Resenha: Mitologia Nórdica

Mitologia NórdicaNeil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte.

Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.

Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher – difícil com sua barba e enorme apetite – para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir – o mais sagaz dos deuses – se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas.

Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente. Fonte

Quando a Intrínseca lançou Deuses Nórdicos, fiquei muito curiosa por saber como Neil Gaiman abordaria o tema, mesmo porque eu mesma não tinha tanto conhecimento assim dessa mitologia, mesmo ela sendo abordada em Magnus Chase, de Rick Riordan (que, convenhamos, não é a mesma coisa).

Na apresentação, descobrimos como Gaiman teve seu primeiro contato com a mitologia nórdica através da famosa HQ e como, depois de pesquisar sobre a mitologia em si, ele viu que era tudo bem diferente. Para escrever esse livro, aliás, ele buscou informações da Edda, que é uma compilação de textos (em prosa e em verso) antigos que falam sobre os mitos nórdicos.

Aqui não temos Thor bonitão ou Loki psicopata (não muito). Mas temos a mitologia nórdica explicada, o surgimento do mundo e dos deuses de Asgard. A diferença entre esse livro e um livro mais didático é o tom bem humorado que Gaiman coloca em sua narrativa. Mesmo havendo mortes e traições – aliás, como os deuses gostam de batalhas (principalmente Thor), a leitura flui fácil e é bem rápida.

O livro é composto de 15 contos pequenos sobre os deuses, desde o início dos tempos até o Ragnarök, o apocalipse nórdico. Embora sejam contos, eu acho preferível ler todos na ordem em que se encontram no livro. E, mesmo com os traços característicos da narrativa de Gaiman, conseguimos ter uma noção mais detalhada sobre a mitologia nórdica como ela é (dá para entender porque os vinkings eram chamados de bárbaros…).

Achei a leitura muito bacana, sempre tive curiosidade em saber mais sobre os deuses nórdicos e essa leitura, além de engraçada, foi bem esclarecedora. A edição em capa dura está muito bem feita e os detalhes do texto são um charme à parte. Recomendo bastante a leitura, principalmente para fãs de mitologia!

Esse livro foi gentilmente cedido pela Intrínseca!

Ficha técnica:

Nome: Mitologia Nórdica
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Livraria Cultura / Saraiva / Amazon
Minha avaliação: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Andrea Morais disse:

    Adoro a escrita de Gaiman, desde que não seja o livro Deuses Americanos, porque esse foi uma experiência péssima para mim kkkkkkkk
    Gostei bastante de ver essa proposta do autor de explicar a mitologia nórdica, tão rica e tão pouco divulgada comparando com a greco-romana. Com certeza, vou incluir esse livro na minha lista de “quero ler”
    Obrigada pela dica!! =)

  • Lucy disse:

    Oi, Andrea!
    Ainda não li Deuses Americanos e já ouvi falar que ele é bem… difícil. rsrs
    Que bom que gostou! Essa é uma pegada mais diferente do Gaiman, acho que você vai preferir esse tipo de livro mesmo.
    Bjos!

  • Lara Torch disse:

    Oi amei sua resenha e o livro, fazia tempos que eu tava pensado em comprar sua resenha me ajudou bastante obrigada.

  • Lucy disse:

    Que bom, Lara!
    Bjs

  • Déborah disse:

    Desde que vi o lançamento desse livro fiquei interessada, pois amo mitologia e gosto muito de Neil Gaiman.
    Pelo que você disse eu vou gostar muito desse livro, quero demais.

  • Lucy disse:

    Oi, Déborah! Espero que curta a leitura!
    Bjs

  • Camila de Moraes disse:

    Olá!
    Eu nunca li nenhuma obra desse autor. Achei interessante por trazer muito sobre mitologia, aventura. Gosto bastante desses temas quando bem abordados.
    Espero ter oportunidade de conhecer mais dessa leitura.
    Beijos!

  • Lucy disse:

    Oi, Camila! Recomendo muito Neil Gaiman e acho que você pode experimentar a escrita dele por esse livro mesmo!
    Bjs

  • Marcia disse:

    Olá!
    Eu gosto muito do autor Neil Gaiman e nem sabia desse livro de contos sobre a mitologia e já me despertou o interesse em ler, pois também quase não sei nada sobre o assunto, creio que será uma leitura bem interessante.
    Obrigada pela dica!
    Bjs

  • Lucy disse:

    Oi, Marcia! Que bom que gostou!
    Espero que consiga ler logo e que curta sua leitura!
    Bjs

  • Fabrica Dos Convites disse:

    Eu li um outro livro de contos nórdicos, e gostei bastante, por isso acho que iria gostar deste também. O que está pegando, é o autor, pois já li dois livros dele e não gostei muito.
    Bjs, Rose

  • Lucy disse:

    Oi, Rose!
    Gaiman tem dessas: dependendo da história, ou você ama ou odeia mesmo. rsrs
    Bjos!

  • Morgana Brunner disse:

    Esse é um tipo de livro para quem gosta e acompanha esse título de gênero, estou fugindo e muito dele, eu li tanto que cheguei a achar cansativo, mas deixarei anotada a dica para futuramente.
    Beijinhos

  • Lucy disse:

    Oi, Morgana! Tudo bem, leia em seu tempo. ^^
    Bjos!

  • Ana Lícia disse:

    Esta capa ficou muito linda, e deve ser bem interessante mesmo ler sobre mitologia pela escrita de Neil Gaiman. Já li só dois livros do autor e gostei muito, mas este confesso que não entrou na lista de “quero ler” do autor. ótima resenha.
    Abraços

  • Lucy disse:

    Oi, Ana! Que pena… Mas quem sabe futuramente?
    Bjos!

  • Mari disse:

    Eu acredito que essa deve ser uma ótima maneira de conhecer melhor a mitologia nórdica, afinal Neil Gaiman tem esse jeito todo peculiar e único de escrever, né? Eu gosto bastante dos livros dele.
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

  • Lucy disse:

    Oi, Mari! Verdade, Gaiman tem umas sacadas bem bacanas.
    Bjos!

  • Ana disse:

    Não sabia que se tratavam de contos, deu até uma animada em mim pra fazer a leitura. Achei legal não ter o Thor bonitão haha.
    http://Www.belapsicose.com

  • Lucy disse:

    Oi, Ana! Realmente, o Thor bonitão só em Hollywood! hahaha
    Bjos!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem