Resenha: Free Four [Divergente #1.5]

free_four“A autora best seller Veronica Roth reconta uma importante cena (capítulo 13) do ponto de vista de Tobias. Essas 13 páginas revelam fatos desconhecidos e fascinantes detalhes sobre o personagem de Quatro, seu passado, sua própria Iniciação e seus pensamentos sobre a nova iniciante da Audácia, Tris Prior.” Fonte

Parece que virou moda agora em várias séries lançar esses contos que revelam visões de outros personagens na história ou ainda acontecimentos anexos à trama original dos livros. Ontem encontrei esse conto da Veronica Roth, anexo à série Divergente (resenha aqui)  e, como era curtinho, resolvi ler assim que o baixei (a Rocco disponibilizou-o gratuitamente para download).

Talvez essa pequena resenha tenha alguns spoilers de Divergente. Portanto, estão avisados.

Bem, primeiro sobre o conto: ele relata, pelo ponto de vista de Quatro, a cena do capítulo 13 na qual os novatos da Audácia estão em treinamento e têm que atirar facas em um alvo na parede. Todo mundo que leu o livro sabe que o Eric – aquele babaca – coloca todos em uma situação desconfortável que resulta em Quatro atirando facas em Tris. Só que nós sabíamos a versão de Tris da história; aqui, temos a visão em primeira pessoa de Tobias.

Isso é realmente a coisa mais legal desse conto, já que nós já sabemos o que vai acontecer, inclusive os diálogos que, obviamente, são colocados da mesma maneira do livro no conto e na íntegra. O interessante é mesmo acompanhar os pensamentos do Quatro, suas lembranças, suas reações, seus sentimentos em relação à Tris e os vislumbres do seu passado que, claro, só fazem sentido quando você já leu Divergente e sabe a história dele. O bacana é que o conto mostra essa história de dentro, da visão dele e, portanto, mais completa e profundamente.

O conto é bastante curtinho, apenas 13 páginas, mas muito intenso. Quem gostou do livro vai curtir ler essa história. O problema mesmo que eu encontrei foi com o pouco caso que a Editora Rocco deu para o conto. Primeiro, eles não traduziram o título, nem tentaram. Não há uma capa brasileira – e eu já li/estou lendo contos de outras séries e há editoras que dão atenção a esses detalhes. O arquivo do conto é um PDF muito feito no tapa (desculpem, não há outra palavra para descrever exatamente o que senti); eles nem se deram ao trabalho de disponibilizar um arquivo .mobi (para Kindle) ou epub (para Kobo e outros e-readers). Para que eu lesse no meu Kindle precisei converter e o arquivo ficou horrível. Resumindo: a Rocco foi muito displicente com essa história. Não é um e-book, é uma tradução do e-book original e só. Mas o conteúdo vale a pena.

Ficha Técnica:

Título: Free Four
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 13
Onde adquirir: Gratuitamente nesse link
Avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Vania disse:

    Essa história veio na versão especial de Insurgente que ganhei de Natal, mas eu nem li… o maior motivo é que eu não lembrava a cena hahaha *shame on me*

  • Resenha: Como falar com as garotas nas festas « Por Essas Páginas disse:

    […] o trabalho na edição do conto em e-book ficou muito caprichado. Vocês sabem, eu detesto quando as editoras demonstram falta de cuidado com os e-books, especialmente os de contos. Sei lá o que algumas pensam, que é tão curto que não vale a pena caprichar, que vai dar de […]

  • Resenha: Destrua-me [Estilhaça-me #1.5] « Por Essas Páginas disse:

    […] atenção à tradução e à revisão. Muito diferente de outros e-books gratuitos disponibilizados por aí. Destrua-me está disponível para download gratuitamente nesse link. O formato é e-pub, porém […]

  • Caroline Centeno disse:

    Oi., boa tarde.
    Vou ser sincera só li até hoje dois livros em inglês e um deles foi Contos de Edgar Allan Poe e Drácula.
    Então comecei a participar da promoção porque notei que em livros em inglês mudo até mesmo minha preferência de ser totalmente viciada em romances loucos e cheios de clichê. É um mal?É mas eu curto muito.
    Já nesse livro tem uma conspiração e como sou muito viciada em “tramoias” estou esperando ansiosamente mesmo que na outra resenha que li diga que é bastante parecido com “Jogos Vorazes” que as coisas eram muito óbvias.
    Enfim, torcendo aqui do meu lado.
    Obrigada pela atenção.

  • Bruna Bento disse:

    Confesso que não li tudo com medo de spoilers hahaha
    Mas eu gosto muito desses contos avulsos lançados; eu nunca me satisaço apenas com a historia e fico imaginando e me perguntando coisas que às vezes são respondidas por esses anexos! :D
    Não sabia que existia um para Divergente, bom saber!

  • Willian disse:

    Resenha bem elaborada, abordando pontos importantes do livro, resumindo bem o conteúdo, nos dando uma boa noção sobre o enredo, despertando o interesse do leitor.

  • Lucas Grima disse:

    Recentemente lançou o ponto de vista disponibilizado pela Richelle Mead, sobre o ponto de vista do Dimitri. Não querendo comparar esses dois pontos de vista, mais acho que tanto a Richelle como a Veronica deveriam escrever algum livro sob a perspectiva de um protagonista masculino. Ambos ficaram muito bem escritos.

  • Raquel Moritz disse:

    Bem que eu gostaria que muitas séries lançassem contos paralelos, sabia? Acho o máximo! A Seleção fez isso, contando um pouco no ponto de vista do príncipe Maxon. Imagina que dahora se Jogos Vorazes tivesse um conto de alguém de fora da arena? Seria show.

    Quero muito ler essa série, tomara que eu consiga enfiar ela na minha lista de leitura de 2013. Hey, tens skoob? Me adiciona lá :D

    Beijo!

    Raquel Moritz
    http://pipocamusical.com.br

  • Michelle Agda disse:

    Que legal! Não sabia da existência desse livro da Veronica, e que é um anexo á Divergente, livro que anseio para ler.

  • Andressa Nunes disse:

    Resenha bem escrita abordando pontos importantes do livro, facilitando o entendimento por parte de quem lê, despertando o interesse para a leitura..

  • Nardonio disse:

    Eu acho super válido esses contos entre volumes em uma série, justamente por eles serem narrados por outras personagens que são interessantes, mas não tem tanto espaço assim. E o melhor de tudo é quando eles são disponibilizados de graça.

    @_Dom_Dom

  • Luciana disse:

    Oi, Karen! Tem como você, por favor, disponibilizar outro link para download? Esse não tá funcionando :((
    Muito obrigada!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem