Resenha: O Livro das Listas

Além de artista compulsivo, dotado de uma criatividade sem limites, Renato Russo era também um ávido consumidor de toda forma de arte. Durante sua vida breve e produtiva, entre um palco e outro, estúdios e turnês, o líder da Legião Urbana usou todo seu tempo livre para descobrir novas obras e revisitar as que amava. Discos, livros, filmes, artistas e referências variadas eram rapidamente integradas ao vasto repertório de Renato, que organizava seu pensamento criativo por meio de listas, muitas listas. Feito a partir das anotações do artista, até hoje inéditas ao público, este livro apresenta um panorama de suas grandes influências acompanhadas de informações acerca dos artistas e obras mencionadas. Reveladoras dos temas de interesse que podem ter influenciado as composições de Renato, as listas não apenas serviam para classificar o que ele já conhecia e para indicar o que ele ainda pretendia ler, ouvir, assistir e viver, como também são uma forma de conhecer o processo criativo de um dos grandes nomes da cultura popular brasileira. (Fonte)

Renato Manfredini Júnior, Renato Russo, líder da banda Legião Urbana. Cantor e compositor. Influenciador de toda uma geração. Autor de músicas que marcaram a vida de muita gente e que são conhecidas até hoje. Sucesso naquelas reuniões entre amigos, em volta da fogueira, com um violão. Quem não conhece: “Quero colo, vou fugir de casa! / Posso dormir aqui, com vocês?” ou então: “Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?”. E Faroeste Caboclo, que virou até filme!

Então, este livro das listas é uma compilação, apresentada em forma de caderno pautado, das listas feitas por Renato Russo sobre coisas que gostava, lista de preferidos, lista do que ainda desejava ler, lista de artistas que o influenciaram, abrangendo as décadas de 1970, 1980 e 1990. Mas não é só isso. O livro traz pequenos textos e fotos de vários destes artistas, como The Beach Boys, Rolling Stones, The Smiths, entre outros.

Para quem é fã de Renato Russo desde a adolescência, como eu, é muito emocionante e tocante ver todas estas listas e anotações, muitas com a própria letra dele, das coisas que mexiam com ele, que faziam dele o grande poeta que foi. Ele colocava suas alegrias, tristezas e revoltas em suas letras, que são super ricas em histórias e entrelinhas.

Para quem já conhece o trabalho de Russo e da Legião Urbana é uma forma de reviver um pouco e conhecer melhor este artista. Para quem não conhece é uma forma de entrar na cabeça de um poeta incrível e conhecer um pouquinho do seu processo criativo.

Acho legal as opções que o leitor tem para ler este livro. Como é uma obra de não ficção em forma de listas e pequenos textos, pode ser lida aos poucos ou de uma vez só, se você não aguentar.

É uma boa pedida para aquele momento de ressaca literária ou até mesmo para ler junto com algum outro livro, para aqueles que leem 2, 3 ou mais livros ao mesmo tempo. rsrs

Indicado! Recomendado!

Este livro foi gentilmente cedido pela editora para resenha.

Ficha técnica:

Nome: O Livro das Listas
Autor: Renato Russo (Organizado por Sofia Mariutti e Tarso de Melo)
Páginas:  220
Editora: Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria Cultura / Amazon
Minha avaliação:
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


  • rudynalva disse:

    Drika!
    Como adoro o Renato Russo e tenho mania de listas também, desde o lançamento, fiquei bem curiosa para ver quais seriam as listas que ele tinha e simplesmente adorei ver sua resenha e saber sobre as listas e organização dele. Deve estar um primor o livro.
    Adorei a lista de livros.
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Chega de velhas desculpas e velhas atitudes! Que o ano novo traga vida nova, como o rio que sai lavando e levando tudo por onde passa.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

  • Helyssa disse:

    Oi, aodrei a ideia de poder presentar alguém com esse livro. A oeasnao precisa gostar de ler, apenas ser fã do Renato. Com certeza deixei anotado.
    Bjs

  • Bruna disse:

    Não sabia da existencia desse livro, sou muito informada kkkk da ate gosto kkkk, mas achei a ideia bem maneira. Gostei e vou procurar pra ver em alguma livraria por aqui perto :)

  • Suzzy Chiu disse:

    Heiii, tudo bem?
    Ainda nao conhecia o livro e achei a proposta bem bacana, ainda mais se for algum fã.
    Eu fiquei curiosa pra ver como é por dentro, acho que seria uma otima opçao de presente para quem gosta do artista.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

  • Wellida Danielle Santos disse:

    Olá, tudo bom?

    Eu tinha visto esse livro, mas nem procurei saber mais sobre ele. Me arrependo, pois como gosto bastante do seu trabalho, deve realmente ser emocionante e tocante ver suas anotações e ler suas listas (com a sua própria letra!). É uma maneira de conhecermos e entendermos um pouco mais esse grandioso artista e entrarmos em seu processo criativo. Como você sugeriu, vou optar por ler aos poucos, sabe? Assim dura mais e eu fico na presença dele por mais tempo ;)

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

  • Gaby Marques disse:

    Oláaa, tudo bem? Gostei da resenha e saber que gostou da leitura. Sou muito fã do Renato, mas estava bem em dúvida sobre ler ou não esse livro… Agora estou bem mais inclinada a fazê-lo :D
    Beijos!

  • Cabine de Leitura disse:

    Sem dúvida é um bom livro para os fãs, ou para curiosos de plantão, como é meu caso. Realmente seria uma boa pedida para conciliar com outra leitura ou curar ressaca. Dica anotada.

    Beijos

  • Cris disse:

    Oi tudo bem?
    Renato Russo para mim foi um gênio e suas músicas são inesquecíveis, sou fã dele, parabéns pela sua resenha, ainda não tinha lido o livro, mas estou bem curiosa agora. Anotado aqui e obrigado, bjs!

  • Dayhara Ribeiro Martins disse:

    Ah, eu acho essa edição tão linda! Tenho muito interesse em ler, não sabia que tinha algumas coisas com a letra dele, acho isso sensacional, dá uma sensação de intimidade.

  • Rafaella Viegas disse:

    Oii tudo bem??

    Nossa que legal, não imaginava que o livro se tratava disso, quando vejo o livro disso, daquilo, penso logo em livros interativos. E juto que achei q era interativo também. Adorei conhecer um pouco mais.
    Bjus Rafa

  • Grazielli disse:

    Oie amore,

    Não conhecia o livro, mais ele parece ser bem peculiar e gostoso de ler.
    Legião é Legião né rs!
    Curiosa pra ler, dica anotada por aqui!

    Beijokas!!!
    http://www.facesdeumacapa.com.br

  • Anelise Besson de Almeida disse:

    Olá!

    Infelizmente não gosto de Legião nem do Renato Russo, acho muito superestimado. Mas eu tenho certeza que para os fãs, deve ser um livro muito tocante e emocionante. Tenho um amigo que AMA, vou indicar para ele :)

    beijos!

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO




Mensagem