Resenha: Cinco Júlias

Ficha técnica:

Título: Cinco Júlias

Autor: Matheus Souza

Páginas: 328

Editora: Companhia das Letras

Compre aqui

Sinopse: “Em seu livro de estreia, o roteirista Matheus Souza apresenta cinco garotas que, de repente, têm seus maiores segredos revelados. De madrugada, sem o menor aviso, todas as mensagens que todo mundo já enviou por e-mail e pelas redes sociais vazaram na internet. Agora, basta digitar o nome de alguém num campo de busca para ler as conversas particulares que a pessoa já teve. Vários políticos são presos, milhares de fofocas de celebridades vêm à tona. E a vida de cinco adolescentes que têm o mesmo nome [Júlia] vira de cabeça para baixo. Em uma noite chuvosa no Rio de Janeiro, uma série de incidentes faz com que as cinco se encontrem. Cada uma tem o seu motivo, mas todas querem fugir da cidade o quanto antes. Assim, elas partem num carro de autoescola para São Paulo, numa viagem hilária e intensa, sofrida e maravilhosa ― como a própria adolescência.”

Entre uma leitura e outra mais pesada (afinal, eu sou a garota dos livros de terror e suspense aqui no blog, não é mesmo?), adoro relaxar com uma leitura mais leve, e YAs são meus preferidos nessas horas! Quando fui este ano à FLIPOP (confira nosso post sobre o evento) vi uma mesa com alguns autores, entre eles, o Matheus Souza, que estava fazendo sua estreia no mundo da literatura, apesar de já ser experiente em roteiros de teatro e cinema. Ele comentou sobre seu livro – Cinco Júlias -, que primeiro nasceu como um roteiro de uma peça teatral, e naquele instante fui capturada pela essência dessa obra incrível! E devo dizer, foi tudo que eu esperava e bem mais – uma delicinha de leitura!

~ Dica: acompanhe nosso Instagram e fique por dentro das resenhas e indicações em primeira mão! ~

Em um belo dia entra no ar um site chamado uLeaked, onde qualquer um pode procurar conversas privadas – de e-mail, WhatsApp, direct de redes sociais – de qualquer pessoa no mundo; isso inclui, além de políticos e celebridades, pessoas comuns, como eu e você. E, a partir dessa premissa de “Vaza Jato de todo mundo”, a história dessas cinco garotas chamadas Júlia começa. Na noite daquele dia que mudou o mundo, uma série de coincidências reúne as cinco personagens, cada uma bem diferente da outra, com suas próprias histórias e dramas pessoais, mas com uma coisa em comum: a vontade de dar uma virada em suas vidas. Juntas, elas embarcam em um carro de auto-escola rumo à São Paulo e uma semana inesquecível.

Cada capítulo é narrado por uma das Júlias, e o mais legal é que todas possuem vozes bem diferentes e você logo percebe quem é quem (e se afeiçoa por todas elas!). Mas, para facilitar (até mesmo entre elas, dentro da história), as próprias fazem um sorteio e se nomeiam como Júlia 1, Júlia 2 e  assim por diante (mas acabam dando apelidos entre si mais tarde, como Ju Two ou J4). E, logo de cara, já me apaixonei por cada uma dessas personagens; é como se cada uma completasse a outra de um jeito especial (como a gente faz na vida?). É inevitável ficar torcendo por todas elas, rir e chorar das aventuras e desventuras dessas meninas.

Com um ritmo gostoso e uma escrita despretensiosa, o autor nos conduz em uma viagem maravilhosa. É um livro fácil e super agradável de ler, as páginas vão passando e quando você se dá conta, já está no final, com um sorriso (e algumas lágrimas) no rosto e morrendo de saudade dessas personagens queridas e da história. Foi minha última leitura de 2019 e terminei abraçando o livro com a certeza de que fechei o ano com chave de ouro!

Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela Seguinte, selo da editora Companhia das Letras

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Laura disse:

    Adorei a premissa. O trecho “(…) numa viagem hilária e intensa, sofrida e maravilhosa – como a própria adolescência.” passa a imagem de um Young Adult perfeito. Fiquei muito curiosa para conhecer as Júlias e descobri que segredos são esses que as fizeram fugir.

    Laura Militão, blog Mais um Capítulo

  • Kênia Cândido disse:

    Olá, Tudo bem?

    Estou conhecendo este livro através da sua resenha e pela capa me conquistou tranquilamente. Gostei das informações que você deixou e sabendo que é um livro fácil e super agradável de apreciar, só me resta adicioná-lo na minha lista de desejados. Obrigada pela dica.

    Bjos

  • Larissa Dutra disse:

    Olá, tudo bem? Gente, que premissa mais doida e interessante, hahaha. Não conhecia a obra ainda, mas fiquei bem curiosa para ler depois de ver a tua resenha. Adorei a dica!!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

  • Bianca Ribeiro disse:

    Eu vi bastante gente falando desse livro no twitter, no instagram eu não vi quase ninguém, acredita?!
    Eu achei a premissa da história muito maravilhosa e o nome do livro já faz a gente querer ler! Adorei sua resenha, quero muito ler ele!

  • Alisson Gomes disse:

    Oi Karen!
    Eu acredito que eu tenho visto alguma coisas sobre o lançamento desse livro no Twitter, mas não cheguei a dar muita atenção a ele não, não vou mentir, mas ler sua resenha me fez ver a história interessante que eu provavelmente estou perdendo, adorei a premissa do livro, espero que a história seja realmente muito boa pra mim como foi para você!!

    Beijos!
    Eita Já Li

  • Yvens Castr4o disse:

    Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e o autor, achei a capa simples e legal ao mesmo tempo, além disso parece ser uma história interessante e por isso vou pesquisar mais sobre o livro, pois é o meu primeiro contato com “Cinco Júlias”. Parabéns pela resenha!

  • Jo disse:

    Vi uma galera falando sobre esse livro, mas não li, apesar de sua história ser interessante. Confesso que tenho ‘medo’ de um dia de fato vazar as conversas privadas das pessoas.

  • CRIS disse:

    Oi!
    Achei interessante o enredo, por ser fácil e agradável, estou precisando de ler um livro assim, para me resgatar da ressaca que estou kkk. Fiquei curiosa sobre as Júlias e como elas se envolvem, parabéns pela resenha me instigou em conhecer essa obra, obrigado pela dica. Bjs!

  • Vanessa Vieira disse:

    Que interessante o ponto de partida do autor para desenvolver a história! Gostei demais disso e o final deve ser bem interessante! Sua resenha curtinha dá ainda mais aquela vontade de saber detalhes da obra!

    Um grande abraço!

  • Maria Luíza Lelis disse:

    Oi, tudo bem?
    Como não ficar curiosa para ler esse livro depois dessa resenha? Eu já tinha ouvido falar sobre ele, mas confesso que não sabia quase nada sobre a trama. Parece ser uma leitura envolvente e muito cativante. Acredito que é bem o estilo de livro que conquista o coração e você fica querendo ser amiga das personagens.
    Adorei sua resenha e a dica já está mais do que anotada.
    Beijos!

  • Lilian de Souza Farias disse:

    Gostei da ideia do sorteio para saber qual Julia é quem, eu ficaria bastante confusa. Não conhecia o livro e achei a proposta bacana, também não conheço o autor, mas o que gostei mesmo foi você ter trazido um livro tão diferente e especial para cá.

  • Clayci Oliveira disse:

    Me identifiquei porque também sou a doida do suspensa e thrillers hahahahahah, mas sempre procuro algo leve e divertido para intercalar com as leituras. Gostei da premissa! Já fiquei com vontade de ler

  • Michelle disse:

    Que leitura sensacional, adorei sua resenha e fiquei muito interessada no livro, espero ter chance de ler também!

  • Júlia disse:

    Ah que delicinha de história parece ser essa. Esse livro já havia me chamado a atenção, pois imagine, também sou Júlia. Agora após ler a sua resenha tenho certeza que preciso conhecer essas páginas. Adorei a tua indicação <3

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem