Resenha: O Cachorro Amarelo

cachorro amareloSinopse: O cachorro amarelo se passa na cidade costeira de Concarneau, na região francesa da Bretanha. Após o assassinato de um mercador de vinhos, Maigret passa a desconfiar de Emma, uma garçonete submissa. A chave para a resposta, contudo, está num misterioso cachorro amarelo que vaga pelas redondezas e costuma repousar aos pés de Emma.
A popularidade do comissário Maigret – seu personagem mais famoso – e as diversas adaptações para o audiovisual contribuíram para reforçar a imagem de Georges Simenon como um autor de livros para consumo rápido.
Nada mais equivocado. Simenon figura entre os grandes escritores do século XX. Entre seus milhares de admiradores ilustres, André Gide, Charles Chaplin, Henry Miller, William Faulkner e Federico Fellini eram os primeiros da fila. Além das muitas histórias policiais, produziu 41 “romances duros”, obras em geral maiores no tamanho e na ambição, construídas fora dos esquadros das tramas de investigação e não raro incluídas no cânone da literatura europeia.

Eu já tinha observado alguns relançamentos da Cia das Letras dos livros de Georges Simenon e fiquei muito curiosa quanto ao estilo de escrita dele. De uma coisa é certa, essa história não foi do tipo de “consumo rápido” como diz na sinopse.

Eu digo isso porque, embora o autor apresente os elementos suspeitos com detalhes e tenha um enredo bem amarrado, ela não me prendeu tanto e, por isso, eu demorei para ler esse livro (tudo bem, foram 3 dias, mas para 168 páginas, geralmente eu gasto um dia e meio quando estou bem humorada).

A história gira em torno de um cidadão que leva um tiro à queima-roupa e outros crimes cometidos, tendo como testemunha e também suspeito (pelo menos para alguns mais supersticiosos) um cão amarelo.

O estilo da narrativa não deixa pontas soltas e nenhuma pista ao leitor. O raciocínio do comissário Maigret é surpreendente, mas como a narrativa é em terceira pessoa, só ficamos ciente do que ele pensa no final, quando se tem o desfecho do livro. O que podemos perceber é que mesmo com várias pistas jogadas para o investigador, ele dá muito mais valor ao comportamento das pessoas direta ou indiretamente envolvidas com a vítima.

O suspense em torno do cão foi o que me impulsionou a continuar a leitura – e claro que teve determinado ponto que me revoltou, mas como não posso soltar spoilers, recomendo a leitura para verificarem por si mesmos.

Eu quero dar mais uma chance ao Simenon e talvez até a esse mesmo livro. Como eu disse, a leitura foi mais lenta para mim, porém não arrastada. O livro é bem narrado e de fácil entendimento. Mas para mim ficou faltando alguma coisa, pelo menos para acompanhar o raciocínio de Maigret.

Para quem quer uma leitura rápida, no entanto, sinta-se à vontade (mesmo porque cada um lê em um ritmo diferente).

Este livro goi gentilmente cedido para resenha pela editora Companhia das Letras.

logo_companhia_das_letras

Ficha técnica:

Nome: O cachorro amarelo
Autor: Georges Simenon
Páginas: 136
Editora: Companhia das Letras
Onde comprar:Livraria Cultura / Livraria Cultura (e-book) /Amazon
Minha avaliação:

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Setembro. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • 4
  •  
  •  
  •  


  • Patrini Viero disse:

    Gostei bastante da capa do livro, apesar de não ter lido nada do autor ainda. A sinopse me chamou bastante atenção, e como gosto muito de livros investigativos, sou bem capaz de dar uma chance a ele. Muito interessante o mistério em volta de um cão, nunca tinha lido nada parecido, e acho que foi uma grande sacada do autor.

  • Amanda Freitas disse:

    Nunca li nada do autor,mas adoro um bom suspense e acho que escolherei esse livro pra debutar nas obras dele, parece ser um suspense super envolvente e mega interessante…. Adorei a resenha!

    PS: Não gostei da capa e nem do título!

  • Bianca Martins disse:

    Gosto mto de livros de suspense e policial!!
    É o meu gênero favorito!
    Com certeza colocarei na minha lista de desejados, msmo com vc dizendo q a leitura foi meio arrastada..=)
    esse livros curtinhos são mto gostosos de ler ^^

  • Michele Lopez disse:

    Oie…
    Ainda não conhecia o autor e uma pena que o livro não tenha prendido tanto sua atenção mesmo a trama sendo bem desenvolvida!!
    Parece ser um livro bem interessante e fiquei curiosa para ler!!

  • Douglas Fernandes disse:

    Eu gosto muito desse estilo de livro, com suspense, gosto pq me prende e fico doido querendo chegar no final e descobrir os misterios…
    Apesar desses pontos negativos fiquei interessado, esse cão amarelo tbm me deixou muito curioso… rsrs

  • Suelen Mendes disse:

    Livros de suspense pra mim tem que ter uma resolução da trama sem me deixar pensando em pontas soltas e coisas do tipo,sou bem crítica quanto a esse gênero.Porque as vezes o autor simplesmente joga coisas na hora de resolver que não tem cabimento nenhum,e deixa pontas soltas demais,coisa que me aborrece bastante.
    Acho que esse livro não vai conseguir me satisfazer com o gênero então é melhor eu passar.
    Bjus

  • Nathalia Simião disse:

    Sempre vi livros desse cara mas nunca li nenhum, nem senti vontade. parece até ser interessante essa história, ainda mais por colocar uma coisa nada a ver como um cachorro como testemunha dos crimes, mas mesmo assim não me interessou.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem