Resenha: Não se humilha, não

Ficha técnica:

Nome: Não se humilha, não

Autor: Isabela Freitas

Páginas: 320

Editora: Intrínseca

Muito antes de decidir desapegar, Isabela passou por poucas e boas. De férias da faculdade de Direito e longe dos amigos Pedro e Amanda, às vezes ela se envolve com alguém para se distrair, mas nenhum ficante faz seu coração bater mais forte. Dessa vez, é só um garoto do curso de inglês.

A única coisa que Isabela e Fábio compartilham são os beijos, e ela sabe que a história deles não tem muito futuro. A agitação da volta às aulas traz Gustavo Ferreira, que entra em sua vida de forma arrebatadora. Lindo e de uma tradicional família de Juiz de Fora (MG), ele a convida a embarcar em sentimentos totalmente novos.

Isabela parecia ter encontrado o garoto dos sonhos… até despertar para uma realidade bem diferente. O que começa como conto de fadas logo muda de figura, e ninguém imagina que por trás das declarações de amor de Gustavo nas redes sociais há uma garota que a cada dia perde mais o brilho, que se vê obrigada a medir cada gesto e já nem se reconhece mais.

Quarto livro da série que já vendeu 1,5 milhão de exemplares no Brasil, Não se humilha, não se passa antes dos acontecimentos narrados em Não se apega, não e vai agradar tanto os fãs da autora quanto os novos leitores. Com seu humor único e seu olhar otimista, Isabela Freitas traça os desafios de se amar diante de tudo que tenta nos aprisionar e explora temas importantes, como relacionamentos abusivos, protagonismo feminino, amor-próprio e amizade.

Esse é o quarto livro da série de Isabela Freitas e trata-se de um prequel da série original que começa com Não se apega não.  Então, é possível lê-lo antes dos outros livros – e foi isso o que fiz.

O primeiro capítulo do livro já começa a me arrepiar. Mas no decorrer da leitura, a sensação foi suavizando. Isabela demonstra como é viver um relacionamento abusivo. Interessante notar que, sendo Isabela a narradora, ela não percebe que está em um relacionamento abusivo, então podemos apenas observar e ficar roendo as unhas até o momento em que ela tente se dar conta.

Adorei os amigos de Isabela. Pedro e Amanda dão mais leveza à leitura, mostrando que, apesar dos pesares, é possível ainda se divertir. Claro que tem os momentos tensos do namoro, aquele afastamento básico exigido pelo namorado, mas Isabela vai levando. Vai levando até que não quer mais. Afinal de contas, como você consegue viver com uma pessoa que só te põe pra baixo?

Pior que a história de Isabela é mais comum do que imaginamos. E apesar de o livro tratar de uma situação tensa, a escrita da autora é fluida e rápida, e é possível ler rapidamente. Ela trata do assunto relacionamento abusivo de forma até leve mas, de certo modo, deixando a gente com aquele embrulho no estômago, aquele desconforto de estar ciente que aquela cena não é normal (ou pelo menos não deve ser) em um relacionamento. É quase que um tapa com luva de pelica, mas um aríete dentro da luva.

Gostei do livro, pretendo ler os demais dela algum dia. O livro trata da história de Isabela, ela conta suas experiências e também aproveita para dar dicas dicas sobre como NÃO se envolver em um relacionamento abusivo,  e lições de empoderamento e evitar a autossabotagem (lembrou um pouco livro de autoajuda, mas gostei rs), assim interagindo com os leitores até meio .

Recomendo!

Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela editora Intrínseca.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Larissa Dutra disse:

    Olá, tudo bem? Ahhh, que tudo ver uma resenha desse livro por aqui! Eu amo essa série, já li todos os livros lançados e continuarei acompanhando os próximos. A Isa dá muitas dicas para a gente mesmo, impossível ler os livros dela e não se sentir uma pessoa mudada ao final.

    Beijos,
    Duas Livreiras

  • Kênia Cândido disse:

    Oi Lucivania.

    Eu ainda não tinha lido nenhuma opinião sobre esse livro e achei a sua resenha interessante. Ainda mais apresentando os temas do livro. Com certeza vou tentar adquiri -lo o mais rápido possível para conhecer as experiências que a autora menciona no livro. Obrigada pela dica.

    Bjos

  • Ivy Lacerda Montiel disse:

    Oiii Lucivania

    Faz tempo que eu quero ler o primeiro dessa série, acho que é o Não se apega não, parece ser interessante e sempre leio muitos elogios. Gostei das dicas que a Isa deixa para os leitores, deve ser uma daquelas leituras pra refletir no final.

    Beijos, Ivy

    http://www.derepentenoultimolivro.com

  • Renata Cezimbra (Lady Trotsky) disse:

    Oi Lucy, tudo bem?
    Eu lembro de ter várias vezes visto esse livro em livrarias e outras lojas aqui da minha cidade, mas nunca parei para olhá-lo com muita profundidade, por isso eu nem imaginava do que se tratava.
    Nossa, eu fui sinceramente pega de surpresa pelo fato de se tratar de uma trama sobre relações abusivas. Ok que o tema é tratado de forma mais leve, mas não deixa de ser tenso.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky…
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

  • Viviane Almeida disse:

    Oi Lucivania, como vai? Quando eu trabalhava na biblioteca da escola da cidade onde eu moro, consegui junto com a coordenação comprar cinco kits dessa série para a biblioteca e foi o livro de maior sucesso em 2017 na escola. Acredito que todas as meninas leram e começaram a repensar suas atitudes, como os livros eram voltados para os alunos eu não consegui pegar nenhum deles para ler mas, agora estou com vontade de comprar os e-books pra mim.
    Fico feliz que tenha gostado da história e esteja incentivando outras pessoas a conhecerem e se amarem mais.

    Resenhas da Viviane

  • Maria Luíza Lelis disse:

    Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas já ouvi falar dos dois primeiros da série. Confesso que nunca tinha ficado muito curiosa para ler, mas esse despertou minha atenção. Eu acho muito importante livros que abordem temas importantes como relacionamentos abusivos e esse parece que o assunto foi bem trabalhado pela autora. Mesmo se tratando de uma leitura leve, a autora não diminuiu a importância do tema.
    Adorei ler a resenha e saber que gostou da leitura. Vou adicioná-lo na minha lista de desejados.
    Beijos!

  • Beatriz Andrade disse:

    Eu ainda não li os livros da Isabela e morro de vontade, eu sei que vou me encantar com as leituras e gostei bastante de ver a sua resenha, espero ler em breve e gostar tanto quanto você

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem