Resenha: Enraizados

EnraizadosAutora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher. Fonte

Há algum tempo eu havia lido uma resenha de Enraizados, acho que antes mesmo de ele ser lançado em português. Eu fiquei com água na boca por esse livro, cheguei a baixar ele em inglês, mas não li. Quando saiu em português, fui lá e adquiri e acabei passando na frente de muitos outros. rsrs

Pela sinopse, já sabemos do mago, conhecido como Dragão, o protetor de todo aquele vale, que recruta uma jovem a cada 10 anos. Dez anos depois, a jovem é “libertada” e ele escolhe novamente outra. A função do Dragão é proteger a região em que a vila se encontra da Floresta e a corrupção que ela causa, gerando caos e morte.

Acho que não será surpresa nenhuma – nem spoiler – se eu contar que ele ele acaba escolhendo Agnieszka, em vez de Kasia, para servi-lo. Então, mesmo sem entender os motivos da escolha, Nieszka não tem escolha e parte com ele. A partir daí, acompanhamos sua rotina, com direito a aulas de magia, descobertas interessantes e expurgos de pessoas corrompidas pela Floresta, incluindo sua melhor amiga, Kasia.

Olha, eu tenho sentimentos conflitantes sobre esse livro, porque eu simplesmente adorei, mas percebi que podia, de alguma forma, ser melhor. A história parece uma mistura entre Senhor dos Anéis e O Castelo Animado (sério, eu imaginava Agnieszka como a protagonista, Sophie, e o Dragão como o mago Howl em uma versão mais dark rs). É uma história que merece uma animação estilo A Viagem de Chihiro e Castelo Animado! (desculpem o ataque de fan-girl, mas é verdade).

Porém… Embora eu tenha gostado muito de toda essa pegada de magia, alguns pontos acabaram sendo cansativos e achei que a autora se perdeu um pouco na história, sem conduzi-la de forma mais direta e linear. Em alguns momentos você acha que está muito lento, tem muita enrolação, em outros é tudo muito corrido. Em contrapartida, você consegue se envolver na história e, quando percebe, já passou da metade do livro! rs

Outra coisa que achei desnecessária foi uma cena mais ousada (pra não dizer outra coisa) que a autora inseriu. Isso já o classificaria para +18 e, embora eu torcesse por um romance entre os protagonistas, não vi necessidade dessa cena. às vezes o romance não precisa ter necessariamente sexo para você torcer pelo casal e acho que esse é o caso de Enraizados.

Em relação aos personagens, gostei de todos, mas tenho tendência de gostar de histórias assim até o final, só para começar a apontar seus defeitos depois. rs Enfim, Agnieszka parece uma camponesa bem desleixada e um tanto medrosa, no início sempre temendo encontrar o Dragão, principalmente por causa dos boatos sobre o que ele fazia com as moças que recrutava. O Dragão, à primeira vista, é arrogante e distante, sempre se achando o melhor – e talvez ele até seja. No entanto, você vai descobrindo as nuanças de ambos aos poucos e a interação entre os dois é muito bacana, mesmo porque Agnieszka tem um tipo de magia mais intuitiva e diferente que o Dragão e ele fica fulo da vida quando ela consegue fazer magia de uma forma diferente da que ele tentava ensinar!

Não encontrei pontas soltas na história, existe realmente uma razão para o Dragão recrutar as jovens, assim como uma razão para ter escolhido Agnieszka. Também temos uma explicação a respeito da corrupção na Floresta, mas vocês têm que ter paciência, porque é bem para o final que tudo é esclarecido.

A história em si não trata simplesmente dos personagens. É todo um conjunto: um conto de fadas com uma moral da história sobre reconhecer suas raízes e criar vínculos, sobre o trabalho em equipe e a amizade. Sim, encontraremos romance, disputas de poder, inclusive entre os próprios magos, e até questões políticas. Temos seres mágicos e lutas épicas. É um prato cheio.

Recomendo muito, se arrisquem!

Ficha técnica:

Nome: Enraizados
Autor: Naomi Novik
Páginas: 384
Editora: Rocco
Onde comprar: Amazon
Minha avaliação:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Viviane Almeida disse:

    Olá, tudo bem?
    Essa é a segunda indicação que eu leio desse livro, parece ser uma fantasia muito legal. Gosto de livros que tenham seres mágicos como dragões, mas, ainda estou com várias leituras pendentes, então vou deixar ele anotadinho aqui na minha lista de compras.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

  • Camila - blog Leitora Compulsiva disse:

    Quando eu vi esse livro na livraria, confesso que quase levei para casa só por causa da capa! Mas aí bateu uma culpa porque tenho um zilhão de livros não lidos e decidi deixar para lá… Pelo menos até saber mais sobre ele!! Rs…
    Depois de ler a sua resenha, bateu uma pontinha de arrependimento de não ter comprado, porque esse é o tipo de livro que eu adoro.
    A gente sempre fica imaginando se uma história poderia ser melhor, mas as coisas que você comentou sobre ele já me deixaram animada!
    Beijos
    Camis

  • jis rocha disse:

    Ola
    Me indicaram esse livro ao mesmo tempo falaram que eu não iria gostar, e estou realmente em dúvidas, leio resenhas muito boas , mas a leitura é diferente para todos. Mas deixei a dica anotada para uma leitura futura.
    Bjus

  • Ana Souza disse:

    olha, a capa é simplesmente magnifica, mas o enredo em si não me chamou muito a atenção.
    sua resenha está ótima e gostei bastante de conhecer um pouco mais do livro aqui no seu blog. Entretanto, vou deixar essa dica passar hoje!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

  • Beatriz Andrade disse:

    Eu acho a capa desse livro muito bonita! Adorei ler a sua opinião sobre a leitura, eu estou curiosa com esse livro e gostei de conhecer um pouco mais sobre ele.

  • Maria Valéria da Silva disse:

    só por lembrar algo do universo de Tolkien e Castelo e Chihiro acho que ja valeria a pena pra mim fazer a leitura desse livro eheheeh
    já tinha ouvido falar dele antes, mas não tinha me empolgado tanto como agora pra adquirir…
    bjs ^^

  • Maria Luíza Lelis disse:

    Olá, tudo bem?
    Quando esse livro foi lançado, eu vi algumas avaliações bem negativas e acabei perdendo um pouco a curiosidade. No entanto, lendo sua resenha, eu fui ficando novamente interessada.
    O único ponto que me desanimou um pouco é saber que em alguns momentos a leitura é arrastada e em outro as coisas acontecem muito rápido. Acho importante ter um equilíbrio. No entanto, fiquei curiosa e vou anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos!

  • Ritchelly Galani disse:

    Olá! Ja amei o livro pela sinopse, parece um conto de fadas pra lá de bacana! Amei a sua sinopse principalmente quanfo você compara com o castelo animado (amo o filme) mas com o decorrer da resenha fiquei com um pé atrás com o livro haha..

    Fiquei bastante interessada e foi muito legal ler sobre o livro atraves do seu olhar!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

  • Rafaella Viegas disse:

    Oiii tudo bem??

    Sempre ouvi falar bem desse livro, mas quando via a capa imaginava outra coisa, apesar de odiar historias com dragões, esse livro me interessou.
    Ter cenas +18 me desanimam, mas confesso que ainda estou com vontade de ler esse livro.
    Adorei sua resenha,
    Bjs Rafa

  • Clayci Oliveira disse:

    É um livro que tenho curiosidade e receio ao mesmo tempo. Pois apesar dessa capa ser linda, essa sinopse não conseguiu me prender. Até me animei em ler depois de ler algumas resenhas elogiando a obra. Porém a sua já me fez repensar hahahaha. Adorei sua sinceridade e os pontos que vc citou, acredito, que tbm me incomodaria =/

  • Marijleite disse:

    Olá, esse é um livro que tenho vontade de ler, assim como a sua ótima resenha, a maioria dos comentários que já li sobre ele também ressalta que a trama é boa mas poderia ser ainda melhor.

  • Camila de Moraes disse:

    Olá!
    Eu tenho uma grande dificuldade de me sentir atraída por livros com fantasia, mas as vezes até arrisco, gostei bastante da capa, mas fiquei com pé atrás pelo desenrolar da narrativa, certamente ficaria cansada já que a autora parece ter se perdido na escrita. O que é uma pena.
    Beijos!

  • Sofia disse:

    Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro. Adorei a capa, adorei sua resenha, mas não me cativou a ponto de querer ler! Dessa vez passo a dica! Não sou muito fã do gênero. Dragões, fadas, entre outros não em conquistam mais! Fica para a próxima!

  • Saga Literária disse:

    Olá, tudo bem?

    Eu já conhecia esse livro, li diversas resenhas sobre “Enraizados” em 2017, é um livro que quero ler, mas não tenho pressa, primeiro é resenhar os livros de parcerias. Gostei da sua resenha, ficou muito boa!
    Abraço!

  • Ana Caroline dos Santos disse:

    Olá, tudo bem? Sempre vejo opiniões divididas sobre o livro. Também me interessei muito antes dele ser lançado no Brasil, mas a medida que fui lendo resenhas, minha expectativa abaixou. Ainda quero muito ler, mas ainda não é uma prioridade no momento. Ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem