Resenha: Espada de Vidro

Ano passado resenhei A Rainha Vermelha, que foi um livro que gostei muito, com tramas e traições que caíram bem na história.

ESPADA_DE_VIDROSe sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar.
O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.
Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter. Fonte

Para quem não se lembra:

A história conta como pessoas que tem sangue vermelho são governadas (=escravizadas) por aqueles cujo sangue é prateado e esse mesmo sangue lhes dá poderes inimagináveis. Até então, os vermelhos eram indefesos. Até que Mare Bare descobre que, mesmo sendo vermelha de nascimento, possui poderes de um prateado. Tendo sido descoberta pela Corte, ela é obrigada a fingir ter sangue prateado para garantir que a ira do rei não recaia sobre sua família. Na corte, porém, ela começa a participar de um plano rebelde com a ajuda do príncipe Maven, porém o coração de Mare pode ser seu principal inimigo, quando ela tem olhos para o príncipe Cal.

Essa resenha contém SPOILERS de A Rainha Vermelha (tentei evitar, mas não deu).

Se em Rainha Vermelha vemos Mare tentar se acostumar a um mundo que não era dela para sobreviver, em Espada de Vidro encontramos Mare tentando lutar não apenas por sua própria vida, mas pela vida daqueles semelhantes com ela, os sangues novos, nascidos vermelhos, mas com poderes de prateados.

A história começa exatamente do ponto onde terminou. Mare é salva por seu irmão, antes considerado morto, que por acaso também tem poderes e que faz parte do grupo rebelde Guarda Escarlate.Sem muita saída para ela e Cal, eles se refugiam com os rebeldes, mas logo são feitos prisioneiros. Cal, pelo fato de ser um prateado e Mare por ser considerada uma aberração.

Claro que os dois conseguem escapar e então embarcam em uma missão suicida de encontrar outros vermelhos e conseguir um exército para derrotar Maven, que usurpou o trono, além de Elara, mãe de Maven e uma verdadeira víbora.

Aqui é que realmente começa a história – e não vou falar muito dela, senão vocês terão mais spoilers à vista. O interessante desse livro não está bem na aventura, está na mudança de Mare. Sua característica mais nobre sofreu um baque desde os acontecimentos anteriores, como se ela perdesse um pouco de sua essência e ela fosse substituída por algo mais rancoroso e um tanto… mau.

Ela sente o peso da responsabilidade de encontrar os sanguenovos, mas nem sempre encontra o que procura, apenas mais um rastro de destruição causado por Maven. Inclusive, Maven se mostra cada vez mais cruel com sua obsessão de encontrar Mare e ela sabe disso. Isso faz com que Mare vai se transformando aos poucos. De uma jovem que só queria proteger a família, ela passa a ser mais destemida, porém por um preço alto: Mare começa a se transformar em alguém fria e um tanto cruel, uma pessoa mais amarga e desconfiada, deixando família e amigos de lado e acreditando estar sempre sozinha.

Se está ruim para Mare, para Cal também não é fácil. Infelizmente, só temos o ponto de vista dela, mas seria interessante saber o que Cal sente, o fato de ter sido levado a matar o próprio pai e o fato de que seu irmão planejou tudo faz com que seja esperado que ele lute por vingança. Sim, ele luta por vingança, mas ele também não quer abandonar Mare.

O que nos leva ao lado romântico da história. Ou quase isso. É interessante que Mare se envolva com Cal (mais ou menos) e mesmo assim ainda sinta falta de Maven e de como ele foi doce com ela nos bons momentos. Esse sentimento, ou resquício de sentimento que ela nutre por Maven continua durante o livro todo e acho que foi isso que irritou muita gente que leu – me irritou um pouco também, porque mostra como Mare ainda está dividida (fala sério, colega!).

Aliás, toda essa transformação de Mare foi algo muito psicológico e isso fez com que a leitura se arrastasse em alguns pontos e fez com que seu sofrimento se alongasse em passagens que foram desnecessárias e um pouco repetitivas. A ação, porém, compensa tudo – e Cal também compensa tudo.

O final do livro é um choque. Nunca imaginei que teria aquele desfecho e agora suspeito de como o próximo irá começar (e terei muita raiva do andamento do próximo livro, se for como estou pensando, mas espero também gostar do final). Pena que ainda demora um pouco para o lançamento do próximo.

Recomendo a leitura para os fãs da série, espero que não se decepcionem. Para aqueles que leram e não curtiram tanto, tenham fé de que o próximo livro seja melhor.

Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela Editora Seguinte.

logo_seguinte

Ficha técnica:

Nome: Espada de Vidro
Autor: Victoria Aveyard
Páginas: 496
Editora: Seguinte
Onde comprar: Livraria Cultura / Kobo / Saraiva / Amazon
Minha avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Aline Santos disse:

    Olá Lucy! Adorei a resenha!
    Ganhei A rainha vermelha, até agora não consegui ler acredita…Tô atrasada com minhas leituras…
    Bjs!

  • Lucy disse:

    Oi, Aline! Obrigada!
    Leia, mas sugiro que não crie tantas expectativas. Algumas pessoas acharam cansativo. Mas eu particularmente adorei! rsrs
    Bjos

  • Milena Soares disse:

    Estou doida pra ler esse livro, gostei muito de A Rainha Vermelha, e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa continuação.

  • Lucy disse:

    Oi, Milena!
    Espero que tenha oportunidade de ler em breve!
    Bjs

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem