Resenha: Extraordinárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil

Ficha técnica:

Nome: Extraordinárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil

Autoras: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo

Páginas: 208

Editora: Seguinte

Compre aqui

Sinopse:

Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.

Extraordinárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil é mais que um livro: é uma joia. Nele, estão reunidas várias histórias de vida de mulheres que tiveram a ousadia de serem extraordinárias em suas áreas neste país difícil que é o Brasil (e que era ainda mais difícil para várias delas). Cada página é um aprendizado novo – e um orgulho por ser conterrânea dessas mulheres.

De Dandara Pagu, de Chiquinha Gonzaga Maria da Penha, esse livro reúne as histórias de mais de quarenta mulheres, de todos os cantos do país. Mulheres inteligentes, valentes, lutadoras, artistas, militantes, brilhantes, mulheres que viveram intensamente ou que pagaram com a própria vida para que outras mulheres tivessem direitos. Cada página, cada história e cada vida é uma inspiração. Algumas dessas mulheres eu já conhecia, mas a maioria não – e sabemos que as mulheres são sempre apagadas da história, diminuídas para abrilhantar as conquistas dos homens.

A edição é de encher os olhos: todas as mulheres possuem ilustrações próprias, de várias ilustradoras, cada uma com seu estilo. Os “verbetes” trazem, além disso, um pequeno resumo da história de cada mulher, de sua vida e luta, datas e locais de nascimento e morte, além de curiosidades sobre elas e o tema abordado. No final, há ainda dicas de filmes ou obras literárias para saber mais. Por exemplo, nas páginas dedicadas a Bertha Lutz, pioneira do feminismo no Brasil, há destaque também para a luta das sufragistas no mundo. Já no verbete de Laudelina de Campos Melo, que lutou pelos direitos trabalhistas das empregadas domésticas, há um adendo sobre direitos iguais e a regulamentação do trabalho doméstico no Brasil. Quando se fala de Leila Diniz, há uma lista de indicações de livros e filmes sobre sua vida, além de citações dela.

Não é um livro para ler de uma sentada: é para absorver cada história, refletir sobre cada mulher e aprender e se inspirar com elas. É para se ter na estante e usar como consulta (e como bálsamo) cada vez que formos desrespeitadas e humilhadas. É um livro com histórias que nos dá a certeza de que sim: somos muitas, somos fortes, somos extraordinárias.

Obrigada a todas essas mulheres por sua coragem e por terem existido. Obrigada às autoras Duda Porto de Souza Aryane Cararo por tê-las reunido em uma obra. E obrigada à Seguinte por publicar esse livro riquíssimo.

Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela Editora Seguinte, selo da Companhia das Letras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Dayhara disse:

    Esse livro é meu sonho de consumo, todinho! A capa é maravilhosa demais, e esse efeito holográfico me deixa totalmente apaixonada, o trabalho de cada página é magnifico, espero comprar no natal!

  • jaque reis disse:

    Olá!
    Nossa, realmente é uma edição de encher os olhos, e deve ser realmente uma leitura incrível para se ler sem pressa. To doida pra ler e conhecer cada história de cada mulher neste livro!

  • Nina Spim disse:

    Oi, tudo bem? Acho maravilhoso esse tipo de publicação. Muitas dessas mulheres eu já conheço, pois sigo muitas páginas feministas que divulgam nomes de mulheres apagas da história da humanidade e do brasil. Não é um livro que eu compraria, honestamente, mas fico feliz por ele existir e levar mais conhecimento adiante, isso é sempre importante <3 Que bom que gostou da leitura :)

    Love, Nina.
    http://www.ninaeuma.blogspot.com

  • Andressa Ledesma disse:

    Esse livro tem uma edição muito linda! Estou louca para ler, mas ainda não tive tempo. Acho incrível ter um livro falando de mulheres que foram além do seu tempo e tiveram coragem de dar a cara a tapa.
    beijos

  • Larissa Xavier disse:

    Olá,
    Esse livro é um super desejado meu pois conta a historia de varias mulheres que foram verdadeiramente heroínas no Brasil e que são inspiradoras em muitos semtidos.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem