Resenha: Feitiço

feitiço“Cuidado com o que você deseja! Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos! Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades. Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!”

Como eu disse na resenha de Veneno, apesar de eu ter gostado, ele não foi como eu esperava. Por isso, quando fui ler Feitiço, eu estava bem mais cautelosa. Porém, eu não precisava disso: esse livro conseguiu superar todas as minhas expectativas. Ele conseguiu passar uma versão completamente diferente dos contos de fadas, exatamente como eu esperava dessa série.

Todo mundo já conhece a história da Cinderela. A coitadinha ficava trabalhando para a madrasta e as suas irmãs e quando surge a possibilidade de um baile no castelo, é claro que ela não pode ir. Mas a sua fada madrinha garante o seu desejo, e ela consegue ir com uma condição: tem que voltar antes da meia-noite. Nesse horário, a magia iria acabar e ela voltaria a ser a pobre Cinderela. Ela conhece o príncipe, eles se apaixonam, mas ela acaba se esquecendo do horário e tem que sair correndo – deixando o sapatinho na escada. O príncipe que não faz nada manda alguém testar o sapatinho em todas as mulheres do reino, para reencontrar a linda dama.

A principal diferença em Feitiço é a personalidade da Cinderela e a relação dela com as irmãs.  Cinderela, apesar de ter que fazer as tarefas de casa como no conto original, é egoísta – e só pensa em como ela quer conhecer o castelo e se casar com o príncipe. Ela nunca pensa nas consequências dos seus atos para as pessoas que estão ao seu redor. Cinderela está longe de ser aquela doce princesa que fica cantando com os passarinhos. Mas o mais interessante é que a irmã dela, a Rose, não é malvada. Na verdade, ela tenta corresponder às expectativas da mãe. E, reparem na ironia, ela nunca faz nada para prejudicar a Cinderela (pelo menos que foi demonstrado no livro). Isso leva a uma versão completamente diferente dos contos de fadas que era o que eu esperava desde Veneno. Eu fiquei com pena da Rose e eu nunca pensei que isso fosse acontecer.

Depois que Cinderela consegue o seu “E eles foram felizes para sempre” é que a história realmente começa. Esse livro pode ser considerado uma grande crítica a um ponto que acontece quase sempre nos contos de fada: os personagens se apaixonam sem se conhecerem muito bem. Será que o príncipe e o cotidiano no castelo vão corresponder as expectativas de Cinderela?

Além disso, a história de Feitiço é completamente interligada com a de Veneno. Personagens do primeiro livro aparecem nesse – e eu fiquei muito feliz porque acertei como que isso iria acontecer. Mas esses pontos só são realmente esclarecidos no final e teve um detalhe que eu NUNCA iria imaginar. Foi surpreendente!

Uma outra diferença desse livro para o primeiro é que como a história da Cinderela tem menos acontecimentos que a da Branca de Neve, esse livro tem a história um pouco mais lenta. Porém isso permitiu um maior desenvolvimento dos personagens o que na minha opinião é bem mais importante.

Feitiço é um excelente segundo livro de série – o que normalmente não acontece. Agora posso dizer que realmente gosto dessa trilogia e espero que o terceiro livro, Poder, que conta a história da Bela Adormecida (uma das minhas princesas favoritas) seja lançado logo! Aliás, assim como no primeiro livro da série, na aba do livro nós temos um marcador de páginas para Poder.

Esse livro foi gentilmente cedido para resenha em parceria com a Editora Única!

Ficha Técnica

Título: Feitiço
Autor:  Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 248
Onde comprar: Livraria Cultura
Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Mayara Mendonça disse:

    Não conhecia essa série e fiquei bem interessada porque adoro histórias de contos de fada, e de releituras em que os personagens não são como estamos habituados (mal posso esperar pela volta de Once Upon a Time!). Achei super legal as histórias se conectarem, gosto de livros assim. Apesar de estar evitando começar novas séries, vou ficar de olho no lançamento do terceiro livro. =)

  • Lany disse:

    Eu também mal posso esperar pela volta de Once Upon a Time! É uma das minhas séries favoritas.
    Acho que você vai gostar desses livros. E pode deixar que assim que sair o terceiro, vai ter resenha aqui no blog!^^

  • Lucy disse:

    Cinderela é o meu conto de fadas menos preferido, não sei por que. Agora quero ler essa série e ver o que deu a história dela! hahaha
    Ótima resenha, Lany!
    bjs

  • Lany disse:

    Não gosto muito da Cinderela. Quer dizer… Eu gosto da Cinderela DJ do conto da Paula Pimenta, serve? Hahaha!

  • Edna Dias disse:

    Estou querendo a série desde que o 1 livro foi lançado…
    Nunca pensei que a estória da Cinderela fosse pra criança… hehe
    Bem, estou muito a fim de conhecer esta Cinderela que não é tão boazinha assim… acho que é mais realista… a personagem me passa muita segurança e eu curto isso… chega de mocinhas indefesas… ela que o príncipe e espero que consiga :D

  • Lany disse:

    Essa Cinderela é muito mais realista do que a do conto! =OD

  • Nayara disse:

    Gosto quando um livro faz conexão com o outro da mesma série. Acho bem inteligente!
    E depois que eu vi a resenha de Veneno estou louca pra começar essa série!
    Já estão marcados como próxima leitura.
    Beijos

  • Lany disse:

    Leia sim e depois nos conte o que achou!

  • Rita Cruz disse:

    Nunca fui muito fã da Cinderela. Sempre achei ela sem sal demais. A pobre moça altruísta que encontra no amor a sua liberdade. Por esse motivo, tenho certeza que vou adorar a estória de Feitiço quando tiver o livro em mãos.
    Estou louca pra ver a pobre Gata Borralheira mostrar as suas garras.
    Outro ponto que achei interessante é o fato de mostrar o depois do “Felizes para sempre”. Adorei isso. Mal vejo a hora de ler essa série.

  • Lany disse:

    Cinderela está lá na minha lista de princesas que eu não gosto muito. Ela está de mãos dadas com a Branca de Neve!
    Ai que pena que eu não pensei nesse trocadilho pra usar na resenha! Por que realmente, a Gata Borralheira mostra as suas garras hahaha!

  • Michelle Agda disse:

    Esse livro me surpreendeu completamente! Ouvi tanto falar da repercussão de ‘Veneno’ que fiquei tentada a ler ‘Feitiço’ também. Além disso, o livro é releitura de Cinderela, u conto que marcou minha infância. Quem diria que príncipe ,princesas e etc. não são nada inocentes?!

  • Lany disse:

    Eles não são nada inocentes! Os contos de fadas nunca serão os mesmos hahaha!

  • Dâmaris Carvalho Lima disse:

    Queria muito ler essa série, parece ser muito boa!!

  • Lany disse:

    Essa não é aquela série “Ohhh minha favorita” mas os livros são muito divertidos, principalmente esse segundo!

  • Marília Sena disse:

    Como adoro OUAT, assim que me deparei com Feitiço fiquei apaixonada! Ainda não o li, mas, de acordo com as recomendações, a saga Encantadas parece perfeita. Adorei a resenha, bjs.

  • Lany disse:

    Se você gosta de OUAT, você TEM que ler essa série!
    Depois conta pra gente o que você achou!

  • Shadai disse:

    Essa série parece bastante interessante, apesar de longe de ser um primor da leitura.
    Gostei de saber que nesse desenvolve mais os acontecimentos pós “felizes para sempre” e abordando com realismo o relacionamento do casal protagonista.

  • Lany disse:

    Esse é aquele tipo de série para quando o leitor quer se divertir. Os livros são curtos e rápidos de serem lidos – assim como um conto de fadas!

  • Ana Paula Candido da Silva disse:

    Quero muito ler, gostei bastante

  • Lany disse:

    Depois conta pra gente o que você achou!

  • Giovanna PV disse:

    Tenho muito interesse nessa série, mas antes preciso ler Veneno

  • Lany disse:

    Eu pensei que essa série daria para ler os livros separados – mas não. As histórias são interligadas, então tem que ler na ordem mesmo!^^

  • Raissa disse:

    A maioria das resenhas que li de Veneno não me encorajaram muito a começar essa série, acho que vou esperar mais um pouquinho pra ver o que será dos proximos livros :)

  • Lany disse:

    Pode deixar que quando sair o terceiro livro da série, também teremos resenha aqui no PEP!

  • Ycaro Santana disse:

    A capa desperta um bom interesse. E a frase inicial: “Cuidado com o que você deseja!” é muito interessante. Outras resnhas não me despertaram interesse pela história. Obrigado!
    Abraços ,

  • Sorteio: Feitiço « Por Essas Páginas disse:

    […] mês passado eu fiz a resenha de Feitiço, livro da Sarah Pinborough, publicado pela Editora Única. Esse livro foi maravilhoso e me fez […]

  • Andressa Nunes disse:

    Bela resenha, trazendo pontos relevantes do livro de uma maneira simples de entender, despertando a curiosidade dos leitores.

  • Fabíola Nunes disse:

    Ainda não li o 1º, mas estou louca por ler este livro! Achei a resenha muito interessante e a capa está divina!!

  • Nayara disse:

    Eu sou muito suspeita pra falar das princesas porque gosto de todas! Faz lembrar da minha infância e não tem como não gostar! E elas continuam agora na fase adulta, só que de uma outra maneira… e acho isso muito legal! É como se mostrassem a história ‘verdadeira’ das princesas.
    Estou louca para ler essa série! As resenhas só deixam com mais vontade ainda… ahahah
    Beijos!

  • Julliany disse:

    Ai ainda não li o primeiro livro, mas ele será um dos proximos então já vou providenciando esse segundo. Eu adoro a cinderela, não é a minha princesa favorita, mas gosto mesmo assim, inclusivo você comentou de como seria o cotidiano, tem um segundo filme da cinderela que mostra mais ou menos como foi no conto, ela tem que aprender a se portar, etiqueta, linguagem e ela fica meio cheia dessas coisas, achei legalzinho hihi mas nada se compara a um enredo mais real e consistente né

  • Marcos Nazareth disse:

    Quero conferir se a continuação da saga é tão boa quanto disse. Em alguns casos os autores tentam em vão ligar os livros e não conseguem.

  • JOICE SILVA disse:

    ACHEI BEM INTERESSANTE PELO QUE PUDE LER DA RESENHA,

  • Maria de Fátima disse:

    Como eu ja disse… estou doida pra ler essa trilogia… é até judiação eu nao ter os 3 livros aqui pra eu começar a ler agora mesmo( sei que o terceiro nem lançou ainda, mas eu queria ele pra agora tbm…rsrs)

  • Douglas Fernandes disse:

    que bacana que o livro superou suas expectativas… minha vontade de ler a saga toda só aumenta e depois dessa resenha se eu nao ganhar o livro na promoção vou ter que compra-lo urgente!!

  • Nardonio disse:

    Nada melhor do que um livro que supera todas as nossas expectativas. E o melhor, é o segundo volume de uma série. E o que falar desses finais surpreendentes?!?! Só espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

  • Mallu Marinho disse:

    Quando o segundo livro supera o primeiro é uma prova de que a autora evoluiu, seja no enredo ou na escrita. E acho que foi isso que aconteceu. Ou talvez o fato de Veneno ser a introdução tenha tornado a leitura um pouco menos do que era esperado. Sem dúvidas, essa trilogia já está nos meus desejados.

  • Gabriela Sad disse:

    Tô completamente apaixonada e morrendo de vontade de ler essa saga! É sério! haha
    Amei a resenha. Adoro histórias com finais completamente surpreendentes. Até mesmo quando confiamos em quem não parece ser o que diz.
    Amoo!
    Beijocas!

  • Edna Dias disse:

    Gostei do livro por mostrar o que acontece depois “dos felizes para sempre”… acho a crítica super válida.
    Adoro a Cinderela e sinto que este livro é como veneno, no qual a princesa é uma “princesa as avessas”… hehe.
    Adorei a resenha… quero a saga toda!

  • Desirêe Beuren da Silva disse:

    Como comentei na resenha de Veneno,necessito ler esse livro,urgentemente!!!!! Aliás,preciso ler a saga inteira,pois do jeito que a sua resenha me prendeu,certamente a saga também vai. Estou super curiosa com relação ao enredo,pois adoro adaptação de conto de fadas. Ótima resenha!!! Parabéns!

  • Fabiana Strehlow disse:

    Fico bem contente em saber que Feitiço superou suas expectativas.
    Pois, pretendo muito ler a saga Encantadas, justamente por se tratar de releituras de contos de fadas. E eu amo releituras!!

    Beijos!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem