Resenha: Luz e Trevas (A Guerra dos Fae #3)
Mais uma vez venho aqui falar dessa série que começou muito bem, mas nesse terceiro livro deu uma travada. Eu vou explicar melhor para vocês a seguir.
Sinopse: Jayne Sparks está mais destemida, engraçada e rebelde do que nunca, tendo que enfrentar os problemas causados acidentalmente pelo duende Tim, aprender a manipular melhor seus poderes com O Verde, conhecer traições de um grande amigo e descobrir quais são os motivos secretos pelos quais há uma guerra incessante entre Faes das Trevas e Faes da Luz. Seus poderes podem torná-la vulnerável às manipulações dos Fae das Trevas, e ela poderá torna-se prisioneira de forças inimigas. Mas sua astúcia sempre estará lá. Fonte
Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores que não tenho como evitar, mas estão devidamente sinalizados caso você queira ler ou não.
Estamos de volta com as desventuras de Jayne Sparks e sua língua ferina. O terceiro volume começa exatamente onde o segundo livro termina [SPOILER: selecione o texto se quiser saber]: Jayne está enfrentando Ben, um fae das trevas que quer “recrutar” seu melhor amigo Tony (que se recusou a se tornar fae no final do primeiro livro) para seu lado. Passado o clímax do início, Jayne volta ao seu treinamento com o Verde, agora pensando em estratégias para um ataque em conjunto com outros faes da Luz.
A trama tem várias reviravoltas, com participação muito importante do pixie Tim, que conhecemos no livro anterior. Inclusive, é por culpa de Tim que um dos personagens que eu mais gostava acaba indo para o lado oposto (claro que não foi intencional). Além disso, Jayne se vê nas mãos do inimigo pela primeira vez e se dá conta do que os Faes das trevas são capazes de fazer.
Dito tudo isso, o livro continua bom, a leitura é fluida e rápida e as confusões que Jayne se mete são bem hilariantes, ainda mais com a personalidade super tempestuosa que ela tem. Temos a volta ativa de alguns personagens do primeiro livro, inclusive um muito importante para Jayne, além de revelações sobre do que se trata a guerra, sendo algo mais ideológico e de questões de interesse do que uma mera batalha entre o bem e o mal.
Por mais que eu goste dessa série, eu achei esse livro um pouco repetitivo. Mesmo com a guerra iminente, os personagens ainda estão em treinamento, não mostram uma evolução ou desenvolvimento além do que já estamos cientes dos livros anteriores. Talvez seja porque o livro é narrado por Jayne e vemos todo o treinamento dela e apenas a sua evolução como personagem – e mesmo assim eu achei um pouco aquém do que esperava.
Como eu disse antes, um “problema” dos livros é que ele termina bem com o gostinho de “quero mais”, em um clímax que mais parece “aguardem cenas do próximo capítulo”. O final foi bem inesperado e eu espero que a Geração possa publicar logo o quarto e último livro da série.
Eu recomendo a leitura para os fãs de aventura e YAs!
Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela Geração Editorial.
Ficha técnica:
Nome: A Guerra dos Fae – Luz e Trevas
Autor: Elle Casey
Páginas: 384
Editora: Geração Editorial
Onde comprar: Livraria Cultura / Saraiva / Saraiva (e-book) / Submarino /
Minha avaliação:


junho 1st, 2015 às 14:16
Aaaaaaahhhhh eu estou louco por essa série, com muita vontade de ler. Acho as capas lindas e a história parece extremamente boa e interessante (mesmo esse tendo sido um pouco repetitivo). Assim que sair o último livro, essa série vai para minha lista de prioridades. Espero que ei tenha uma experiência melhor com esse 3° livro do que você teve :/
junho 2nd, 2015 às 10:36
Essa parece uma ótima série, pena que tenha tido uma recaida nesse terceiro volume, espero poder ler logo pra saber se vou ter a mesma opinião.
dezembro 20th, 2016 às 9:41
Eu leio boas resenhas dessa serie desde o primeiro livro e os comentários são bem elogiosos. Como ainda não li nenhum livro da série e estou na expectativa de tê-los em mãos, fico lendo as resenhas. Gostei muito da resenha e espero ler as demais da série aqui no seu blog. Afinal são 10 volumes, não?
dezembro 20th, 2016 às 11:41
Eis que só li o primeiro livro e vim ver a resenha do terceiro e logo aparece isso: ”e ela poderá torna-se prisioneira de forças inimigas” AI MEU DEUS tudo bem calma mas preciso ler com urgência! Amo Jayne acho q ela é uma das personagens de livro que mais me identifiquei, amei o primeiro livro e ansiosa para ler os demais.
dezembro 29th, 2016 às 13:51
Da para notar pela sua resenha que apesar do livro ser imprevisível, e surpreendente, algumas situações se repetem, como se não acontecessem muitas coisas diferentes, porém mesmo assim a leitura ainda continua fluindo bem, a trama te deixou com um gostinho de quero mais. Espero poder ler os livros logo.
janeiro 16th, 2017 às 21:42
Quando uma série traz um desenvolvimento contínuo das personagens no decorrer dos livros, vale a pena a leitura. Eu leio boas resenhas dessa serie desde o primeiro livro e a minha ansiedade em conhecer essa história só aumenta…
janeiro 18th, 2017 às 17:31
Não tem como não conter SPOILER, pois tem um pouco do primeiro e do segundo livro, é inevitável. Deu mais vontade de ler os anteriores, creio que são livros que eu leria em pouco tempo, pois adoro aventura e livros que não sejam cansativos.
janeiro 19th, 2017 às 10:20
Hum. Pelo jeito a autora se perdeu neste terceiro livro. Se a história fica repetitiva demais começa a ficar chata e sem graça. Espero que ela melhore no livro seguinte. Detestaria me decepcionar com o final da série. Vou deixar passar esse lapso e tentar ler assim mesmo. Pois estou gostando do que estou lendo na resenha por enquanto.
Beijos.
janeiro 19th, 2017 às 22:37
Uma leitura repetitiva fica até cansativa, né?
Mas acredito que com Jayne nem dê tempo para isso porque ela é falastrona e deve ter muitos momentos de empolgação da parte dela.
Vamos esperar que o outro seja melhor que esse.
“Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
cheirinhos
Rudy
TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!
PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO