Resenha: Com amor, Simon

Com Amor, SimonFicha técnica:

Nome: Com amor, Simon

Autor: Becky Albertalli

Tradutor: Winarski Regiane

Páginas: 272

Editora: Intrínseca

Compre aqui

Sinopse: Encantadora história de amor que questiona os padrões sociais chega aos cinemas em 22 de Março com nova capa e novo título, a apaixonante história de Simon que conquistou milhares de leitores com uma trama que trata com naturalidade e bom humor a afirmação e os dilemas de um adolescente gay.
Agora, a adaptação do romance chega às telas de cinema com Nick Robinson, de Jurassic World, no papel de Simon, e Katherine Langford, protagonista de 13 Reasons Why.

Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas – afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada. Fonte

Sabe quando você lê um livro que é só ♥ e não sabe bem como transmitir isso? Então, é o que senti por esse livro.

Quando a Intrínseca lançou esse livro como “Simon vs. a Agenda Homo sapiens”, eu não tinha dado tanta bola, confesso. Aí veio um novo “boom” com o lançamento do filme e um novo lançamento do livro com o novo título. Até aí, eu tinha outras leituras pendentes, então deixei passar. Mas agora, enfim, consegui pegar esse livro para leitura! (e demorou, né?)

Como vocês podem ver pela sinopse, temos aí a questão de Simon ser gay, mas não fazer muita questão de falar isso com ninguém. Não que ele faça questão de guardar esse segredo, mas ele simplesmente não se acha preparado para compartilhar com ninguém – afinal de contas, é algo extremamente pessoal e que só diz respeito a ele.

O problema é que um de seus colegas de escola, Marvin, lê um dos e-mails que ele mandava para um amigo chamado Blue (tá legal,  é um  crush do Simon) e acaba pedindo que Simon o ajude a se aproximar de uma garota popular, em troca, ele guardaria o segredo de Simon a sete chaves.  Sim, chantagem pura e plena.

Temos então o desenvolvimento de uma história que não se resume também à essa chantagem. Tem toda a questão dos relacionamentos de Simon e seus amigos e seu crush (e pretensos crushs, já que temos alguns personagens que parecem gostar de Simon). E, embora exista a chantagem,  eu senti o entrosamento de Simon por Marvin, e que Marvin não é um esteriótipo de vilão, ele é como uma pessoa comum que usou um meio muito ruim para chegar a um fim – e que talvez até pudéssemos simpatizar com ele, se o que ele fez não tivesse sido tão grave (nada justifica).

A história é bem bolada e a leitura é fluida, sem qualquer tipo de dificuldade. Não vi nenhuma situação forçada, principalmente na questão do romance. A autora escreve de forma que conseguimos nos colocar no lugar de Simon diante de seus problemas e eventuais atividades cotidianas. Inclusive, o mistério sobre quem era Blue foi muito bem bolado. Em momento algum eu tinha suspeitado daquela pessoa.

A edição do livro está uma graça. Ainda não assisti o filme para saber se foi fiel ou não, mas com certeza recomendo a leitura!

Este livro foi gentilmente concedido para resenha pela editora Intrínseca.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Beatriz Andrade disse:

    Mas, gente. eu ia morrer sem saber que é o mesmo livro eu acredita que era um segundo volume hahahaha
    Então, eu não tinha muita curiosidade com esse livro, mas estou muito inclinada a ler, fiquei curiosa e acho que a leitura pode ser muito interessante. Eu quero assistir ao filme, mas antes eu preciso ler o livro.

  • Pamela Carolina disse:

    Que história interessante, adorei a ideia do autor ter feito um protagonista gay, é totalmente fora dos ” padrões ” que estamos acostumados, tenho a curiosidade de ler esse livro ( inclusive, já está na minha lista de próximas leituras)

  • Karini Couto disse:

    Eu já li esse livro e amei demais. Assim como a adaptação que vimos em família. Já leu o Leah fora de sintonia? Eu ame tb.. Poder ter conhecido ela mas de perto.
    Sua resenha está ótima e sinceramente, muito mais pessoas deveriam ler livros assim, pois tem tanto nas entrelinhas, que deveria até ser leitura obrigatória.

    Beijos.

  • Vivi disse:

    Oi Lucy, eu já conhecia o livro mas sei que o filme ajudou muito a alavancar a popularidade dele. Tenho vontade de ler, acho um pouco bobinho para a minha idade, mas eu gosto de dramas juvenis e por tudo que leio sobre o livro e por tua resenha, acho que eu vou gostar.
    Bjos
    Vivi

  • Debyh disse:

    Se eu soubesse o quão fofo era esse livro eu teria lido antes, sério, é muita fofura pra mim. Apesar de esse livro não ter nada relativamente dramático, o que por um lado é bom já que adolescentes em si já são dramáticos por serem adolescentes, a história se mantém interessante do começo ao fim.

  • Bruna Costabeber disse:

    aaai que saudades do Simon e desse livro ♥
    Tive a oportunidade de ler essa obra logo que ela foi lançada e, como era esperado, me apaixonei por ela. Achei muito legal a forma singela como a autora trabalhou tudo e como até a chantagem ficou bem colocada nesse livro.
    Infelizmente, ainda não assisti ao filme, mas vou tentar assistir, porque deve ser ótimo.
    Beijos

  • Evandro disse:

    Ganhei esse livro em um sorteio depois do boom em torno do lançamento do filme. Como sempre, preferi fazer a leitura antes de assistir ao filme. Gostei dos dois, mas prefiro o livro. O filme trouxe algumas mudanças, chegando a excluir uma personagem que pra mim era importante, mesmo sendo secundária. Já quero ler o de Leah.

  • Dayhara Ribeiro Martins disse:

    Oie, tudo bem? Eu li esse livro tem um tempão e amei demais, amo livros com emails e mensagens, então Simon foi um prato cheio, sem contar que achei todos os personagens muito leves, reais, e com muitos ensinamentos, uma delicia. O filme não me agradou tanto assim porque soltou a ideia de quem era Blue logo no inicio.

  • Tânia Bueno disse:

    Acho importante o lançamento de livros que aborde temas LGBT, agora já fiquei brava por Simon ter sido chantageado, aí um pouco mais para frente você coloca que o tal Marvin fez coisa horrorosa, pronto já odeio o Marvin, quero ler este livro.

    Bjo
    Tânia Bueno

  • Alice Lacerda Montiel disse:

    Oiiieee

    Todo mundo fala que esse livro é só amor. Eu tenho vontade de conferir pelo menos a adaptacao qualquer dia. A edicao está linda mesmo, vi a capa em uma livraria dia desses e achei um charme, legal saber que a escrita da autora também é fluida, fácil e gostosa de acompanhar. Ótima dica.

    Beijos

    http://www.derepentenoultimolivro.com

  • cila-leitora voraz disse:

    Olá, tudo bem?
    Então somos duas, quando o livro foi lançado não me interessei por ele. Mas quando as críticas do filme começaram a sair, confesso que fiquei intrigada. Não sabia que o título do livro tinha sido alterado e muito menos que a história seria tão cativante. Estou super curiosa para descobrir quem é Blue. Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler!!!
    beijinhos.
    cila.

  • Joanice oliveira disse:

    Olá,

    Eu assisti o filme e simplesmente amei demais a história e o Simon, principalmente.
    O livro acho uma fofura e nunca li uma resenha negativa sobre o mesmo.
    Pretendo ler nas férias, porque esse mês já está ocupado só com terror e suspense.

    ótima resenha!
    Beijos

  • Maria Luíza Lelis disse:

    Oi, tudo bem?
    Eu sei bem como é difícil transmitir o que a gente sentiu com a leitura quando vamos falar de um livro que gostamos muito. Porém, você fez isso muito bem e deu para ver o quanto você gostou deste livro. Eu tenho curiosidade de ler esse livro há algum tempo e parece que ele é realmente muito amorzinho.
    Adorei ler sua resenha e ver que a leitura foi tão boa. Espero ler em breve e também me encantar com esses personagens e a escrita da autora.
    Beijos!

  • Carolina Durães de Castro disse:

    Oi Lucy, tudo bem com você?
    Não li o livro e ainda não assisti ao filme, mas sempre leio críticas positivas de ambos, então acredito que será uma leitura futura.
    Bjkas

  • cris disse:

    Oi Lucy tudo bem? Ainda não li esse livro você acredita? Simon parece ser um amorzinho nessa trama, só não gostei da chantagem, acho que não precisaria disso, mas todo livro tem que ter um enredo bom, acho que é aí que as coisas começam, parabéns pela sua resenha foi bem sincera e sei o que esperar quando for ler, obrigado pela dica estou anotando aqui para não esquecer, bjs!

  • Thayenne disse:

    Olá,

    Na época em que li esse livro estava estudando feito louca para o enem, precisava de algo leve para aliviar todo o estresse, é aí peguei esse livro. Mano, foi algo surreal, li em dois dias e amei cada minuto, que livro maravilhoso.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem