Resenha : O casamento

Fiquei um pouco receoso ao começar este livro, por se tratar de Nicholas Sparks. Já havia lido Um Homem de Sorte e Querido John e nenhum dos dois me impressionou, mas como o Dia dos Namorados estava aí e o romance estava no ar, pensei, porque não?

O casamento é um daqueles livros que vem devagar, sem muita pompa, mas que impressiona e cativa muito. Posso dizer com carinho que este foi um dos melhores livros que li este ano, e o melhor romance até agora. São tantas coisas boas que fica até difícil fazer uma resenha.

“Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse. Em O Casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados. ” (Fonte: Skoob)

Quando o último filho de Wilson e Jane sai de casa, instaura-se a rotina e a distância entre o casal, e Wilson se pergunta se sua esposa ainda o ama. Após um aniversário de casamento esquecido, ele percebe dia após dia como ambos se tornaram estranhos e o relacionamento está por um fio.

Para dar a volta por cima no relacionamento, Wilson tentará reconquistar sua esposa. Juntamente com o avô de Jane (Noah de Diário de Uma Paixão), seus filhos e uma profunda mudança pessoal.

Só o fato deste livro se tratar de um casal já casado e não em evolução ganhou muitos pontos comigo. O fato de não se tratar de um romance adolescente ou mesmo um romance “garoto conhece garota” que existem aos montes é um tremendo alívio. Personagens maduros e conflitos reais só deixam esse livro ainda melhor. Como também sou casado, houve uma identificação muito boa com o livro, pois ele passa situações e temores que são comuns a qualquer homem em um casamento.

Os fãs de Diário de Uma Paixão não podem esperar muito de Noah neste livro. A vida afetiva dos pais é a referência romântica de Jane e, por bem ou por mal, Wilson terá de competir com isso, porém ele toma a atitude inteligente de não competir com as memórias de Jane e sim utilizar seu pai como exemplo e conselheiro. Há algumas cenas bonitas de Noah com um pato que ele acredita ser a reencarnação de Allie, porém não é nada que roube a cena, servindo para nos lembrar de que Noah continua com Allie em seu coração.

A partir dessa mudança de atitude do Wilson, temos um dos melhores pontos do livro, que é a sua evolução. Impossível não se emocionar com sua trajetória e como ele finalmente reconquista Jane. Passamos pela fase acomodada, na qual Wilson não faz e não sabe o que fazer para ser romântico, a fase lutadora, na qual faz de tudo para reconquistar Jane, porém sem sucesso, até a fase natural, na qual ele finalmente entra em contato com o seu eu romântico e o utiliza tanto para que ele se sinta bem quanto para que seu relacionamento se torne melhor.

E o casamento? Bom eu diria que esse é o segundo tema central do livro, a filha de Wilson irá se casar e o mesmo deseja dar a ela o casamento que nunca pode providenciar para sua esposa. E novamente temos um show do personagem que passa de pai ausente a um verdadeiro homem: presente e com palavra.

Claro que falando assim parece que o livro e seus personagens são perfeitos. Talvez esse seja seu único defeito, apesar de sermos apresentados a um Wilson defeituoso e acompanharmos sua redenção, o personagem se torna bom demais até. Seria bom ainda ter visto algumas falhas de caráter, afinal no mundo real, muito dificilmente as pessoas mudam, que dirá uma evolução tamanha em tão pouco tempo.

Se você procura ler Sparks e tem medo, recomendo que leia pelo menos O Casamento (e o Diário de Uma Paixão também afinal os dois estão “casadinhos”).

Ficha Técnica

Título: O Casamento
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 223
Onde comprar: Amazon /Livraria Cultura
Avaliação:

Essa postagem está participando do Top Comentarista de Julho. Por favor, preencha o formulário abaixo após postar seu comentário. Basta clicar na imagem para abri-lo em nova página!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Douglas Fernandes disse:

    Comprei esse livro recentemente… mas pela minha irmã que é doida com os livros do Nicholas, ela adora demais, eu tenho uns 10 livros dele aqui, mas até hoje li só 1.. =/
    concordo com vc, o livro que li foi Um homem de sorte e nao me impressionou tbm, legal é… mas eu esperava mais, muita gente fala pra eu ler A ultima musica, eu tenho esse livro aqui, mas tenho preguiça de ler, minha irmã adora O melhor de mim, ela ja leu acho que 3 vezes, ela diz que é o melhor, eu quero muito ler esses dois, O melhor de mim e A ultima musica, esse O casamento é um que eu nao tenho vontade de ler por enquanto.

  • Melissa de Sá disse:

    Minha mãe leu esse livro e gostou bastante. Ela me indicou justamente por ser um livro que fala de ansiedades do casamento. Como pessoa casada (olha que coisa séria hahahahaha), sinto falta de histórias que falem sobre o assunto. Queria muito ler um livro sobre um casal jovem casado. Acho que falta no mercado.

  • Fabiana Strehlow disse:

    Oi, Felipe!
    Sempre tive receio em ler Nicholas Sparks, até ler O Guardião.
    Amei!!!
    Mas, O Casamento ainda não li. E, apesar da “perfeição”, talvez eu até leia!!
    Abraços!

  • Felipe disse:

    Douglas: é o Casamento é uma pegada mesmo pra quem já está casado :P, não tem jeito, mas qdo puder leia sim, vale a pena.
    Mel: Com certeza está em falta.. principalmente livros cabeça sobre o assunto.
    Fabiana: não li o Guardião ainda, mas vou deixar na fila quando quiser ler um novo do Sparks.

  • Michele Lopez disse:

    Sou meio suspeita para falar dos livros do Nicholas Sparks, pois sou fã do seu trabalho.
    Ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade. Estou só esperando acabar com o atraso das minhas leituras para encaixá-lo.
    Mas já li O diário de uma paixão e não sabia que O casamento era meio que uma continuação e isso me deixou mais curiosa ainda para lê-lo.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem