Resenha: Depois do que aconteceu

depois do que aconteceu“O vazio deixado por Alex está sempre comigo, e isso é bom, porque essa dor me dá a certeza de que a sua existência em minha vida foi real. E o mais difícil nessa batalha que se estende dia após dia é ficar longe de quem você mais queria estar perto.”

Isabel passou o último ano fugindo. Depois do que aconteceu, a jovem não acredita que conseguirá ser feliz novamente. O que ela não esperava era que o destino colocaria Daniel Clark em seu caminho. A atração entre os dois é imediata e irreversível: ao voltar para casa, a carioca Isabel não será capaz de esquecer os encantadores olhos azuis daquele cara que conheceu por acaso em plena avenida Paulista.

A partir desse dia, a tristeza de Isabel perde espaço para uma paixão que mudará a sua vida. Ficar presa ao passado vale mesmo a pena? Ou é preciso seguir em frente e dar uma segunda chance ao amor?”

Depois do que aconteceu, um romance da autora brasileira Juliana Parrini, foi uma leitura bem peculiar, eu diria. Era quase como se eu tivesse lendo dois livros diferentes ao mesmo tempo. Um que me desanimava e que fazia a leitura ficar arrastada e o outro que me animava e que me fazia acreditar nele novamente.

Depois do que aconteceu conta a história de Isabel, que passou o último ano fugindo “do que aconteceu”. Exatamente o que é, nós não sabemos: a única informação que nós temos é que ela tinha um grande amor, o Alex, que não está mais com ela. Mas agora ela está precisando deixar o passado para trás e voltar a ser a mesma Isabel de antes. E é assim que aparece Daniel Clark, formando o famoso triângulo amoroso (bem, mesmo que um dos vértices não esteja realmente presente, continuo considerando um triângulo).

Sendo bem direta, meu principal problema foram os protagonistas. Okay, a Isabel, apesar de em alguns momentos me irritar bastante, ainda conseguiu me conquistar em alguns momentos. Mas o Daniel Clark? Pffft! Eu não conseguia imaginar uma personalidade para o Daniel. Em alguns momentos ele era muito romântico, em outros ficava quase perseguindo a protagonista. Tudo bem, a Isabel não se importava, mas até uma das amigas dela levantou esse questionamento em alguns pontos do livro. Sem contar que eles se apaixonaram tão rápido que esse é mais um daqueles casos em que não tem um desenvolvimento do casal protagonista. É claro que eles enfrentam vários problemas durante o enredo, mas a atração de um pelo outro é coisa de cinco segundos e “Não consigo mais ficar sem você”. Depois de toda a bagagem que os dois protagonistas tinham, o novo relacionamento tinha que ser tão direto? O livro possui (várias) cenas quentes, mas nada muito descritivo como parece estar tão na moda agora.

Por outro lado, a Isabel nos leva a vários flashbacks com o Alex, para o leitor ficar sabendo o que realmente aconteceu. Essa foi uma parte MUITO interessante do livro. Eu pensei que a autora fosse pro lado mas que convencional e esperado… Ela me pegou muito na surpresa! Por isso que eu disse lá no início que parecia que eu estava lendo dois livros diferentes. Eu ficava esperando os trechos com o Alex porque era tudo tão interessante…

A melhor forma de descrever o enredo central sem dizer spoilers é que ele é muito parecido com uma novela de televisão. A autora utilizou vários clichés – o que eu não acho ruim, porque eu adoro um cliché. Mas acho que ela poderia ter trabalhado melhor os elementos utilizados. Eu não fiquei sentindo muito uma sintonia entre os personagens e as cenas, algumas eram muito corridas, outras muito lentas, e isso atrapalhou imensamente a leitura.

Esse livro na verdade faz parte de uma duologia, e durante uma boa parte da leitura, fiquei me perguntando se eu leria o segundo. Mas o final (apesar também de bem parecido com o de novelas) me deixou MUITO curiosa e com esperanças de que a continuação seja bem melhor. Talvez eu esteja querendo ler pelos motivos errados, mas vai que a autora me surpreende novamente?

Esse livro foi gentilmente cedido para resenha pela Companhia das Letras.

Ficha Técnica

Título: Depois do que aconteceu
Autor: Juliana Parrini
Editora: Suma de letras
Páginas: 342
Onde comprar: Amazon/ SubmarinoSaraiva
Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • silvana gomes disse:

    Confesso que este esta na minha lista faz um tempo,mas depois desse resenha perfeita,vou ter que ler ele o mais rapido possivel,conheço a autora só vejo comentarios ótimos de livros dela,vou ler com certeza.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem