Resenha: Estudo Independente (O Teste #2)

Se vocês lerem a resenha de O Teste, primeiro livro da trilogia de Joelle Charbonneau, vão perceber que eu surtei completamente com a leitura. Inteligente, dinâmico, alucinante, o livro é tudo isso e muito mais. Estava ansiosíssima pelo segundo volume e a Editora Única foi linda e mandou rapidíssimo pra gente! Estudo Independente não fica atrás do primeiro livro e, graças, não sofre da terrível “maldição do segundo livro”. Sim, ele é mais denso e tem um ritmo menos acelerado que O Teste, mas continua vibrante e, o que mais chama a atenção nessa trilogia: brilhante.

Observação: é possível que haja spoilers do primeiro livro. Leia a resenha de O Teste.

“Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.

No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.” Fonte

Joelle Charbonneau é um gênio. Sério, a autora é um crânio, porque as coisas que ela imagina, os quebra-cabeças que ela monta e desmonta, com cada peça se encaixando perfeitamente em seu lugar, é simplesmente brilhante. Não há outra palavra para descrever. Esse livro – e essa série – é uma das coisas mais inteligentes que já li.

E não poderia ser diferente. A própria proposta dessa distopia é uma comunidade na qual os líderes são selecionados por sua capacidade mental em uma prova denominada “O Teste”. Para os jovens, é uma honra ser selecionado e ter a oportunidade de ir para a universidade e ajudar na reconstrução do mundo. Porém, O Teste não é assim tão focado apenas na inteligência dos selecionados… é também uma prova cruel onde sobrevivem apenas os mais fortes. E quando a questão é sobreviver, até onde você pode ir para salvar a própria pele e continuar vivo?

estudo_independente (2)

A incrível protagonista do livro, Malencia Vale ou simplesmente Cia descobriu tudo isso a duras penas. No entanto, após ela vencer O Teste, suas memórias foram apagadas. Por algum tempo, ela viveu um sonho: estava na universidade, tinha seu namorado, Thomas, por perto, amigos e uma vida brilhante e cheia de possibilidades pela frente. No entanto, o passado começa a assombrá-la: ela fez uma gravação para si própria contando os fatos chocantes do Teste e, após escutá-los, começa a ter flashes do que aconteceu e, aos poucos, lembrar-se da terrível verdade. E então… o que fazer? Continuar a viver uma mentira? Ou juntar-se à revolução?

“Pela primeira vez sou forçada a contemplar a possibilidade de que quanto mais se trabalha, menos se consegue.” Página 168

Não vou dizer o que ela fez, claro, porque vocês precisam ler esse livro. Mas o que posso dizer é que Cia é a minha protagonista favorita de distopias. Supera até mesmo Katniss Everdeen, que adoro. Diferente dela, Cia pensa. Ela não age por impulso, ela mede as consequências, é inteligente e brilhante sem ser pretensiosa, ainda sendo humana e falível! Esse equilíbrio é difícil para um autor, mas Joelle Charbonneau conseguiu o feito. Cia é uma personagem cativante, forte, esperta, mas ainda deliciosamente humana, uma personagem com a qual conseguimos nos ligar, nos identificar e torcer. Ela tem sentimentos, medos e pode falhar. Mesmo que isso não seja uma opção.

estudo_independente (1)

O livro é um pouco mais denso que o anterior, com um ritmo um pouco mais lento. A narrativa continua ótima, envolvente, mas é a própria trama que se tornou mais pesada (não que o primeiro livro fosse leve) e, por isso, o livro caminha a passos um pouco mais lentos. Isso não é um problema, mas eu li com menos sofreguidão e intensidade que o primeiro e, por isso, não consegui manter o mesmo número de estrelinhas. No entanto, também não vejo como o livro ser diferente: ele é brilhante desse jeito e continuou me deixando na ponta da cadeira em vários momentos. Engana-se quem pensa que O Teste acabou: ele só está mais difícil. Mas nesse livro também temos mais política, mais nuances, mais intrigas… e mais perigo. Cia não pode confiar em ninguém.

Preciso dizer o quanto estou alucinada pela conclusão dessa trilogia? Acho que não, não é? Vocês notaram. Eu estou desesperada! O final foi como colocar o cérebro no liquidificador: tenso e surpreendente, ele não deixa brechas para que você se esqueça do livro tão cedo. Editora Única, que fez novamente um trabalho incrível com essa edição, por favor, por favor, traga logo o final pra gente!

estudo_independente (3)

Tem que ler!

Esse livro foi gentilmente cedido para resenha pela Editora Única.

unica_logo

Ficha técnica:

Nome: Estudo Independente
Autor: Joelle Charbonneau
Páginas: 320
Editora: Única
Onde comprar: Livraria Cultura
Minha avaliação: 

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Agosto. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Nathalia Simião disse:

    Meu Deus Karen você falou tão bem, mas tãaao bem que eu fiquei com mais vontade ainda de começar a ler essa trilogia. Confesso que não li essas distopias que estão na moda ainda, mas a que mais tenho vontade de ler é O Teste porque parece ser uma história super inteligente.

  • Patrini Viero disse:

    Adoro distopias e quando a história é inteligente então vira um prato cheio. O Teste já tinha me chamado atenção, e agora que li sua resenha percebo que vai ser necessário acompanhar toda a série haha

  • Marília Sena disse:

    Eu já tô com ele aqui!! Nossa, tô louca para ler esse livro. A Joelle ganhou meu coração depois de O Teste e tenho certeza que com Estudo Independente não vai ser diferente. É como você disse, a autora consegue equilibrar os diversos aspectos da personagem e criar a incrível Cia. Adorei a personagem. Adorei a trama. Cara, tudo sobre essa série parece ser perfeito. Espero lê-lo o mais rápido possível! Esse é o tipo de leitura que te prende do início ao fim e que eu recomendo a todos que gostam de uma boa distopia – e quem não gosta, aprende a gostar depois disso. Adorei a resenha, beijos!

  • Bookman disse:

    Realmente soube inspirar com este post! Parabéns, acabei de colocar na minha wishlist de setembro.
    Abs

  • Michele Lopez disse:

    Oie…
    Ainda não li o primeiro livro da série, mas estou louca para ler!!
    Parece que o segundo livro continuou muito bom né!!!
    Cheio de ação e com um enredo de tirar o fôlego!! Quero muito saber como irá acontecer o desfecho dessa história e mal posso esperar para o próximo livro ser lançado!!

  • Suelen Mendes disse:

    Pela sinopse não me fez desejar,e olha que eu amo distopias.O que me fez ficar interessada foi vc dizer que prefere a protagosnitas desse,que ela ganha da Katniss!Oh God,então eu precios conhecer ela!rssss
    Bjus

  • Solange Cristina disse:

    Eu nunca tinha lido nenhuma resenha sobre essa trilogia, mas ela realmente me surpreendeu.
    Quando li a sinopse eu fiquei meio “Aff nem deve ser bom”
    Mas as resenhas mudaram minha opinião. Vou ler sem dúvida !!!
    🙂 🙂

  • Michely Reis disse:

    Não costumo ler livros de ação…mais esse livro me deixou curiosaa…eu ainda não tive a oportunida de ler o testee..mais assim que tiver oportunidade quero começar..me parecee que eles continuam bastante interessante com a continuação no estudo independente..
    gosteii da históriaa…

  • Michely Reis disse:

    Não costumo ler livros de ação…mais esse livro me deixou curiosaa…eu ainda não tive a oportunida de ler o testee..mais assim que tiver oportunidade quero começar..me parecee que eles continuam bastante interessante com a continuação no estudo independente..
    gosteii da históriaa…

  • Aline Ramos Costa disse:

    Ai minha nossa,eu já disse que preciso desse livro?PAUSA DRAMÁTICA PRO MEUS GRITOS DE DESESPERO..srsrrs .Eu adoro distopias, então lógico que quero ler essa..Depois de ficar mega curiosa sobre o livro O Teste, vejo que em Estudo Independente a coisa fica mais intensa, repleta de ação, adrenalina e tudo mais… estou mega curiosa pra saber sobre a iniciação e todos os outros acontecimento. Pelo visto, Cia é uma protagonista arrasadora, vou me encantar com ela….Com certeza, esse livro vai me prender do início ao final da leitura..Arrasouuuuu na resenha, parabéns…bjss

  • ELIZABETH MACHADO SALLES disse:

    Essa série pelo que estou vendo está demais mesmo. A história tem uma trama bem envolvente e cheia de emoção. Não vejo a hora de poder conferir os detalhes mencionados. Beijos.

  • Gizeli Regina Meister disse:

    Sou mais uma que ama distopias e essa série já esta na lista sem fim de leituras, depois que li a resenha fiquei ainda mais ansiosa pra ler, mas apesar das sequencias saírem rápido, vou esperar até que esteja completa. Minhas unhas não resistem muito quando o questão é esperar a seguência. Ótima resenha.

  • Fernanda disse:

    Confesso que entrei por acaso nesse blog, procurando notícias sobre Austeland (é, sou mais uma obcecada por Jane Austen!!!) e acabei encontrando essa promoção! Claro que quero participar!! Já me apaixonei de cara! Aparecerei mais vezes, com certeza! Tendo oportunidade de ganhar com isso, então… Melhor ainda!! Curiosíssima para ler muito! Obrigada, beijos!

  • Gustavo disse:

    Nossa, eu estou louco por esse livro desde que vi a resenha de o teste, e quando eu vi que saiu o segundo quase surtei kkkk eu preciso desse livro quase tanto quanto preciso respirar kkk =P

  • Nardonio disse:

    Ainda bem que esse livro não sofreu da maldição do segundo volume, né?!?!
    Acho que, mesmo não tendo o mesmo ritmo do anterior, é inegável que a autora mandou bem novamente. O clima de tensão ainda está presente, e isso eu aprecio muito em uma boa distopia. Se quero ler?!?! É claro!!!

    @_Dom_Dom

  • Douglas Fernandes disse:

    A capa desse Estudo Independente ta mais bonita que o outro… *-*
    eu sou doido pra ler essa trilogia, ainda mais agora que está quase lançando o ultimo, tenho só O teste aqui, ainda nao li, mas vai ser logo, isso tenho certeza…rsrs
    Estou doido pra conhecer a Cia… rsrs

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem