Resenha: Mentirosos


Recebi a prova de Mentirosos, da autora E. Lockart, quando eu e a Lucy visitamos a Editora Companhia das Letras/ Seguinte, no primeiro dia da Bienal. A editora fez um kit lindo para os blogueiros, com sacola, mimos e, claro, livros. Separamos aqui entre as colunistas e eu fiquei com essa obra, pois do jeito que o pessoal na editora falou, fiquei interessadíssima. Para vocês terem um gostinho, a única coisa que eu sabia sobre o livro era que havia um mistério terrível e que, quanto menos se soubesse sobre ele, melhor, de maneira que, se vocês ficarem com um pouco de receio de ler essa resenha, vou entender. Mas fiquem tranquilos, não há spoilers; seria um pecado estragar o final do ótimo Mentirosos.

“Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro “Mentirosos”) são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.” Fonte

Esse é um livro que não vou poder contar muito da história, portanto essa resenha vai ser toda em torno de deixá-los na curiosidade (insira risada maligna aqui). Na verdade, não posso dizer muito mais que a sinopse: Cadence, ou Cady, é uma jovem que vem de uma família rica e tradicional, formada pela mãe e as tias e, claro, os respectivos primos. O avô, patriarca da família, domina todas as filhas e consequentemente os netos. Todos os verões, a família toda se reúne em uma ilha particular e idílica, onde esquecem sua verdadeira vida e se tornam “outras pessoas”, o que significa que ninguém ali se conhece de fato. Em um verão, seu primo Johnny traz para a ilha um amigo, Gat, que é bem diferente do resto da família, ou seja, não se encaixa nos padrões. Há até um paralelo literário a respeito disso no livro, muito interessante. Os três, junto com Mirren, outra prima, formam os Mentirosos. Os quatro tem mais ou menos a mesma idade e fazem tudo juntos, pelo menos até o “verão dos quinze”, quando Cady tinha quinze anos e se acidentou, perdendo a memória. Depois disso, tudo mudou.

“Nosso beijo transforma o mundo em poeira.” Página 127

O livro começa contando o que aconteceu antes dos quinze, passa pelo acidente e depois continua com Cady contando como sua vida mudou. Ela tem dores de cabeça horríveis, depressão e o pior, a amnésia. De maneira alguma consegue se lembrar do que aconteceu e, quando pergunta à mãe, esta diz que já cansou de contar, mas que Cady esquece no dia seguinte e os médicos disseram que era melhor ela se lembrar sozinha. Cady passa o próximo verão sem visitar a ilha, mas com dezessete anos retorna, decidida a descobrir a verdade, nem que seja necessário espremê-la dos Mentirosos. E, claro, eles estão todos lá, e além de lidar com seus sentimentos não resolvidos por Gat, Cady precisa lidar com as descobertas horríveis que faz.

Confesso que demorei um pouco para me envolver com os personagens. Talvez seja pelo fato de que a realidade deles é muito distante da minha, ou talvez seja o fato de que a narração de Cady é bastante fria, crua. Isso é bom e ruim no livro. A parte boa é que são narrações curtas, capítulos bem pequenos, que quase não podem ser chamados de capítulos; Cady tem um humor ácido e ferino – ou a autora – e isso é transmitido para o texto. A parte ruim é que você não se conecta tanto com os personagens como gostaria. No entanto, essa mesma narração é interessante ao ponto de, quando você pega o livro, não quer largar, mas se larga, depois demora a retomá-lo novamente. Confuso? Bem, o livro causa mesmo sentimentos confusos. Em alguns momentos você entende Cady, em outros quer dar três belos tapas na sua cara. Além de ácida, Cady é claramente desequilibrada (e mimada), portanto, isso também ajuda nessa confusão de sentimentos do leitor. Mas muitas vezes você realmente sente pena dela, dessa situação de não se lembrar e sentir, mais que saber, que algo horrível aconteceu e que esse desfecho se aproxima.

“Ele chorava como um homem, não como um menino. Não como se estivesse frustrado ou as coisas não fossem do jeito dele, mas como se a vida fosse amarga. Como se as feridas não pudessem ser curadas.” Página 215

É muito essa sensação que também carrega o leitor até as últimas páginas. Por algum tempo, o livro pode até ser meio morno, mas meu caro, quando você chega ao final… ah, o final! Ele me fez dar 5 estrelas ao livro, sem titubear. É um soco no estômago, um liquidificador no cérebro, um tapa na cara. Meu queixo caiu e eu não conseguia voltar ao normal até terminar a leitura. E passei um bom tempo refletindo sobre o que vi ali. A autora foi construindo lentamente um suspense, no qual o leitor vai descobrindo pílulas de conhecimento junto com a protagonista até… BUM, o susto, o horror, a verdade. É muito tenso, mas um ótimo final, que valeu todo o livro.

Não tenho como falar sobre a edição, já que é uma prova – aliás, uma prova muito bem feita, a Seguinte sempre arrasa nas provas. O que importa mesmo é que o livro será lançado agora, dia 10 de outubro, e você precisa ler.

Prova gentilmente cedida para leitura e resenha pela Editora Seguinte!

Ficha Técnica

Título: Mentirosos
Autor: E. Lockart
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Lançamento: 10 de outubro de 2014
Avaliação: 

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Outubro. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Denise Crivelli disse:

    Desde que vi sobre o lançamento e li a sinopse fiquei interessante, primeira resenha que leio dele, no meio da resenha deu uma desanimada na leitura, mais fiquei curiosa com o final o livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  • Nathalia Simião disse:

    você conseguiu o que queria Karen, me deixou curiosa! E não da pra se conectar com a realidade da personagem mesmo né, duvido que a familia de alguem aqui tenha uma ilha particular hahaha fiquei querendo saber o que houve com ela, que mistério todo é esse.

  • Patrini Viero disse:

    Esse livro me chama muita atenção, desde que li a primeira resenha. Gosto muito de mistérios, e o tema da amnésia veio a calhar para que eles se tornassem ainda mais instigantes. Não vejo a hora de surgir uma oportunidade para que eu o leia.

  • Bianca Martins disse:

    Ae q eu qro mto ler esse livro!!
    Todos estão falando mto bem dele e qro saber logo q final é esse!
    hahaa
    Adoro personagens com um humor mais inteligente.
    Fiquei mais curiosa ainda em ler este livro!

  • Karoline Neves disse:

    O livro vai ser lançado um dia antes de meu aniversario ‘ooo’ Ja sei o que posso pedir de presente *-*
    Eu ja tinha ouvido alguns comentarios sobre esse livro, alguns bons e outros nem tanto, mas depois desta resenha mds eu fiquei super curiosa, e to louquinha pra ler hehe ja esta na minha lista !!

  • Gustavo disse:

    Sinceramente eu pulei a resenha inteira desde que você falou que tinha um grande mistério e que quanto menos soubesse seria melhor kkkk a única coisa que vai foi as 5 estrelas e já estou correndo pra compra-lo kkkk *-*

  • Sara C. disse:

    É Karen, você queria me deixar curiosa e conseguiu, rsrs. Para começar, eu fiquei em dúvida: Leio ou não leio? Mas a curiosidade me venceu, e eu li sua resenha. Quero muito saber o que houve com a Cady, mas fiquei com medo de descobrir o final pela maneira que você falou. Até mais.

  • Douglas Fernandes disse:

    Eu já adoro um suspense, esse tipo de livro sempre me prende, ai vc vira e diz que o final fez com que vc desse 5 estrelas, e que ficou de boca aberta, gente quero esse livro agora, cadê? cadê? agora fiquei mega curioso.

  • Suelen Mendes disse:

    Eu realmente preciso ler!Fiquei super intrigada!
    Eu adoro capitulos assim,curtinhos,pra mim fluí melhor do que capítulos enormes kkkk
    Bjus

  • Patricia Moreira disse:

    Ouvi falar maravilhas desse livro quando lançou lá fora então to curiosa. Na verdade sou curiosa com qualquer livro da E. Lockart principalmente porque é bem difícil falarem mal de algo dela.
    A amnésia também me chamou a atenção porque descobrimos o passado junto com a protagonista.
    E essa capa? Bem melhor que a americana!!

  • Promoção: Sorteio Mentirosos « Por Essas Páginas disse:

    […] #vem, que hoje começa o Sorteio de Mentirosos, lançamento de outubro da Editora Seguinte, resenhado aqui no Por Essas Páginas. O livro é incrível, gente. Só lendo para entender… e descobrir esse […]

  • Simonir Rodrigues disse:

    Se sua intensão foi me deixar na curiosidades, parabéns srta. aliás toda vez que leio uma resenha desse livro me deixa ainda mais com vontade de lê-lo, acho que foi a maior aposta deste ano da Editora Seguinte.

    E siiiiiim quero saber logo o que afinal é esse segredo dessa família! =/

  • Jessica Lisboa disse:

    Já gostei desse livro, a trama da historia me pareceu ser muito boa! A trama que ha nesse livro e algo que gosto muito, desde quando foi lançado tenho voontade de le-lo, espero poder fazer isso em breve. Parabens pela resenha!

  • Shadai disse:

    Adoro histórias que são meio mornas, um suspense bem gradual, até que o final te arrebata de tal forma que você NUNCA esperava por aquilo. Há até uma teoria de que o final se for excelente pode salvar uma história fraca. E consigo pensar em alguns filmes que tem muito disso, de que você termina de assistir e fica horas/dias após pensando nele por causa do surpreendente final. (O Sexto Sentido deve ser um dos exemplos mais comuns dos últimos 20 anos).
    Bom, fiquei muito curioso para ler esse livro, e obrigado por não ter dado spoilers, acho que vou comprar em breve! Olá Black Friday hehehe

  • Mah Barbosa disse:

    Ai, que chantagem!!!! ”…um mistério terrível e que, quanto menos se soubesse sobre ele…” eu quero saber!!!! hahaha
    Acredito que você não deve ter se apegado logo de cara no livro, pela narração fria da personagem, pois há tantos livros com acontecimentos loucos que nos pegam logo de cara. Pelo menos é o que acontece comigo.
    Já estou ansiosa por desse final.

  • GISLAINE DURÃES CRUZ disse:

    queroo legal…

  • Gizeli R. Meister disse:

    Até então eu não sabia nada do livro, mas ao ler sua resenha fiquei abobalhada, fiquei perplexa por esse tanto de elogio e fiquei muito curioso pra saber qual revelação é essa e o que houve de fato no acidente. Preciso comprar pra ontem.Todo mundo tá elogiando esse livro e eu preciso ler logo!To super empolgado pra conhecer a escrita da autora e me chocar com essa revelação.

  • Sueli Cobbos disse:

    Muito curiosa para ler o livro e desvendar o segredo dos mentirosos. A cada resenha, mais aumenta minha vontade de ler.

  • TTT: Dez lançamentos de 2014 que eu gostaria de ter lido mas não consegui « Por Essas Páginas disse:

    […] Mentirosos, E. Lockhart – Todo mundo está falando muito bem desse livro (como vocês podem ler na resenha da Karen). Eu já comprei em e-book e ele está bonitinho esperando a minha imensa fila de livros a […]

  • Top Ten Tuesday: Dez livros famosos que eu nunca li « Por Essas Páginas disse:

    […] Mentirosos, E. Lockhart [Resenha] – Quando esse livro foi lançando, foi um BOOM enorme. Eu já até comprei o livro, mas não […]

  • Top Ten Tuesday: Dez livros para ler embaixo das cobertas « Por Essas Páginas disse:

    […] .Mentirosos, E. Lockhart [Resenha] – Mentirosos é um livro que te prende tanto, que se você tiver tempo, provavelmente consegue […]

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem