Resenha: La Belle Sauvage (O Livro das Sombras #1)

Phillip Pullman volta ao mundo da trilogia Fronteiras do Universo, para outra aventura eletrizante envolvendo daemons, aletiômetros, o Magisterium e, claro, o Pó. La Belle Sauvage é o primeiro volume de uma nova trilogia chamada O Livro das Sombras, e se passa dez anos antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro, se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebês. Apesar de ser uma história diferente, os fãs de Fronteiras do Universo vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage. Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem.
“Sempre quis contar a história de como Lyra acabou morando na Faculdade Jordan. Este livro e o próximo cobrem dois momentos da vida dela: partindo bem do início e retornando vinte anos depois. Quanto ao terceiro livro, ainda é segredo.” – Phillip Pullman (Fonte)

Malcolm Polstead é um menino de 11 anos, super inteligente, altruísta, que ajuda seus pais na estalagem A Truta e sempre faz uns trabalhinhos para as freiras do convento do outro lado do rio. Malcolm tem um barquinho que ele chama de La Belle Sauvage e não é a toa que este seja o título do livro.

Lá no convento Malcolm tem seu primeiro contato com a linda bebezinha Lyra, que está sendo cuidada e protegida pelas freiras. Muitas pessoas estão tentando encontrá-la e algumas delas não parecem ser pessoas muito legais. De repente acontece uma enchente como não acontecia há muitos anos e parte do convento é destruída. Mas Malcolm, com a ajuda de Alice, uma garota sempre quieta que trabalha com os pais de Malcolm e que parecia não gostar muito dele, salva a pequena Lyra e com a ajuda de La Belle Sauvage escapam de um homem terrível que quer capturá-la.

Em linhas gerais esta poderia ser uma história meio sem graça. Mas elementos como os daemons, aletiômetros e o Pó é que tornam tudo mais interessante. Entendeu tudo? Se você já leu a trilogia Fronteiras do Universo (A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e a Luneta Âmbar) você vai se interessar pelo começo da história de Lyra Belacqua. Se você não entendeu nada e nunca tinha ouvido falar em Philip Pullman nem na trilogia, ou só assistiu A Bússola de Ouro que não chega aos pés do livro, te digo do fundo do meu coração, LEIA A TRILOGIA FRONTEIRAS DO UNIVERSO!!! É um mundo muito parecido com o nosso, mas com algumas diferenças muito fantásticas! Imagine o que poderia ser uma parte da sua “alma” na forma de um animalzinho que sempre te acompanha e que tem tudo a ver com a sua personalidade (daemon). Imagine um tipo de bússola com 36 símbolos e quatro ponteiros que pode dizer a verdade (aletiômetro, que vem do grego Aletheia = verdade). Imagine partículas cósmicas invisíveis a olho nu, mas com consciência própria (o Pó). Pois é… essas são algumas dessas coisas fantásticas!

Minhas impressões sobre La Belle Sauvage:
Já li As Fronteiras do Universo e gostei muito!!!! Por isso, quando recebi meu exemplar de La Belle Sauvage revisitando este mundo fantástico fiquei super animada.

Foi legal conhecer o início da história toda. Mas me pergunto até que ponto uma nova trilogia (sim, esta é uma nova trilogia) seria necessária. Acho que o autor escreve tão bem ficção fantástica que poderia explorar outros mundos.

Esta trilogia, de acordo com o próprio autor, vai tratar da pesquisa do Pó, a partícula da qual é formada a consciência e aborda a ambição da igreja (como instituição) pelo poder e o controle.

Esse livro é claramente parte de alguma série e se você ainda não leu a primeira trilogia pode até ler este primeiro, mas depois vai ter que ler as Fronteiras do Universo, porque o próximo livro da trilogia O Livro das Sombras é sobre a Lyra aos 20 anos, e acontece depois de todos os acontecimentos dos três livros de Fronteiras do Universo. Quando La Belle Sauvage foi lançado o autor anunciou que o segundo livro já havia sido concluído. Porém, além de ainda não haver uma previsão para o lançamento do segundo, não se sabe nem se o autor começou a escrever o terceiro.

Também acho que ao ler este primeiro pode ser um pouco desanimador pensar em ler as Fronteiras, mas quero aproveitar este post justamente para dizer o contrário… LEIA A TRILOGIA FRONTEIRAS DO UNIVERSO!!!! Depois vai ser mais legal aprender sobre a Lyra quando bebê!

Achei uma coisa super interessante no site do autor e quero compartilhar com vocês:
“Como alguém que tem uma crença apaixonada na democracia da leitura, não acredito que seja a tarefa do autor de um livro dizer ao leitor o que ele significa.
O significado de uma história emerge do encontro entre as palavras na página e os pensamentos na mente do leitor. Então, quando as pessoas me perguntam o que eu quis dizer com esta história, ou qual foi a mensagem que eu estava tentando passar naquela outra, tenho que explicar que eu não vou explicar.
De qualquer forma, não estou no negócio de mensagens; estou no negócio de “Era uma vez”.” (tradução livre) (Fonte)

É isso, pessoal. LEIAM AS FRONTEIRAS DO UNIVERSO!!!! hehe

Este livro foi gentilmente cedido pela editora para resenha.

Ficha Técnica

Título: La Belle Sauvage (O Livro das Sombras – Volume 1)
Autor: Philip Pullman
Páginas: 434
Editora: Suma
Onde Comprar: Amazon
Minha Avaliação:  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Desencaixados disse:

    Olá,

    Confesso que não conhecia o livro e nem a autora, a ideia dessa história me chamou um pouco a atenção, mas talvez não seria uma obra que faria a leitura nesse exato momento. Vou aguardar uma hora certa para navegar nas páginas dessa aventura, mas, por enquanto ficará só na lista de próximas leituras mesmo! ♥

    → desencaixados.com

  • Suzzy Chiu disse:

    Heiii, tudo bem?
    Desde desse lançamento do Phillip Pullman, que eu fiquei curiosa para saber mais sobre seus livros.
    Meu namorado ama demais a trilogia anterior e fiquei tentada a ler pra ver se supera a minha paixao por HP.
    Achei a capa linda e adorei a sua empolgação haha.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

  • Driely Meira Almeida disse:

    Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e nunca cheguei a ler ou ver A bússola de ouro – para desespero de minha irmã, que sempre me indicava -, e confesso que não sinto muita curiosidade a respeito das histórias. Parecem ser bacanas e tudo o mais, mas não me chamam muito a atenção, sabe? Fico feliz em saber que gostou tanto do livro :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  • Dayhara Ribeiro Martins disse:

    Eu ainda não li nenhum livro do autor, mas só de ver tantos blogueiros recebendo as obras dele e ficando tão animados, já fico com vontade de ler também ahha certamente levarei sua dica em consideração e sera uma de minhas próximas compras.

  • Delmara Silva disse:

    Eu não conhecia o livro,
    acho que por ele não ser do estilo que costumo ler não é uma obra que desperta meu interesse no momento e acredito que por esta mesma razão eu não conseguiria curtir e nem aproveitar tudo que ele tem a oferecer por isso não arriscarei na leitura.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

  • Diane Ramos disse:

    Olá…
    Não me lembro de já ter lido alguma resenha desse livro, mas, pela sua resenha parece ser uma leitura interessante! Vou anotar nos desejados.
    Bjo

  • Fabiana Scola disse:

    Embora tenha certa cautela com gênero fantasia, os que eu li tive muita sorte, até por ser bem cautelosa. Este que este é um sequencia, mesmo vindo antes da trilogia original, Gostei do titulo e da resenham mas tenho receio de nao gostar dos anteriores até o ponto de não chegar neste, mas vai pra lista

  • Jessica Santos disse:

    Oie!
    Então, não me mate… Mas eu desisti dos livros da Bússola de Ouro assim que botei os olhos no primeiro capítulo. Odiei mesmo. Achei extremamente complexo, e não entendia nada do que estava acontecendo. Nem conseguia imaginar! Haha. Passo a dica, se esse livro é parecido ^^

  • Greice Negrini disse:

    Eu conheço um pouco sobre a Bússula de ouro e não gostei muito mas achei legal a iniciativa da história, porém é como você diz, será que uma nova trilogia é necessária quando uma outra foi escrita ou é só para aproveitar a questão da fama?

  • Camila de Moraes disse:

    Olá!
    Não conhecia esse livro, mas tirando a capa que achei lindíssima, o desenrolar da trama não me deixou com aquela euforia para querer colocar na minha lista de leitura.
    Mas gostei de conhecer a leitura através do seu ponto de vista.
    Beijos!

  • Pamela disse:

    Olá, tudo bem?

    Eu não tive vontade alguma de ler Fronteiras do Universo, então provavelmente estaria dentro da porcentagem que nem iria atrás após ler este. Realmente, se a escrita dele é tão cativante, porque não utilizá-la em outra temática? Mas também fica aquela dúvida: será que tudo foi abordado da maneira que deveria na trilogia anterior? Às vezes ele achou que faltou algo e resolveu escrever agora, rs.

    Beijo
    @blogodiariodoleitor

  • Ana Luz disse:

    Olá, tudo bem?

    Apesar da premissa ser bem bacana, confesso que não me despertou muito o interesse. No entanto, levando em conta o fato de você reforçar a recomendação na resenha, enfim, quem sabe? Fiquei refletindo aqui ao terminar de lê-la, confesso que fiquei em dúvida, rs

    Beijo.

  • Bianca disse:

    Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas já assisti ” A Bussola de ouro” fiquei até com a pulga atrás da orelha quando você falou que o livro é muito melhor, se bem que isso ão é novidade para nós leitores quando o assunto é livros x adaptações. Gostei bastante da premissa proposta no livro. Sabe quando o coração dá até umas batidinhas mais fortes? Então. Sua resenha está maravilhosa e vendo você falar assim tão bem, não tem como não gostar né?

  • Barbara Mazzo Cabalero disse:

    Oi.
    Tenho o primeiro livro de as fronteiras do universo faz muito tempo, e lembro que não gostei muito por isso parei de ler. Mas não lembro quase nada do enredo e o livro está aqui na minha estante marcado para eu ler esse ano e decidir se vou continuar lendo a série.
    Adoorei sua resenha, me deixou com vontade de retormar a leitura.
    Beijos.

  • Bruna Eduarda disse:

    Ola!
    Posso admitir que fiquei um pouco confusa com a sinopse e tive que reler? Haha; Enfim, a premissa do livro parece ser bem interessante, um pouco diferente do que estou habituada a ler. Fico feliz que tenha gostado da obra, mas acho que vou deixar a dica passar no momento! Sua resenha está maravilhosa ♥

    Um beijo

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem