Resenha: O labirinto de fogo

Ficha Técnica:

Nome: O Labirinto de Fogo

Autor: Rick Riordan

Tradução: Regiane Winarski

Páginas: 368

Editora: Intrínseca

Compre aqui

 Sinopse:  No terceiro livro da série, o deus Apolo vai ser posto à prova ao enfrentar uma perigosa armadilha. Apolo, o deus mais glorioso e belo que já existiu, causou a ira de Zeus e foi expulso do Olimpo. Ele foi parar na terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em Nova York. Agora, ele é Lester Papadopoulos, um mortal desajeitado e sem poderes divinos. Para reconquistar seu lugar ao lado do todo-poderoso, Apolo terá que libertar cinco oráculos desaparecidos. Com a ajuda de alguns amigos semideuses, como Percy Jackson, Leo Valdez e a desbocada Meg McCaffrey, Apolo conseguiu sobreviver às duas primeiras provações de sua temporada terrena. Agora, ele vai ter que enfrentar mais um componente do triunvirato do mal formado por antigos imperadores romanos e deve descer até o Labirinto de Dédalo para impedir que o terceiro imperador destrua o próximo oráculo da lista.

E estamos aqui para mais uma resenha de um dos livros da série “As provações de Apolo”. Lembrando que essa resenha pode conter spoilers dos livros anteriores (eu só coloquei os mesmos presentes da sinopse, que não são muitos). Leia por sua conta e risco!

Vamos começar relembrando o enredo da série em 1 minuto: Apolo foi punido por Zeus e caiu na Terra como um mortal sem nenhum dos seus poderes divinos. A sua missão é libertar cinco oráculos desaparecidos e neste livro, obviamente, com a ajuda de uma profecia ele tenta continuar essa tarefa. Dessa vez ele vai ter que descer até o Labirinto de Dédalo (sim, aquele já conhecido labirinto) para poder salvar o próximo oráculo e tentar impedir que um imperador – talvez até mesmo o mais perigoso deles todos – chegue ao poder.

É MUITO difícil fazer essa resenha sem dar spoilers porque eu queria comentar sobre uma cena que eu não estou acreditando que aconteceu até agora. Eu acho que até em algumas resenhas eu comentei sobre como o Rick Riordan às vezes parece que tem medo de tomar certas atitudes drásticas. Nesse livro não aconteceu isso, inclusive os personagens sofrem. E MUITO. Talvez esse seja um dos livros em que o leitor mais consiga se conectar com a parte humana dos personagens. Não é só “Personagem X enfrenta monstro Y no lugar Z e descobre mais uma parte do quebra-cabeças”. Tem todo um sofrimento físico e psicológico que fazem com que a história se torne ainda mais real. Uma parte disso até já foi desenvolvida no final do livro anterior, mas em O Labirinto de Fogo isso está bem mais presente. E então A COISA aconteceu. Se você leu o livro, você provavelmente sabe do que eu estou falando. Eu gostei porque isso levou a um desenvolvimento sensacional de dois outros personagens, mas eu ainda não acredito que o Rick teve coragem de fazer isso. Analisando o final, eu acho que isso NÃO fica assim, mas pode ser o meu pensamento otimista e a minha vontade de que o que o Rick Riordan disse sobre o Percy não se limite só ao Percy. Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos.

Eu ADOREI o imperador desse livro (que não vou dizer o nome por causa de spoilers) mas eu acho que ele o perfeito vilão contrastando com Apolo. Quero dizer, contrastando só no sentido de que ele é do time do mal, porque ele é na verdade muito parecido com Apolo. O plano dele, que é enredo central desse livro, faz muito sentido e todo o desenvolvimento foi muito bem pensado. Com o bom humor característico de Apolo, não tem como não rir em vários momentos – principalmente na descrição desse imperador.

É claro que todas as características comuns aos livros do Rick Riordan estão presentes : muitos monstros, aventuras e perigos. Alguns personagens antigos aparecem (como nos outros livros), mas algo que eu gostei muito em O Labirinto de Fogo é que não tem quinhentos personagens. Se você tem muitos personagens para lidar, você acaba não conseguindo desenvolvê-los adequadamente – não sem precisar de um livro enorme.  A leitura foi muito mais fluida por causa disso e o leitor consegue se aproximar muito mais dos personagens.

Enfim, O Labirinto de Fogo é um dos meus livros preferidos dessa série e deixou um gancho muito interessante para o próximo livro. Espero que o Rick Riordan continue com o desenvolvimento dos personagens durante o restante da série, porque assim ela com certeza vai fechar com chave de ouro.

Este livro foi gentilmente cedido pela editora Intrínseca para resenha.

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  


  • Carolina Durães de Castro disse:

    Oi Lany, tudo bem com você?
    Esse livro é minha leitura do momento e estou amando. Concordo que o Imperador é o vilão perfeito para o Apolo.
    Bjkas

  • Aline M. Oliveira disse:

    Oi Lany! Não li nenhum livro dessa série ainda, mas li PJ e adoro a escrita do Rick! Muita gente diz que já cansou isso dele usar muita mitologia em todos os livros, e que as séries já saturaram, mas eu particularmente gosto. Que bom que você não conseguiu ( ou se segurou >.< ) pra não dar spoiler, porque eu quero muito ler os livros! Bom ver tua empolgação! Obrigada pela resenha!

    Bjoxx

  • Evandro disse:

    Eu ainda não li nada da série, mas estou com bastante expectativa. Esse universo é fascinante e o enredo parece bem dinâmico e bem construído. Já fiquei curioso com o Imperador.

  • Luna disse:

    Olá!

    Como não conheço a série estou aqui boiando!kkkkkk… Eu tendo um livro desse autor, que ganhei anos atrás e até hoje não criei coragem de ler.rsrs Talvez porque sempre fui uma apaixonada por mitologia grega e o universo criado pelo autor me faça ter ressalvas, medo de ele fazer besteira. Além disso, fantasia não é meu gênero preferido (longe disso.rs).

    O livro que tenho é O Ladrão de Raios. Percy Jackson está em todos os livros do autor?rs

  • Jessica Christina disse:

    Oie!
    Adorei a idéia do livro, sempre vejo as capas dessa saga por aí mas nunca me arrisquei a leitura! Fiquei curiosa pra saber mais sobre esses personagens, apesar de ouvir várias críticas ao livro Percy Jackson do mesmo autor!

  • Ivi Campos disse:

    Eu só li um livor do autor, o primeiro da serie do Percy Jackson e confesso que todo este universo fantástico não pé pra mim. Mas conheço muitos amigos que adoram e acho que seria uma dica excelente de presente.
    beijos

  • Marijleite disse:

    Eu estou doida pra ler os livros desse autor! Acho que até sei mais ou menos o que é esse acontecimento do livro. Bom saber que ele tem um ar um pouco diferente dos anteriores.

  • Bruna Costabeber disse:

    Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia essa outra série do Rick, mas sei o que você quer dizer sobre querer falar mais e não poder por ser spoiler. Eu me senti assim com relação aos outros livros do autor.
    Fiquei intrigada para conhecer esse Imperador que você disse. Claro, vou anotar a dica.
    Beijos

  • Carla disse:

    Oie!
    Ainda não iniciei a leitura dessa série, pois ainda não terminaram a publicação. É que eu não gosto muito de esperar entre uma publicação e outra, porque sempre acabo esquecendo algum dos detalhes.
    mas estou bem curiosa para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

  • Barbara disse:

    Oi.
    Ainda não li nada do autor, apesar de ter o box com a série do percy jackson completa aqui em casa. É exatamente o gênero que gosto e sei que vou amar e não vou mais conseguir parar depois que começar a ler e vou procurar outras obras do autor, por isso estou deixando para ler quando estiver de férias.
    Adorei a resenha e adorei saber que o autor evoluiu e mudou algumas coisas de uma série para a outra.
    Beijos.

  • Thayenne disse:

    Olá,

    Gosto muito do Rick Riordian! Comecei a ler os livros do autor ainda na adolescência, mas é como se a paixão pelas histórias dele não houvesse mudado, faz um tempo que não leio nada dele. Contudo, estou bem curiosa para ler essa série, gosto muito das histórias do Apolo e tenho certeza que irei gostar dessa série. Gostei de saber que não tem muitos personagens, pois é mais fácil, como você mesma escreveu, se identificar com eles.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

  • Bruna Eduarda disse:

    Olá! Tudo bom?

    Já ouvi falar muito dessa série, mas confesso que nunca li nada do Rick Riordan e não sei se irei ler. O gênero dele não é o tipo que me prende na leitura, infelizmente. Pena que não pode dar spoiler, eu adoro sempre haha Fiquei bem curiosa sobre tal cena. Fico feliz que gostou e que se tornou um dos seus preferidos da série. Adorei a resenha ♥

    beijos

  • Delmara Silva disse:

    Olá,
    eu nunca tive muito interesse por essa série, e acho que com o passar do tempo as chances deu ler esses livros se torna mais remota. Mesmo assim fico contente com os inúmeros leitores que são arrebatados por esta história, quem sabe um dia ainda tenha a oportunidade e o interesse de ler algo do autor que é sempre tão elogiado.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

  • Delmara Silva disse:

    Olá!
    Eu nunca tive muito interesse em ler essa série, e a essa altura do campeonato acho improvável que vá querer lê-la em algum momento, mesmo assim fico feliz em perceber o quanto esses livros tem cativado os leitores. Espero um dia ter a oportunidade e o desejo de ler algo do autor, que é sempre tão elogiado por todos.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

  • Pamela disse:

    Olá, tudo bem?

    Se tem um autor que eu não consigo ler absolutamente nada é o Rick… Sério. Já tentei ler, assistir os filmes, não vai.. Nada desce, acho que nem a lista do mercado dele eu pegaria, hahaha. Mas vou indicar a alguns alunos que gostam de livros na mesma pegada, rs.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

  • Camila de Moraes disse:

    Olá!
    Fiquei bem perdida com sua resenha principalmente ppr se tratar do terceiro livro de uma série e você não quis avançar muito nos detalhes, o que é completamente compreensível. Ainda não conheço a escrita do Riordan mas por ter essa mistura com aventuras e personagens marcantes é um ponto a favor, mesmo o gênero não sendo o meu preferido.
    Beijos!

  • Cabine de Leitura disse:

    Apesar de já ter visto alguns livros da série eu não conhecia a premissa de nenhum dos livros. Pr4a começar fiquei curiosa com a cena que você não acreditou que aconteceu e depois eu fiquei morrendo de vontade de conhecer o vilão desse livro e seu plano maligno. Então vou anotar sua recomendação e procurar ler o primeiro livro.

  • Juliana Borges de Lima disse:

    Olá, tudo bem?

    Já li alguns livros do autor e amo a escrita dele, é totalmente viciante, inclusive, um dos meus livros preferidos é obra dele.
    Estava com dúvida se deveria ou não começar a ler essa série mas graças a sua resenha já tenho a resposta (que é sim, haha!)
    Gosto muito da forma como o Rick aborda assuntos de mitologia e como ficamos envolvidos em suas histórias.

    Beijos!

    http://www.resenhasetudomaisbr.blogspot.com

  • Fran Ferreira disse:

    Olá Lany.
    Minha vizinha ama os livros do Rick, ela já está planejando ler essa serie. Achei q so seriam 3 livros qndo vi a muito tempo atras, oh doce ilusão, depois de ter 2 series com 5 livros, a pessoa acreditou q essa poderia ser menor kkkk. Tenho muita vontade de ler os livros dele, mas acabo enrolando kkkkk alias, devo começar pela sequencia ou teria outra ordem???? Como não conheço os livros só o primeiro filme, fico bem perdida nos nomes, os unicos q nao me esqueço é hades, Posseidon, Zeus, e Percy, estou totalmente desconectada com a historia e por isso nao sai o q dizer, mas como nao conheço a historia, se tivesse dado spoleirs nao saberia kkkk

    Bjsss

  • david disse:

    finalmente,o [SPOILER] morreu. ja tava na hora!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem