Resenha: Fogo & Sangue

Ficha técnica:

Nome: Fogo & Sangue

Autor: George R. R. Martin

Tradutores: Leonardo Alves e Regiane Winarski

Páginas: 598

Editora: Suma

Compre aqui

A arrebatadora história dos Targaryen ganha vida neste novo livro de George R.R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, série que inspirou a adaptação de sucesso da HBO, Game of Thrones.

Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo e sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.
O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Qual é a origem dos três ovos de dragão que chegaram a Daenerys? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela.
Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens em preto e branco assinadas pelo artista Dough Wheatley, Fogo e sangue dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros – um livro imperdível para os fãs do autor.

Tá, eu sei… tá todo mundo esperando o tal do sexto volume das Crônicas de Gelo e Fogo. Eu também!!! E aí vem George R. R. Matin e nos traz… Sangue & Fogo, Volume I. Sim… tem mais essa… além de não ser o tão esperado livro seis das Crônicas ele ainda é dividido em 2 volumes. Sabe-se lá quando teremos o segundo!!!

Inicialmente o livro seria lançado após o final das Crônicas de Gelo e Fogo, mas sabe-se lá por quê, foi lançado em novembro de 2018.

Confesso que fiquei dividida entre a impaciência por toda a demora pra conseguir terminar de ler as Crônicas e a empolgação para ler a história da minha casa do coração!

E aí, a Companhia das Letras, minha linda, me manda este kit show! E não me arrependi da primeira leitura do ano!

 

Sangue & Fogo  conta a história do reinado da Casa Targaryen desde a união dos 7 reinos sob a liderança de Aegon I, abrangendo toda a história do reinado (e dos amores, guerras, traições e tudo o mais que já conhecemos bem) de Aegon I, Aenys I, Maegor I, Jaehaerhys I, Viserys I, Aegon II, até o início do reinado de Aegon III.

Aegon Targeryen, posteriormente intitulado Aegon I,  acompanhado de suas duas irmãs e esposas (não irmãs + esposas, mas irmãs/esposas; uma prática comum para manter a pureza da linhagem), Visenya e Rhaenys, e seus três dragões Balerion, Meraxes e Vhagar, se auto intitulou Rei dos Sete Reinos e enviou corvos com a mensagem de que eles poderiam se submeter ao novo Rei ou seriam atacados. Os que resistiram foram eliminados (foi nesta Guerra da Conquista que Harrenhal, o maior castelo já construído em Westeros, foi queimado e acredita-se que se tornou amaldiçoado) e outros se renderam poupando a si e a seu povo. As espadas recolhidas dos derrotados em batalha e aquelas retorcidas pelo fogo do dragão Balerion em Harrenhal foram utilizadas para forjar o Trono de Ferro, que se tornaria alvo de tanto desejo!

E isso tudo é só o primeiro capítulo do livro!

A criatividade de George R. R. Martin é demais! Comparado a outros autores, acho que ele só não bate a criação de J. R. R. Tolkien em Silmarillion. É um mundo completamente verossímil e assim que você começa a primeira página você já está preso neste outro universo e ávido por continuar a leitura!

O livro é apresentado como um registro histórico feito pelo Arquimeistre Gyldayn, da Cidadela de Vilavelha (transcrito por George R. R. Martin). Quando li isto achei que o livro ia ser chatíssimo de ler, como se fosse um relato “engessado” e sem emoção. Mas é uma narrativa riquíssima e envolvente. E mesmo com um número absurdo de personagens (considerando que o livro abrange cerca de 130 anos), a leitura é fácil e cativante.

Para mim, especificamente, a história da Guerra da Conquista de Aegon I e a história de Maegor, o Cruel, foram as mais marcantes. Acho que porque a história de Aegon I é o começo de tudo e a história de Maegor é tão chocante… não foi à toa que ele ficou conhecido como “o Cruel”!

Mas aí você pergunta: “mas, Drika, dá pra ler Fogo & Sangue sem eu ter lido as Crônicas de Gelo & Fogo nem ter assistido Guerra dos Tronos?”. Dá sim. Afinal a história se passa 300 anos antes dos fatos narrados nas Crônicas. Mas se você já leu, você vai curtir aqueles momentos de empolgação de saber como um acontecimento do passado levou até um determinado momento no “presente” das Crônicas. Como a criação do Trono de Ferro e o surgimento de determinadas Casas.

Então, faça como eu. Deixe sua impaciência e preconceito de lado e se jogue nessa aventura!

Este livro foi gentilmente cedido pela editora para resenha. 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Ivi Campos disse:

    Também não entendi porque o George ainda não concluiu sua saga mais famosa e amada e começou outra, mesmo que seja quase no mesmo universo. Mas não quero ler ainda, quero ainda concluir a saga do Gelo e Fogo, falta 1 livro ainda…
    Beijos

  • Carol Mendes disse:

    nossa, mas é afrontoso ele de lançar esse livro e não terminar ASOIAF!!!!
    mas obviamente fiquei muito curiosa pra ler esse livro e espero ler em breve! amei saber que dá pra ler sem ter lido ou assistido GOT.

    Virando Amor

  • Jéssica Martins disse:

    Oi, Drika!
    Pensa em um livro que eu estou louca pra ler! Amo os livros do George R. R. Martin e tenho certeza que esse deve ser incrível também. Minha casa do coração são os Stark, mas quando eu penso no tanto de história que tem por trás dos Targaryen, fico curiosa demais por isso. Sua resenha tá maravilhosa e me deixou ainda mais ansiosa para ler esse livro. Acho que terei tempo, visto que esse livro 6 das Crônicas não sai nunca! hahaha Beijos!

    castelodoimaginario.blogspot.com

  • Camila de Moraes disse:

    Olá!
    Adoro GOT, mas acho que ler os livros do autor não são pra mim, achei bem arrastado e cansativo.
    Gostei das suas considerações, assim como a edição. Para os fãs com certeza é uma super dica e legal saber que dá pra ler sem precisar ter lido as Crônicas.
    Beijos!

  • Leitura Enigmática disse:

    Esse livro é fantástico, sua resenha aguçou ainda mais minha curiosidade e desejo ler esse ano, estou muito interessado na trama.

  • Ana Caroline disse:

    Olá!

    É horrível quando esperamos tanto por uma continuação e o autor leva décadas para lança-la, realmente ficamos muito impaciente.
    Infelizmente não me sinto tentada a ler os livros do George, mesmo ele sendo alvo de críticas super positivas, mas fico feliz que você tenha gostado do livro!

  • Andre Gama disse:

    Oie, acho que sou um dos poucos que não fui picado pelo bichinho chamado Game of Thrones. Vi os primeiros episódios da série, comprei o box com os três primeiros livros de presente para minha irmã com segundas intensões, mas depois a vontade passou. Acho que toda o hype me cansou. Isso acontece comigo, as vezes.Fogo & Sangue poderia ser uma forma de conhecer esse mundo criado pelo George R. R. Matin.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

  • Luna disse:

    Não acredito nisso! Vai ter o volume 6 da série As Crônicas de Gelo e Fogo?! Pelo amor de Deus! Não li nem o primeiro estava pensando que terminava no quinto. Não estou muito feliz, não.kkkkkkk…

    Já ouvi falar muito da série e mesmo não sendo um gênero que curto e não tendo nenhum elemento que realmente desperte minha curiosidade, resolvi adquirir os livros porque estavam praticamente de graça nas Lojas Americanas. Dois dos livros eu comprei por R$ 10,00 cada e outros dois por R$ 5,00 cada. Inacreditável, mas é verdade. E estavam novinhos e embalados. Não sei por que as Lojas Americanas fizeram tal promoção na época, mas foi minha oportunidade única.rsrs Só não tinha o volume 1 e portanto é o único que ainda não tenho e nem sei quando terei, pois hoje em dia não estão mais em promoção, pelo menos não por um preço tão em conta.

    Como ainda não li As Crônicas de Gelo e Fogo e não faço ideia de quando lerei, dificilmente apostaria nessa história agora (que ainda por cima é uma nova série!), mesmo que ela se passe tanto tempo antes. Acho que esse lançamento vai empolgar mais quem já conhece a história.

  • Aline M. Oliveira disse:

    Oi! Eu tou muito afim de ler esse livro justamente por se passar tão antes das crônicas, e por ter origem de várias coisas que a gente já sabe. Deve ser mesmo empolgante ir lendo e ligando fatos. Adorei a resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ http://www.stalker-literaria.com

  • Paixão em Livros disse:

    Eu queria muito ler este livro, mas como ainda não li nenhum livro da Crônicas de Gelo e Fogo, fiquei com medo de acabar não entendendo nada. Vou ter que esperar até ler todos os outros livros, o que vai demorar um pouco devido a quantidade de volumes e o tamanho de cada um deles. Tenho muita vontade de começar logo a leitura, mas fico só adiando isso. Mas vou ler, e já coloquei este na lista.

  • Dayhara Ribeiro Martins disse:

    Eu me sinto muito alheia ao mundo por nunca ter lido absolutamente nada desse autor, eu nem ao menos entendo do que se trata as histórias de fato hahahaha. Ainda assim, concordo contigo, ele é um grande autor e escreve magicamente, só vejo bons comentários sobre ele e espero me render pra suas histórias o quanto antes.

  • Além de uma prateleira disse:

    Olha, eu tenho os 5 primeiros livros da crônica gelo e fogo e admito que não li eles até hoje porque o livros pesados! kkkkkkkkkkkkk. To pensando seriamente ler em ebook porque se não eu não começo a ler ele nunca. Eu fiquei encantado com os itens que veio junto com o livro, são lindíssimos.

    Curti muito a sua resenha, porque geralmente os livros do Martin são tão detalhados que fica até difícil vc fazer uma resenha boa, porque sempre achamos que esta faltando alguma coisa.

    Beijos

  • Larissa - Srta. Bookaholic disse:

    Oi, tudo bem?
    Eu tenho curiosidade com Crônicas de Gelo e Fogo, mas os livros são tão gordinhos e não é um gênero que costumo ler, então sempre deixo para depois, sabe? Mas eu gostei de conferir sua opinião sobre a obra, fiquei feliz em ver que esse volume também te conquistou, parece ser tudo muito envolvente mesmo.

    Beijos :*

  • Saga Literária disse:

    Olá, tudo bem?

    Que kit maravilhoso é esse? Eu comprei esse livro no mês de dezembro, mas ainda não tive tempo de ler, mas é algo que pretendo fazer o quanto antes. Parabéns pela resenha, ficou bem legal e aguçou a minha curiosidade para explorar esse mundo elaborado pelo George Maritn.
    Abraço!

  • Carolina Trigo disse:

    Oi!
    Acredita que não li nada do George Martin? Por mais que tanto a série de livros como a série de TV sejam super famosas, nunca me interessei muito com a história para ler ou assistir.
    Por causa disso, esse livro também não me interessa.
    Mas obrigada pela dica.
    Bjss

  • Delmara Silva disse:

    Olá,
    eu não li as crônicas mas estou pensando em começar a partir do próximo mês, quando vi esse livro fiquei doidinha por ele, mas quero ler os cinco livros das crônicas que já tenho aqui antes de embarcar nele. Fico feliz em saber que esse não é uma obra aleatória e trás respostas importantes sobre os Targeryen, também gosto bastante dessa casa, mas minha preferida ainda é a casa Stark.

  • Mairton disse:

    Acompanhando a trajetória de Martin , creio que este será o meu mais próximo livro de cabeceira, inclusive por trazer mais deste reino das Crônicas, tudo que expande esse universo tão apaixonante do autor. Dica mais que anotada.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem