Resenha: O Castelo Animado

Recentemente eu falei da autora Diana Wynne Jones e suas obras e hoje eu quero falar sobre o livro que me fez descobrir essa autora e me encantou muito.

Sinopse: A jovem Sophie é surpreendida pela perversa Bruxa das Terras Desoladas enquanto trabalha, entediada, na chapelaria da família. Por motivos que ela desconhece, a Bruxa, a transforma numa velha de 90 anos, e Sophie não vê outra saída senão fugir para evitar a dor de não ser reconhecida por suas irmãs. Vagando sem rumo, a “jovem senhora” acaba na porta dos fundos do castelo do terrível Mago Howl, conhecido por devorar o coração das moças do povoado. (Fonte)

Sophie Hatter é a irmã mais velha de três irmãs e não vê perspectiva para seu futuro (ela acredita que os filhos mais velhos são destinados ao fracasso), por isso, resignada, ela cuida do destino de suas duas irmãs mais novas, a linda Lettie e a esperta Martha. Quando seu pai morre, sua madrasta Fanny encaminha as duas garotas mais novas para tutores, para que aprendam uma profissão, enquanto Sophie permaneceria como sua assistente na chapelaria.

A vida de Sophie começava a ficar tediosa e ela se sentia explorada em seu serviço. Até que um dia, a Bruxa das Terras Desoladas aparece e lança uma maldição em Sophie que a transforma em uma velha de 90 anos. A maldição também impede que Sophie fale sobre ela e então ela decide sair de casa sem destino.

Primeiramente ela acaba encontrando um Espantalho, pensando que era uma bengala. Ele tinha a cabeça de nabo e Sophie teve simpatia por ele. Mas ela acaba muito assustada quando percebe que ele está vivo e atrás dela. Procurando um lugar para passar a noite, o Espantalho indica o castelo do mago Howl, um castelo animado, que se move sempre de um ponto a outro da cidade durante o dia e outras peculiaridades, como uma porta mágica que possui uma roleta acima dela de várias cores. Dependendo da cor que ela aponta, a porta abre-se para um lugar diferente.

Sophie entrou no castelo, apesar da fama de devorador de corações de Howl, porque achava que ele não devoraria o coração de uma velha – ele preferia corações de jovens bonitas. Lá ela encontra o demônio dr fogo Calcifer e faz uma barganha com ele: ela ajuda a quebrar a maldição que o prende a Howl e ele a ajuda a quebrar sua maldição. A princípio, Sophie hesita em aceitar, mas quando Calcifer diz que está sendo explorado, ela fica indignada, uma vez que ela própria já se sentiu assim na chapelaria, e aceita.

A partir daí, a vida de Sophie será tudo, menos tediosa. Ela conhece Michael, o aprendiz de Howl apaixonado por Martha (que ele pensa se chamar Lettie, mas se quiser entender… leia!), além do próprio Howl, que nada mais é que um galanteador (ora, se ela não o encontrou a caminho da padaria do Cesari, tentando paquerá-la!), um mago bem convencido (mas convenhamos, ele é bom mesmo em magia) e vaidoso. Ele está sendo perseguido pela Bruxa das Terras Desoladas, responsável pelo desaparecimento do Príncipe Justin e o Mago Suliman, e que também está ameaçando o rei de Ingary e sua filha Valéria.

Sendo uma história que eu gostei muito, fica mais difícil ainda falar sobre ela. Eu conheci depois de assistir o filme do diretor Hayao Miyazaki, em 2006, se não me engano. Não encontrei a obra em português naquela época, mas uma amiga encontrou em inglês e consegui lê-lo. Algum tempo depois, encontrei em português e reli.

Howl e Sophie são personagens marcantes: Sophie é a Sra Bisbilhoteira, briguenta e teimosa; Howl é apaixonante, atrevido, metido e vaidoso! Mas sim, ele é muito talentoso com magia e tem (ou não?) um bom coração.

A leitura é mais que recomendada!

Para aqueles que quiserem assistir ao filme, não esperem uma adaptação fiel. A história é linda do mesmo jeito, mas é bem diferente do livro, a personalidade do Howl do livro é muito distinta da que é apresentada no filme. Mas o divertimento é o mesmo.

Trailer do filme O castelo animado

Ficha técnica:
Nome: O Castelo Animado
Nome original: Howl’s moving castle
Autor: Diana Wynne Jones
Páginas: 318
Editora: Record
Onde comprar: Livraria Cultura
Minha avaliação:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


  • Lica disse:

    Um dos desenhos mais belos que já vi, é a adaptação deste livro!!!

    Não acho ele pra vender de jeito maneira!!!!!!!!!!!!

  • Carolina disse:

    Boa tarde!! Eu ainda não vi a obra cinematográfica, mas adorei a sua resenha. A personagem principal parece que não gosta de levar desaforos pra casa, e é a defensora dos que se encontram sendo injustiçados. O livro deve ser o máximo, com muitas aventuras e confusão. Adorei a indicação. Beijos

  • Poly disse:

    Ainda não vi o filme, mas fiquei morrendo de vontade de ver depois da sua resenha. Parece ser uma história linda *_*
    Bjuxxxxx

  • Melissa disse:

    Eu amo esse filme e sou doida pra ler o lirvro. É uma das leituras que eu mais quero fazer! 🙂

  • Lany disse:

    Ainda não assisti o filme! Mas sabendo que é diferente, quero ler o livro primeiro!
    Sera que eu acho em e-book em ingles? Vou dar uma procurada e colocar na minha listinha de proximas compras!

  • Lucy disse:

    Ah, o livro é muito legal! Howl é mais cínico! rsrs No filme ele tem mais tendências românticas! hehehe Lica, o desenho é mais difícil mesmo de encontrar, talvez você consiga na saraiva ou livraria cultura. =D

    Carol, a Sophie não leva mesmo desaforo pra casa! E faz de tudo para defender quem ela pensa que está sendo injustiçado, inclusive o próprio Howl às vezes hahaha Vale a pena ler e assistir!

    Poly, a história é maravilhosa. garanto que você vai gostar! 😉

    Mel, vale a pena a leitura!

    Lany, acredito que vc consiga em inglês sim! (aliás, eu tinha ele em inglês em PDF o.o’) Se eu ainda tiver o arquivo, eu te mando! \o/

  • Top Ten Tuesday: Dez livros que recomendaria como boa leitura na praia « Por Essas Páginas disse:

    […] ) O castelo animado, Diana Wynne Jones: Como eu falei na resenha, Howl é uma personagem tão cativante que ao final do livro você terá se apaixonado perdidamente […]

  • Queridinho do mês: Howl Pendragon « Por Essas Páginas disse:

    […] um devorador de corações, é uma das personagens principais do livro O castelo animado que fiz resenha há pouco tempo, da autora Diana Wynne […]

  • Vania disse:

    Eu vi o filme e amei!! Lembro de você sempre comentando sobre esse livro e esses dias encontrei o ebook em promoção e comprei! Assim que achar tempo pra ler e terminar, te conto o que achei!

  • Lucy disse:

    SIIIIIMMM! *__*
    Esse livro é muito fofo, leia mesmo! Fiquei chateada que a versão brasileira cortou uma parte do livro, que fazia menção à uma ameaça feita a uma menininha (mas coisas de revisão, suponho – lembrando muito de Harry Potter nessa hora). Mas tenho certeza que você vai gostar!
    Bjos

  • Top Ten Tuesday: Dez Livros para Entrar no Espírito do Halloween « Por Essas Páginas disse:

    […] 2. O Castelo Animado, Diana Wynne Jones: Essa história é mais infantil, mas tem vários elementos sobrenaturais ou de magia, então acho super válido se aventurar por ele, principalmente se quiserem algo bem mais leve para o Halloween. Resenha […]

  • Top Ten Tuesday: Dez livros legais que não tiveram destaque « Por Essas Páginas disse:

    […] O Castelo Animado, Diana Wynne Jones: Esse livro quase não vem para o Brasil. Eu o conheci pelo anime de mesmo nome, produzido pelo estúdio Ghibli. Uma fofura! O livro segue uma história um pouco mais série, mas não deixa de ter seu encanto. Só depois de uns dois anos do filme é que esse livro veio para cá e não lembro de ter visto divulgação dele. Resenha. […]

  • Resenha: Enraizados « Por Essas Páginas disse:

    […] que podia, de alguma forma, ser melhor. A história parece uma mistura entre Senhor dos Anéis e O Castelo Animado (sério, eu imaginava Agnieszka como a protagonista, Sophie, e o Dragão como o mago Howl em uma […]

  • ingrid disse:

    Eu estava louca para comprar, mas não encontrava em lugar algum.
    Entrei em contato com a Editora Record e me venderam o livro diretamente e enviaram pelo correios.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem