Resenha: Calafrio, Maggie Stievfater

Não é segredo para ninguém que eu AMO lobisomens. E naquela época em que vampiros estavam no topo, eis que eu descubro uma série em que os lobos eram os principais. Foi por causa disso que eu fui correndo ler “Calafrio”, o primeiro livro da trilogia (sim, de 3 livros) “Os lobos de Mercy Falls” da Maggie Stievfater. No Brasil, os dois primeiros livros foram publicados pela Editora Agir.

Grace Brisbaine é uma adolescente aparentemente normal, tirando o fato que 6 anos antes ela foi atacada por uma alcatéia que vivia no bosque perto de sua casa. Por sorte, um lobo de olhos amarelos a salvou. Depois desse incidente, em todos os invernos, ela se sente atraída pelo bosque e fica a espera do “seu lobo”.

Quando Jack, que pertence a uma família rica e importante de Mercy Falls, é atacado supostamente por lobos, começa à caça a esses animais. Grace é claro fica desesperada! Até que um dia ela encontra um rapaz ferido na varanda da sua casa… E esse rapaz é Sam, o lobo que salvou Grace. No inverno, ele é um lobo, mas no calor, ele volta a sua forma humana. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência ou quando se tornará um lobo para sempre…

Eu sei, a história parece “mais um daqueles romances adolescentes”. Eu leio muitos livros desse estilo e posso dizer: Calafrio é um livro único. Nenhum outro livro tem uma narração igual. E é esse detalhe que faz com que o livro seja inesquecível.

Em primeiro lugar, temos capítulos narrados pela Grace e pelo Sam. E em cada um deles temos a temperatura no momento, já que isso é importantíssimo para a história. A troca de narradores dá uma versatilidade enorme, já que nós acabamos conhecendo melhor os dois protagonistas. Mas isso está presente também em outros livros, certo?

O que chama mesmo atenção é o cuidado com que as frases são escritas. A maioria das frases foi muito bem pensada pela autora e o livro todo parece uma grande poesia. A narração é delicada, triste e passa toda a melancolia do inverno. Principalmente nos capítulos do Sam. E isso faz com que os personagens se tornem mais reais, porque eles possuem características únicas. O sobrenatural está ali somente para guiar a história, porque o foco são os personagens e as suas escolhas.  A Grace não é aquela mocinha indecisa que fica perdida e sem saber o que fazer. Eu já li o livro faz tempo, mas eu não me lembro de nenhum momento em que eu tenha realmente questionado as ações dela. E o Sam? Só lendo para saber… Nenhuma descrição aqui seria correta para a complexidade desse grande poeta!

Enfim, Calafrio foi uma surpresa enorme para mim. É um livro lindíssimo e com uma delicadeza que nós não conseguimos encontrar em todos os lugares.

Se você gosta de um bom romance, é só pegar o chocolate quente para afastar o frio, agarrar o seu “lobinho”… E boa leitura!

Ficha Técnica

Título: Calafrio

Título original: Shiver

Autora: Maggie Stiefvater

Editora: Agir

Onde comprar: Livraria Cultura

Minha opinião: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Lucy disse:

    Poxa, quer dizer que ainda tem chance de ele se tornar um lobo para sempre? o.o
    Ah, que coisa! Eu vi os livros dessa série esses dias na livraria, cheguei a te contar e me interessei. Agora fiquei curiosa! hahaha
    Adorei a resenha, Lany!
    Bjos bjos

  • Camila disse:

    Já tinha ouvido falar várias vezes desse livro, mas nenhuma tinha chamado a minha atenção, isso é até agora, o jeito como você colocou que se passa a estória me fez ficar muito curiosa, e com vontade de ler…*-*
    Parabéns pela resenha..Beijos Camila

  • Melissa disse:

    Putz, fiquei curiosa! ah nem, toda vez que venho aqui nesse blog saio com mais livros na pilha dos “vou ler”. hahahaha

  • Resenha: Espera, Maggie Stiefvater « Por Essas Páginas disse:

    […] Atenção: Espera é o segundo livro da série “Os lobos de Mercy Falls”, de Maggie Stievfater. Portanto, essa resenha contém spoilers do primeiro livro, Calafrio. Vocês podem ler a resenha do primeiro livro aqui. […]

  • Lucy disse:

    Só pra constar: eu comprei o livro viu? e por causa da sua resenha. Se não for bom, eu volto aqui pra acertar as contas na porrada! ò_ó
    hauhauaha XD

  • Karen disse:

    O Felipe leu esse livro e adorou! Ficou doidão por ele, eu também queria ler, mas ele leu em PDF, e a gente tá vendo se compra a edição em papel (porque eu só gosto de ler assim).
    É claro que você é quem tinha que fazer essa resenha, né, Lany? LOBINHOSSS!!!

  • Vania disse:

    Eu li esse livro por indicação sua e da Sá e confesso que não me arrependi. A Maggie tem um jeito com as palavras que é único e especial, só lendo pra saber mesmo. É poesia, como você disse.

  • graziela segredo silvestre disse:

    QUERO MUITO LER ESTE LIVRO,NAO CONHECIA ,ACHEI A RESENHA MUITO INTERESSANTE ,ADORO LIVROS ASSIM CHEIO DE AVENTURAS PERIGOSAS…

  • Top Ten Tuesday: Dez Livros da minha Lista do Outono « Por Essas Páginas disse:

    […] 9. Calafrio, Maggie Stiefvater – Eu comprei a série inteira quando vi uma promoção e agora eles estão ali, me encarando, perguntando quando eu finalmente lerei. Bem, a intenção é que seja ainda esse ano, então por que não tentar colocar na lista de outono? rs. A vantagem é que a série já acabou e já tenho os livros, então é capaz de ler tudo de uma vez. Tem resenha aqui! […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem