesso que não me decepcionei!

A história começa na Terra com Amy tendo que decidir se quer ser congelada junto com seus pais – cientistas essenciais a um projeto de habitação de um novo planeta – ou se fica na Terra com seus parentes e seu namorado. Essa decisão se passa no primeiro capítulo, e é um dos melhores primeiros capítulos que já li. Após ter sido congelada, os capítulos narrados por Amy são extremamente curtos, mas cheios de poesia. Como a narração é intercalada, o tempo que Amy passa congelada nos dá a chance de conhecer Elder, o garoto em treinamento para ser o futuro líder da espaçonave.


A capa do paperback americano

É quando Amy é descongelada 50 anos antes do previsto que a história realmente começa, com sua presença ameaçando os pilares da sociedade idealista construída no Godspeed. Sua investigação para descobrir quem a descongelou – e quem está por trás do descongelamento e assassinato de outras pessoas da Terra – coloca Amy em perigo à medida que ela e Elder descobrem segredos escondidos na nave por muito tempo. Uma das coisas que me deixou com receio durante a leitura foi a descoberta do antagonista logo no começo do livro, mas mesmo assim Revis ainda me surpreendeu; talvez não de maneira grandiosa como Agatha Christie sempre o faz, mas nos detalhes, nos pormenores de sua narrativa. Aliás, foi a narrativa que realmente me conquistou em Através do Universo, porque apesar de algumas coisas serem óbvias, ela manteve o mistério vivo durante todo o livro e isso não é algo fácil de ser feito. Seus personagens também são extremamente cativantes, daqueles cuja presença parece tão real que você ainda consegue senti-la mesmo depois que eles se foram.

Esse é o segredo das estrelas, eu digo à mim mesma. No final, nós estamos sozinhos.

Em resumo, Através do Universo foi um livro pelo qual eu me apaixonei, e que recomendo com todo o fervor: é uma história incrível com personagens maravilhosos e que vai te deixar com gosto de quero mais. O segundo livro da trilogia – A Million Suns, nascido de um erro que Beth Revis somente percebeu após a publicação de Através do Universo – ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Shades of Earth, o terceiro e último volume, sai aqui nos Estados Unidos dia 15 de Janeiro de 2013.

Ficha técnica:

Nome: Através do Universo
Autor: Beth Revis
Páginas: 398
Editora: Novo Século
Onde comprar: Livraria Cultura
Minha avaliação:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Carolina disse:

    Bom dia Vania, tudo bem?
    Vou confessar que primeiro eu me apaixonei pela capa do livro (sim, as vezes eu me apaixono por elas rs) e depois é que eu fui ler a sinopse. Achei super interessante a sinopse, mas não sabia bem o que esperar, porque se o livro não for bem escrito, esse tipo de história pode se tornar muito chata.
    Após ler a sua resenha, tenho certeza de que não foi o caso, e posso ficar mais tranquila ao add nos meus desejados.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

  • Ceile disse:

    Estou louca por este livro! Já fiquei imaginando a “aventura” que deve ser ter tantos suspeitos dentro do mesmo lugar que você.

    Só não entendi o segundo livro. Como assim um erro? A autora deixou uma lacuna muito grande e escreveu o segundo para arrumar?

    Beijos!

  • Juliana Pires disse:

    Eu acho essa capa linda!
    Adoro historias que se passam no espaço, fiquei muito curiosa para saber o que acontece nesse livro.

    Bjks

  • Lany disse:

    Estou com o livro aqui mas ainda não o li. Confesso que depois dessa sua resenha, ele pulou de posição na minha lista de proximas leituras! Acho que é bem o tipo de historia que eu vou adorar!!!

  • Lany disse:

    AHAAA eu li!
    Nossa, eu adorei! Gostei muito da narração e concordo com você: mesmo não sendo um final supreendente, ela conseguiu segurar o misterio durante todo o livro. So teve uma coisa que eu realmente não imaginava (e depois eu fiquei, DUH ME, isso era obvio hahaha!).
    Depois de terminar o livro, eu fui conferir o erro da Beth e YAY, eu acertei hahaha! Confesso que na hora que eu li, eu fiquei pensando… Até achei que talvez eu tivesse enganada, porque sabe como é, fisica não é o meu forte. E agora estou super curiosa em como ela vai resolver esse problema!

  • Resenha: Um Milhão de Sóis « Por Essas Páginas disse:

    […] devorar Através do Universo em apenas alguns dias, eu corri para sua continuação: Um Milhão de Sóis (lançamento desse mês […]

  • Felipe disse:

    Pelo o que vi esse livro tem como plano de fundo um tema que amo, isso já me conquistou pra começar, e os detalhes apresentados realmente deixam qualquer um curioso!

  • Dâmaris Carvalho Lima disse:

    Li esse livro, também gostei muito, só o começo dele achei um pouco cansativo! Mas é um livro viciante! Gostei muito da mistura de distopia com mistério, os diversos assassinatos que começam a acontecer e vc se perguntando quem é que está desligando as máquinas!! Amei esse livro!

  • Ana Paula Candido da Silva disse:

    Nossa q legal, gostei da resenha quero ler

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem